Lista completa de Questões de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 69 anos procurou pronto-socorro devido à melena iniciada no dia anterior. Admite uso de diclofenaco sódico há 5 dias, devido à lombalgia. Nega instabilidade hemodinâmica ou hematêmese. O paciente foi submetido à endoscopia digestiva alta, que detectou a presença de uma úlcera de aspecto péptico, em parede anterior de antrogástrico, oval, com cerca de 5 mm, com sangramento em babação. Com relação a esse caso, avalie as assertivas abaixo:
I. Pela classificação de Forrest, essa úlcera péptica deve ser classificada como IIA.
II. Entre as formas de obtenção de hemostasia por via endoscópica, há a eletrocoagulação monopolar, a coagulação com plasma de argônio e a colocação de hemoclipes.
III. Esse paciente deve ser internado e tratado com omeprazol 20 mg de 12/12 horas.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I e II.
Somente as assertivas II e III.
Somente a assertiva I.
Somente a assertiva III.
Somente a assertiva II.
As afirmativas a seguir versam sobre a nutrição enteral. Avalie-as.
I. Para a posição gástrica, a medida da sonda deve ser definida pela distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e deste até o apêndice xifoide (aproximadamente 60 cm).
II. Para a posição jejunal, a medida da sonda deve ser definida pela distância da ponta do nariz ao lóbulo da orelha, deste até o apêndice xifoide (aproximadamente 60 cm) e acrescentados 10 a 15 cm, de acordo com o porte físico do paciente.
III. A principal característica para a seleção de sondas enterais é a sua composição, como o poliuretano ou o silicone, os quais diminuem a irritação local e o risco de broncoaspiração, além de proporcionarem maior conforto ao paciente.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas a afirmativa I.
Todas as afirmativas.
Um recém-nascido com sangue O positivo, 2º filho de uma mulher com sangue O negativo, cujo primeiro filho também possui sangue O positivo, apresenta nas primeiras duas horas de vida icterícia de pele e mucosas 3+/IV. Desse recém-nascido foram coletados os seguintes exames:
Bilirrubina total: 16 mg/dL (valor de referência até 1,8 mg/dL)
Bilirrubina direta: 5 mg/dL (valor de referência até 0,4 mg/dL)
Bilirrubina indireta: 11 mg/dL (valor de referência até 1,4 mg/dL)
Sorologia para lues negativa Sorologia para citomegalovírus negativa
Sorologia para toxoplasmose negativa
Sorologia para rubéola negativa Sorologia para HIV negativa
Com base nesses dados, pode-se afirmar que a causa dessa icterícia é:
Doença hemolítica perinatal por incompatibilidade sanguínea por grupo sanguíneo.
Doença hemolítica perinatal por toxoplasmose congênita.
Doença hemolítica perinatal por incompatibilidade sanguínea por fator Rh.
Doença hemolítica perinatal por citomegalovirose.
Doença hemolítica perinatal por sífilis congênita.
O consumo de suplementos nutricionais de minerais e vitaminas deve ser recomendado com moderação devido a possíveis interações que podem acontecer entre os próprios nutrientes. Entre os fatores extrínsecos que interagem e que afetam a biodisponibilidade dos nutrientes recomendados, pode-se citar:
Idade.
Flora intestinal.
Período de lactação.
Fase de crescimento.
Adsorção pelas fibras alimentares.
Paciente de 88 anos, institucionalizada, realizou tratamento para broncopneumonia há 2 semanas com ceftriaxona associada à azitromicina. Há 4 dias evoluiu com diarreia aquosa, com muco, tenesmo e febre baixa. Realizou-se investigação que acusou colite pseudomembranosa (diarreia causada por Clostridium difficile).
Qual das alternativas abaixo possui os antibióticos recomendados para o tratamento dessa enfermidade?
Imipenem ou ertapenem.
Sulfametoxazol-trimetropim ou ampicilina.
Clindamicina ou ciprofloxacino.
Gentamicina ou levofloxacino.
Metronidazol ou vancomicina.
Em relação à insuficiência cardíaca (IC), assinale a afirmativa CORRETA:
A IC crônica é dividida em quatro classes, de acordo com a intensidade dos sintomas, que são: classe I - ausência de sintomas (dispneia) durante atividades cotidianas; classe II - sintomas ao repouso; classe III - sintomas desencadeados por grandes esforços; classe IV - sintomas com moderado esforço.
Por não se tratar de doença pulmonar, os pacientes com IC não devem receber vacina contra Influenza e Pneumococcus anualmente.
São contraindicações para o uso de betabloqueador: potássio sérico > 3 mEq/l, estenose de artéria renal, hipotensão arterial sistêmica sintomática, estenose aórtica.
Devido ao maior risco de tromboembolismo, somente os pacientes com IC classes III e IV devem receber profilaxia com heparina subcutânea durante a hospitalização.
O eletrocardiograma normal tem um valor preditivo negativo superior a 90% para excluir disfunção sistólica e torna o diagnóstico de IC improvável.
Segundo a II Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Aguda (2009), é CORRETO afirmar que:
A hipertensão arterial nunca está associada à insuficiência cardíaca aguda.
Cerca de somente 3% dos episódios de IC aguda de início recente são associados a eventos de insuficiência coronária aguda.
Na insuficiência cardíaca aguda o principal sintoma que leva o paciente a procurar atendimento hospitalar é o edema palpebral e palpitação.
Considerando os critérios de Framingham para o diagnóstico de insuficiência cardíaca, são considerados critérios maiores: edema de tornozelos bilateral; tosse noturna; dispneia a esforços ordinários; hepatomegalia; derrame pleural; diminuição da capacidade funcional em um terço da máxima registrada previamente e taquicardia (FC > 120 bpm).
Considerando os critérios de Framingham para o diagnóstico de insuficiência cardíaca, são considerados critérios maiores: edema de tornozelos bilateral; tosse noturna; dispneia a esforços ordinários; hepatomegalia; derrame pleural; diminuição da capacidade funcional em um terço da máxima registrada previamente e taquicardia (FC > 120 bpm).
De acordo com as novas diretrizes em ressuscitação cardiopulmonar, independentemente do nível de treinamento do reanimador, a sequência de procedimentos de suporte básico de vida deve ser:
A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas).
C-B-A (compressões torácicas, respiração, via aérea).
C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração).
A-C-B (via aérea, compressões torácicas, respiração).
I-B-C (intubação traqueal, respiração, compressão).
Assinale a alternativa que contenha as quatro complicações que uma criança com queimadura de 3º para 4º grau pode apresentar:
Choque hipervolêmico, perda de eletrólitos, coque séptico e alcalose respiratória.
Choque hipovolêmico, perda de eletrólitos, choque séptico e acidose metabólica.
Choque hipovolêmico, excesso de eletrólitos, choque anafilático e acidose metabólica.
Choque hipervolêmico, perda de eletrólitos, choque séptico e acidose respiratória.
Coque hipervolêmico, perda de eletrólitos, choque anafilático e acidose respiratória.
Com relação à abordagem dietética no tratamento da obesidade, algumas dietas são contraindicadas por não garantirem a manutenção do peso reduzido. Assinale a alternativa que indica a abordagem CORRETA na dieta para redução de peso.
Dieta hipocalórica com cerca de 800 Kcal/dia.
Dieta com déficit de 500 Kcal/dia em relação ao consumo energético atual.
Dieta hiperproteica ad libitum.
Dieta contendo 1000 Kcal/dia com aporte maior em proteínas.
Dieta pobre em carboidratos, rica em proteínas e lipídios, contendo cerca de 1200 Kcal/dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...