Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na abordagem inicial de uma criança de 4 anos de idade que chega a UTI com quadro de cetoacidose diabética, sinais de choque e os seguintes resultados laboratoriais: pH 7,20; bicarbonato 8 mEq/L; glicose 600 mg/dL, Na 130 mEq/L e K 3,0 mE/L, a primeira conduta deve ser:
Criança de 8 anos, hígida, é atendida na emergência por apresentar edema importante na mão esquerda, após pequeno traumatismo. O quadro já se arrasta por 3 dias e não há referência de dor ou vermelhidão. A mãe relata que o mesmo já havia acontecido na mão direita, também após trauma, e que havia custado a regredir mesmo com o emprego de antihistamínicos e corticoides prescritos por médico. A hipótese diagnóstica mais provável é
Em relação a diálise peritoneal em pré-escolares, é correto airmar que:
As seguintes drogas podem causar lesão hepática aguda por reação idiossincrásica, com EXCEÇÃO de:
Alteração metabólica classicamente encontrada na síndrome de lise tumoral é:
Os prováveis agentes etiológicos responsáveis pela pneumonia de um idoso alcoólatra que mora com a ilha na cidade de Santos são:
Lactente de 4 meses, com história de virose respiratória leve quinze dias antes, sem antecedentes patológicos de importância, eutrófico, com febre de 37,5° C, dá entrada na emergência com quadro de lesões purpúricas palpáveis, arredondadas nas faces e em membros inferiores e discreto edema de mãos. O resto do exame é normal e a criança apresentase em excelente estado geral. Hemograma mostrou leucocitose, aumento de plaquetas e discreta eosinofilia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Quando se utiliza uma amostra de sangue arterial, colhida com heparina líquida, originalmente para gasometria, para a dosagem simultânea de eletrólitos no mesmo aparelho da gasometria, a maior alteração (levando a falsos resultados) geralmente ocorre sobre os níveis de:
Paciente de 78 anos, hipertenso, diabético, com um quadro de processo inlamatório gengival, prontamente controlado com diclofenaco, apresentou prurido generalizado e icterícia. Dentre os exames laboratoriais, além das bilirrubinas aumentadas, apresentava AST e ALT ligeiramente aumentadas e Gama-GT elevada. A fosfatase alcalina mostrava-se aumentada. Esse quadro sugere:
Em relação à pericardite aguda, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...