Lista completa de Questões de Medicina da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os linfócitos B ativados darão origem aos plasmócitos. Em relação aos anticorpos produzidos por estes plasmócitos, é CORRETO afirmar que:
na resposta primária, produz-se mais IgG que IgM;
o pico da resposta primária é maior que o da secundária;
a resposta humoral secundária é induzida por antígenos protéicos;
o linfócito T é célula apresentadora de antígeno para o linfócito B;
os anticorpos não maturam sua afinidade.
Criança de 07 anos vai à consulta ginecológica acompanhada pela mãe, por encaminhamento do médico do PSF. Ela informa que notou aparecimento de nódulo na mama esquerda, doloroso, há 30 dias, sem outros comemorativos. Trouxe cartão de vacinação com curva de crescimento acelerada (altura de 1,40cm e peso 42 Kg) Durante o exame físico, percebe-se broto mamário mais desenvolvido à esquerda (Tanner M2), axilas sem pêlos com odor forte, presença de pêlos pubianos (Tanner P2) e introito vaginal com secreção mucosa, clara e abundante. Após 30 dias, retorna com exames: 1. raio X de mãos e punhos (idade óssea de 9,5 anos); 2. ultrassonografia pélvica (mais de 8 folículos ovarianos e útero globoso com relação corpo/colo de 2:1); 3. relação LH/FSH >1.
Diante do diagnóstico de puberdade precoce, escolha a alternativa CORRETA com relação à terapêutica.
Deve-se iniciar imediatamente o uso de análogos de GnRH com o objetivo de bloquear a menarca e evitar o prejuízo na função reprodutora.
O ganho estatural com o uso de análogo de GnRH deve apresentar-se abaixo do esperado, pois a idade óssea é > 9 anos.
A idade do início do tratamento costuma influenciar a estatura final.
A associação do uso de análogos de GnRH com hormônio do crescimento (GH) é desaconselhada.
O acompanhamento do tratamento deve ser feito com avaliações clínicas e dosagens hormonais.
O Lúpus Eritematoso (LE) é doença autoimune do tecido conjuntivo, com amplo espectro de manifestações clínicas. Em relação às lesões cutâneas do LE assinale a alternativa CORRETA.
As lesões cutâneas são sempre específicas.
A forma cutânea Lupus Eritematoso Discóide (LED) ocorre mais em homens em grupo etário mais jovem.
As lesões cutâneas não sofrem influência da radiação ultravioleta.
O comprometimento do couro cabeludo ocasiona áreas de alopecia cicatricial.
A ocorrência familiar no LED é comum.
A respeito da inervação dos membros superiores, assinale a alternativa correta.
O nervo mediano é somente motor.
Os nervos cutâneos lateral e medial são somente sensitivos.
O nervo ulnar tem pouca importância na motricidade da mão.
O nervo radial dá sensibilidade aos 3º, 4º e 5º dedos da mão.
Dificilmente se faz diagnóstico de lesão nervosa da mão.
O limite de dose anual para a exposição ocupacional de trabalhadores é de:
50mSv
110mSv
15mSv
10mSv
120mSv
O tratamento para a tuberculose latente, de acordo com a III Diretrizes para Tuberculose (TB), da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), NÃO está indicado em:
viragem tuberculínica em trabalhadores do sistema prisional, cuidadores de idosos.
independente do TT: indivíduos HIV positivos com história de contato recente (< 5 anos) com TB pulmonar bacilífera ou apresentando imagem radiográfica de sequela de TB pulmonar sem história prévia de tratamento para TB, independente do valor do TT (mesmo com TT < 5mm).
viragem tuberculínica em pessoal de laboratórios de micobactérias e em profissionais da área da saúde.
Rinite caracterizada por piora pela manhã, perene, marcada pela eosinofilia nasal e prick test negativo, podendo estar associada à polipose nasal.
Rinite vasomotora.
Rinite medicamentosa.
Rinite alérgica.
Rinite eosinofílica não alérgica.
Rinite infecciosa.
Sobre epilepsias é INCORRETO afirmar que:
a epilepsia de ausência inicia-se mais comumente entre os 4 e os 12 anos de idade e se caracteriza predominantemente por crises de ausência recorrentes, que se não forem tratadas podem ocorrer até centenas de vezes por dia. A maioria das crianças acometidas é normal do ponto de vista intelectual;
valproato é o tratamento de escolha para epilepsia mioclônica juvenil e controla as convulsões e mioclonias em mais de 80% dos casos;
na síndrome de West as convulsões caracterizam-se por espasmos flexores ou extensores súbitos que envolvem simultaneamente a cabeça, o tronco e os membros e iniciam-se geralmente antes dos seis meses de idade;
a síndrome de Lennox-Gastaut está associada a retardo mental e crises convulsivas que em geral desaparecem após a introdução de vigabatrina;
uma crise epilética é resultante de uma disfunção fisiológica temporária do cérebro causada por uma descarga hiperssincrônica anormal e em geral autolimitada de neurônios corticais. Suas manifestações vão depender da disseminação da descarga elétrica crítica no cérebro.
A ativação e a fase efetora da resposta imune celular são acionadas pelo reconhecimento do antígeno. Em relação a isto, afirma-se CORRETAMENTE que:
A ativação e a fase efetora da resposta imune celular são acionadas pelo reconhecimento do antígeno. Em relação a isto, afirma-se CORRETAMENTE que:
a principal citocina para a proliferação clonal dos linfócitos T nos órgãos linfoides secundários é a interleucina 7;
a diferenciação para linfócitos Th1 ocorre em resposta a helmintos e alérgenos;
a morte mediada pelos linfócitos CD8+ utiliza o macrófago como principal célula efetora;
a via coestimulatória mais bem caracterizada na ativação da célula T é a que envolve as moléculas CD28 e B7.
Mulher de 19 anos informa que nunca menstruou. A mãe a levou ao médico por este motivo. Apresenta estatura de 1,40 cm, pescoço alado, implantação baixa de cabelos no nível do pescoço, tórax em escudo, pernas anormalmente curtas e genitália externa feminina, com intróito vaginal bem caracterizado. Trouxe exames que evidenciam presença de útero e hipogonadismo hipergonadotrófico.
Escolha a alternativa CORRETA para ajudar a elucidar o diagnóstico desta paciente.
A população de oócitos no ovário fetal possibilitou a diferenciação sexual feminina.
A existência de útero e da genitália externa feminina permitem afirmar que não houve falha na fusão dos ductos paramesonéfricos.
O hipogonadismo hipergonadotrófico explica o quadro de amenorreia primária, mas não impede a presença de caracteres sexuais secundários hipodesenvolvidos.
As características físicas e a genitália feminina dispensam a solicitação do cariótipo e a remoção das gônadas.
A presença do hormônio anti-mulleriano impediu o desenvolvimento dos ductos de Wolff permitindo a caracterização das trompas, útero e porção superior da vagina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...