Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
decisão
ação
manutenção
pré-contemplação
contemplação
Homem de 57 anos foi internado com um quadro de desorientação, hipercalcemia e hipercalemia. Faz tratamento de hipertensão e para insuficiência renal crônica, apresentando taxa de filtração glomerular de 35ml/min/m2. Para prescrever a dieta, o nutricionista seguiu as recomendações da Fundação Nacional do Rim (NKF) de proteína (g/kg) e de potássio (g), respectivamente, de:
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao esquema de alimentação complementar para crianças com idade entre seis meses e dois anos, que estão em aleitamento materno, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, assinale a opção correta.
Visando à segurança sanitária dos alimentos, recomenda-se que a dieta da criança seja preparada separadamente da refeição da família, mesmo para crianças com mais de doze meses de idade.
O leite materno deve ser oferecido em livre demanda, porém o intervalo entre a mamada que antecede as principais refeições deve ser espaçado, com observância dos sinais de fome e da saciedade da criança.
Devem ser oferecidos a crianças de seis a sete meses de idade no máximo três tipos de frutas e três tipos de hortaliças, para evitar o aparecimento de intolerâncias e aversões alimentares.
A quantidade de comida ingerida pela criança de nove a onze meses de idade deve ser reforçada, uma vez que a alimentação complementar deve atingir o mínimo de 550 kcal por dia.
Para evitar o aparecimento de alergias aos alimentos ou à proteína heteróloga, as carnes bovina e de frango só devem ser introduzidas na dieta da criança depois de doze meses de idade.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Paciente de 13 anos de idade foi encaminhada para o ambulatório de Nutrição com o diagnóstico de obesidade. Na avaliação antropométrica apresentou IMC = 28kg/m² e circunferência da cintura = 95cm. Os exames laboratoriais apontaram glicose = 100mg/dl, colesterol total = 180mg/dl, LDL-colesterol = 130, HDL-colesterol = 40mg/dl e triglicerídeos = 150mg/dl. A pressão arterial foi de 125/85mmHg. Os fatores de risco cardiovascular associados à obesidade presente na paciente que compõem a síndrome metabólica, conforme o critério da Federação Internacional de Diabetes (IDF) são:
A redução dos níveis de proteínas plasmáticas, como a albumina, pode ser ocasionada pela diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico. Confirmada essa hipótese, é provável que o indivíduo apresente
algum tipo de hepatopatia.
desidratação severa.
estado infeccioso ou inflamatório.
algum tipo de anemia.
risco de desnutrição.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Mulher de 28 anos, na 30a semana de gestação, relatou constipação intestinal. Nesta situação, o nutricionista deve recomendar:
O diagnóstico seria de eutrofia, caso a adolescente tivesse 16 anos de idade.
Um aumento de 10% na massa corporal da adolescente não provocaria nenhuma alteração no diagnóstico nutricional em questão.
O diagnóstico é de baixo peso, pois o resultado se encontra abaixo do percentil 5 de classificação do IMC.
O diagnóstico será de baixo peso, apenas se o resultado estiver abaixo do percentil 3 de classificação do IMC, não apresentado na tabela.
O diagnóstico pode ser de eutrofia, uma vez que a estatura indica provavelmente alta compleição corporal.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Criança de quatro anos de idade foi internada com o diagnóstico de diabetes tipo I. Para calcular a dieta, a nutricionista seguiu a recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), que estabelece uma quantidade de carboidrato/dia conforme a faixa etária. A paciente recebeu uma dieta contendo uma quantidade de carboidrato, em g/dia, de:
Segundo a Organização Mundial de Saúde, será classificado com obesidade classe III, também conhecida como obesidade mórbida, o indivíduo adulto que apresentar índice de massa corporal (IMC)
igual ou superior a 40 kg/m2, independentemente de outros parâmetros clínicos ou antropométricos.
igual ou superior a 40 kg/m2, com comorbidades clínicas.
superior a 40 kg/m2, e razão de cintura quadril superior a 1,0 para homens e maior que 0,85 para mulheres.
superior a 40 kg/m2, e circunferência da cintura superior a 102 cm para homens e superior a 88 cm para mulheres.
superior a 40 kg/m2, e percentual de gordura corporal superior a 45% para ambos os sexos.
A ingestão dietética determinada por meio de aplicação de um recordatório de 24 horas
contém viés de memória menor que a obtida por outros métodos, como o questionário de frequência alimentar.
é útil para detectar deficiências de macronutrientes em estágio precoce ou avançado, no caso de pacientes ambulatoriais.
é o método mais utilizado em inquéritos populacionais, como o de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL).
representa a ingestão habitual, no caso de indivíduo adulto, saudável e alfabetizado.
é útil para avaliar a adequação de consumo de micronutriente abundante, como o consumo de vitamina C.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...