Lista completa de Questões de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à infecção do trato urinário (ITU) no idoso, assinale a afirmativa CORRETA.
Bacteriúria assintomática deve ser tratada com antibióticos em qualquer situação.
As pielonefrites devem ser tratadas por períodos de 5 dias.
O tratamento com estrógeno vaginal em mulheres na menopausa não tem mostrado nenhuma eficácia na prevenção das recorrências das infecções.
As cistites bacterianas, em mulheres e em homens, podem ser tratadas por curto período de 3 dias.
A hidratação e o estímulo às micções frequentes contribuem para o tratamento e prevenção das ITUs.
Antônia, 89 anos, aposentada, apresenta-se com estatura de 154 cm e peso de 66,5 kg. Segundo os pontos de corte do IMC estabelecido para o idoso, qual afirmativa representa o estado nutricional da Sra Antônia?
Com obesidade, já que seu IMC está superior a 25.
Com sobrepeso, já que seu IMC está superior a 25.
Com obesidade, já que seu IMC está superior a 27.
Dentro da normalidade, já que seu IMC está entre 25 e 30.
Com sobrepeso, já que seu IMC está superior a 27.
Uma criança queimou-se no fogão e apresenta bolhas no local da queimadura. Para esse caso, a conduta que deve ser adotada é:
Perfurar as bolhas, debridar o tecido necrótico e lavar cuidadosamente o local com esguichos de soro fisiológico ou água corrente e sabão.
Não perfurar as bolhas e realizar curativo compressivo com pomada à base de corticoide.
Não perfurar as bolhas e lavar cuidadosamente o local com esguichos de soro fisiológico ou água corrente e sabão.
Perfurar as bolhas, lavar cuidadosamente o local com esguichos de soro fisiológico ou água corrente e sabão e fazer curativo não compressível com pomada de sulfodiazina de prata.
Não fazer nada e deixar que as lesões cicatrizem sozinhas.
José, 80 anos, compareceu à consulta médica por apresentar, há 3 horas, lesões eritematosas, pruriginosas de aproximadamente 2 cm com aspecto anêmico central, presente em tronco, membros e face. O idoso nega episódio anterior semelhante. É hipertenso, sem outras comorbidades, sob medicação de Hidroclorotiazida 25 mg e AAS 100 mg há mais de 5 anos. Diante do quadro apresentado, qual o provável diagnóstico?
Rosácea
Urticária aguda.
Angioedema.
Prurigo estrófulo.
Urticária crônica.
Paciente de 1 ano e 3 meses foi trazido ao hospital porque apresentou uma crise convulsiva e, logo após, perdeu a consciência. No exame físico, foi encontrado hematoma em hemitórax esquerdo, hematoma em couro cabeludo em região temporoparietal esquerda, hemorragia retiniana e índice de Glasgow 4. Os pais não souberam responder se o menor havia sofrido algum trauma. A tomografia cerebral computadorizada mostrou áreas extensas de hemorragia intracraniana. Após uma hora do internamento, a criança apresentou uma parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras manuais e medicamentosas de reanimação. Esse caso apresenta evidências de traumatismo craneoencefálico cuja classificação corresponde a:
Moderado para grave.
Moderado.
Leve para moderado.
Grave
Leve.
A presença da família é de suma importância para o acompanhamento e cuidado prestado à pessoa idosa. O médico, com relação à postura da família, deve observar:
I. A autonomia: cada integrante da família tem que ser uma pessoa ímpar, que sente, pensa e age.
II. A forma de expressão dos sentimentos, pois as famílias sempre apresentam seus conflitos de forma clara, verbalmente.
III. A comunicação familiar: a forma com que se dá a comunicação é muitas vezes mais importante do que seu conteúdo.
IV. A capacidade de lidar com perdas e a flexibilidade.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas I, II e IV.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas.
Qual a complicação mais comum do diabete melito tipo 1 em crianças?
Retinopatia.
Nefropatia.
Vasculopatia.
Neuropatia.
Cetoacidose metabólica.
Sr. José, 78 anos, tabagista, 5 maços por ano, apresenta tosse produtiva há 5 dias, com dispneia progressiva e dor torácica, inapetência, febre não aferida há 2 dias. No exame físico, apresentou murmúrio vesicular diminuído em base de hemitórax esquerdo e roncos difusos. Diante do quadro apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
As pessoas provenientes de asilos e/ou de casas de saúde, os que receberam antibióticos por via endovenosa, os que passaram por quimioterapia e/ou tratamento de escaras nos 30 dias anteriores à doença; e/ou os que estejam em tratamento em clínicas de diálise, constituem atualmente um grupo especial que está incluído nas PACs.
O diagnóstico de PAC baseia-se na presença de sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior, e/ou achados focais no exame físico do tórax, e/ou manifestações sistêmicas.
A taxa de mortalidade hospitalar mostra uma tendência decrescente, o que aponta para diversas hipóteses, tais como o envelhecimento da população.
A classificação em padrões radiológicos (lobar, broncopneumônico e intersticial) é patognomônica para a predição do agente causal da PAC.
A hemocultura deve ser reservada para a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) grave e no caso de pacientes internados não respondedores à terapêutica instituída.
Um menino de 9 anos começou a apresentar tosse produtiva com expectoração amarelo-esverdeada, acompanhada de dor torácica inspiratória dependente e dificuldade para respirar. No exame físico, pesava 28 Kg, a temperatura axilar era de 39,8ºC, havia tiragem intercostal e supraesternal importantes, bem como estertores crepitantes em base direita. A radiografia de tórax mostrava uma condensação em base direita. Foi colhido escarro para bacterioscopia e cultura cujos resultados ainda não foram acessados. A etiologia mais provável para essa infecção pulmonar é:
Bacteriana, provavelmente estafilocócica.
Viral, provavelmente influenza.
Fúngica, provavelmente criptocócica.
Parasitológica, provavelmente ascaridíase.
Bacteriana, provavelmente pneumocócica.
Sobre o manejo do atendimento a pessoas com tuberculose, avalie as assertivas a seguir:
I. O tratamento indicado para todos os casos novos de todas as formas de TB pulmonar e extrapulmonar (exceto meningoencefalite), bem como para todos os casos de recidiva e retorno após abandono é isoniazida, pirazinamida, rifampicina e etambutol por dois meses, seguido de quatro meses de administração de rifampicina e isoniazida.
II. A busca ativa, busca passiva e ações educativas devem ser realizadas para o controle da TB.
III. O teste anti-HIV deve ser oferecido a todos os pacientes com TB.
IV. Pacientes com suspeita de TB na radiografia de tórax e sem expectoração espontânea devem ser submetidos à indução de escarro.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I, II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...