Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 85 anos portador de neoplasia avançada, em uso de tramadol e codeína, persiste com dores intensas. Esses analgésicos foram substituídos por morina, quando o paciente desenvolveu sedação intensa. A conduta correta seria:
Uma mulher de 66 anos comparece para uma consulta cardiológica de check-up. Ela nega comorbidades ou qualquer tipo de sintoma, mas relata que fumou durante 30 anos, até os 60 anos de idade. Caminha 30 minutos 3 vezes por semana e utiliza cálcio com vitamina D como recomendação de sua ginecologista. Fez reposição hormonal durante 4 anos até os 55 anos de idade. Ao exame: eupneica, corada, acianótica, anictérica, afebril. Frequência cardíaca: 80 bpm; pressão arterial 130x80 mmHg; sopro carotídeo à direita 3+/6+; restante do exame físico sem alterações. Em seguida, foi solicitado uma ultrassonograia com doppler colorido das carótidas e vertebrais, que sugeriu uma obstrução de 70 a 99% na carótida interna direita. Em relação ao manejo da doença arterial carotídea assintomática, assinale a opção correta.
Paciente de 18 meses, sexo masculino, com história pregressa de duas pneumonias e uma sinusite, chega à emergência com quadro de febre há 10 dias, que vem se tornando mais alta nos últimos dias. Procurou a Unidade de Pronto Atendimento, sendo prescritos antitérmicos. Ao exame: Hipoativo, pouco reativo ao manuseio, pálido, ictérico 2+/4+, perfusão periférica lentificada. Adenomegalia submandibular, cervical anterior e média. Hepatoesplenomegalia. Exames complementares: Hemoglobina 7,2 g/dL, Hematócrito 22,3%, Leucometria 4.100, Plaquetas 29.000, Bilirrubina direta 4,5 mg/dL; ALT 1.130 U/L; AST 890 U/L; Ferritina: 8800 ng/ml (elevada) e Triglicerídeos 548 mg/dl. A principal hipótese é:
São os componentes da Tríade de Cushing:
A forma mais comum de neuropatia diabética é:
De acordo com a última deinição universal dos tipos de infarto agudo do miocárdio (IAM), elaborada em 2012, assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo com 15 dias de vida, sexo masculino, é trazido à emergência por apresentar 3 episódios de vômitos em pequena quantidade. Não há relato de febre ou diarreia. Está em uso de leite materno exclusivo. Ao exame: hipoativo, pouco responsivo, desidratado. Foram administradas quatro etapas rápidas com solução isotônica, totalizando 80 ml/kg, porém não se observa nenhuma melhora, tendo o recémnascido apresentado mais um episódio de vômito. Exames mostraram hipercalemia, hiponatremia e hipocloremia. A conduta seguinte deve ser:
Criança de 4 anos de idade é internada na UTI com quadro de meningite bacteriana. Evolui com oligúria e o seguinte quadro laboratorial: Na 120 mEq/L, K 3,8 mEq/L, Cl 80 mEq/L, HCO3 26 mEq/L, ureia 20 mg/dL, creatinina 0,4 mg/dL, glicose 80 mg/dL, densidade urinária 1040. Estado de hidratação e pressão arterial normais. O diagnóstico mais provável é:
Paciente M.C. feminino, 67 anos começou a apresentar tremor de mãos há alguns meses. Relata que é bilateral, porém mais acentuado à direita e que piora quando ica nervosa ou carrega algo mais pesado. O tremor desaparece com o repouso. Refere que o seu pai tinha um problema semelhante quanto tinha a mesma idade. O restante do exame neurológico era normal. Dos medicamentos abaixo, o mais indicado para o caso é:
Os procedimentos de alta complexidade em cardiologia estão sendo cada vez mais utilizados na prática médica, apesar de, em muitos casos, não haver evidências que tais tecnologias sejam benéicas para os pacientes. Em relação ao uso do cateterismo cardíaco ambulatorial e da angioplastia coronariana no Brasil, pode-se airmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...