Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Prematuro de 1000g, 28 semanas de idade gestacional, nascido de parto cesárea, estável hemodinamicamente, em CPAP nasal com FiO2 de 0,21, recebe balanço hídrico de 110ml/Kg/dia, com glicose (4mg/Kg/minuto) e cálcio (2ml/Kg/dia) no primeiro dia de vida. Os exames laboratoriais mostram: Na 127mEq/L; K 5,8mEq/L e Ca 8,2mg/dl. Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada frente a esses exames:
A ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) em pacientes pediátricos, são um dos efeitos adversos mais comuns após procedimento anestésicocirúrgico, sendo importante para o anestesiologista saber identificar quais os fatores de risco que podem estar associados ao NVPO nesses pacientes. Dentre os fatores de risco de NVPO em crianças estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Crianças menores de 3 (três) anos.
II. Cirurgia de estrabismo.
III. História prévia de NVPO dos pais ou familiares de 1º grau.
IV. Duração da cirurgia maior que 30 minutos.
V. Cirurgia de tonsilectomia ou de adenoidectomia.
Estão corretas:
Quanto aos conceitos básicos sobre imunizações, assinale a alternativa correta.
Medicina - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Dentre os tumores epiteliais malignos do esôfago, assinale a alternativa que apresenta o que está mais associado ao Esôfago de Barret como fator de risco:
Considerando o 3 º Consenso Brasileiro de Helicobacter pylori, no que diz respeito à dispepsia funcional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Erradicação do H. pylori é indicado para pacientes com dispepsia funcional.
II. Metanálise sobre de estudos controlados e randomizados sobre o papel da erradicação do H. pylori nos sintomas dispépticos, mostrou ganho terapêutico de 6% para 14%, sugerindo que a erradicação das bactérias pode ser útil em pacientes com dispepsia funcional.
III. A erradicação do H. pylori não é a primeira alternativa terapêutica na dispepsia funcional
Estão corretas as afirmativas:
Para manter um prematuro de idade gestacional inferior a 34 semanas e de baixo peso em situação de normotermia na sala de parto, as novas diretrizes da reanimação neonatal, 2016, recomendam:
Assinale a alternativa correta. No bloqueio do plexo braquial em pacientes pediátricos, a abordagem utilizada mais comumente pela simplicidade da técnica e baixo risco de complicações é através da via:
Sobre a tirosinemia, assinale a alternativa correta:
Medicina - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Assinale a alternativa correta. A biópsia esofágica é um exame a ser realizado sempre que houver suspeita de esofagite eosinofílica (EE), como em pacientes que apresentam disfagia ou impactação alimentar de causa obscura. Uma vez realizada biópsia, deve-se solicitar contagem de eosinófilos intraepiteliais em campo de grande aumento (CGA), sendo que o diagnóstico é confirmado quando houver a presença:
Assinale a alternativa correta: Na ausência de sintomas e sinais de alarme (perda de peso, anemia, sangramento, disfagia, massas visceral ou abdominal, etc.) a endoscopia digestiva em pacientes com queixas dispépticas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...