Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Por meio das pesquisas de orçamento familiar (POF), obtêm- -se informações gerais sobre domicílios, famílias e pessoas, hábitos de consumo, despesas e recebimentos das famílias pesquisadas, tendo como unidade de coleta os domicílios. Os resultados da última POF, realizada nos anos de 2008 e 2009, mostraram que
em 2009, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
o déficit de altura (importante indicador de desnutrição) subiu de 15,4% (1974-75) para 27,5% (2008-09) entre meninos e de 13,3% para 19,8% nas meninas.
o excesso de peso foi mais evidente nos homens com menor rendimento (61,8%) e apresentou bastante variação para as mulheres em todas as faixas de renda.
em 2008-09, o excesso de peso atingiu cerca de 25% dos homens e das mulheres. Eram obesos 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres.
o aumento de peso em adolescentes de 10 a 19 anos manteve-se praticamente estável nos últimos 34 anos. Isso é mais perceptível no sexo masculino, em que o índice manteve-se em torno de 16%.
A hemorragia perifolicular é sinal clínico de deficiência de
tiamina.
riboflavina.
vitamina C.
vitamina PP.
niacina.
Acerca de proteínas, aminoácidos e seus metabólitos, julgue os itens subsequentes.
As proteínas contribuem para a homeostasia, mantendo o equilíbrio entre os diferentes fluídos orgânicos. Nessa função, a albumina é particularmente importante.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A desinfecção de alimentos é essencial para prevenir a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos. Segundo a Portaria CVS-6, a desinfecção de alimentos pode ser feita utilizando
cloro orgânico 300 a 350 ppm.
hipoclorito de sódio a 2,0 2,5% 100 a 250 ppm.
hipoclorito de sódio a 1% 300 a 350 ppm.
álcool diluído a 70%.
vinagre branco diluído a 10%.
A sintomatologia que confirma a hipovitaminose B1 (tiamina) inclui
cardiopatia e neuropatia.
xeroftalmia.
anemia.
glossite, beribéri e queilose.
escorbuto.
As fibras alimentares podem ter efeitos positivos ou negativos, no que se refere à biodisponibilidade de minerais, atuando por meio de vários mecanismos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um efeito negativo refere-se ao mecanismo no qual a diminuição do tempo intestinal provocaria diminuição tanto da absorção dos minerais dietéticos como da reabsorção dos minerais endógenos.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A toxinfecção alimentar é uma manifestação clínica das doenças transmitidas por alimentos caracterizada por
ingestão de micro-organismos patogênicos que se multiplicam no intestino, como por exemplo Brucella spp, Salmonella spp e C. jejuni.
ingestão de alimento com micro-organismos patogênicos, que produzirá toxinas no intestino, como por exemplo V. cholerae e C. perfringens.
ingestão de alimento com qualquer tipo de perigo, seja ele físico, químico ou biológico.
ingestão de micotoxinas, como a aflotoxina, produzida pelo fungo Aspergillus flavus.
Assinale a opção em que é apresentado o hormônio que favorece a quebra do glicogênio hepático e muscular, fornecendo glicose ao sangue, e que diminui a liberação de insulina, elevando a glicemia.
enteroglucagon
colecistoquinina
epinefrina
tiroxina
paratormônio
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Para a concretização da Estratégia Global, a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, da Organização Mundial da Saúde, sugere a formulação e implementação de linhas de ação efetivas para reduzir substancialmente as mortes e doenças em todo o mundo pelo estabelecimento de políticas e investimentos em vigilância, pesquisa e avaliação. Atendendo a essa necessidade, o Ministério da Saúde lançou, em 2005, o Guia Alimentar para a População Brasileira que traz diversas recomendações alimentares oficiais, como:
a contribuição de carboidratos deve ser de 45% a 60% do valor energético total. Desse total, 20% devem ser provenientes de carboidratos complexos e fibras, e menos de 10% de açúcares livres.
o consumo mínimo recomendado de frutas, legumes e verduras é de 400 gramas/dia para garantir 9% a 12% da energia diária consumida, considerando uma dieta de 2 000 kcal.
o consumo diário de duas porções de carnes, peixes ou ovos, devido ao alto valor biológico das proteínas presentes nesses alimentos e à alta biodisponibilidade do ferro presente nas carnes, principalmente nos miúdos e nas vísceras e peixes.
o total de gordura trans consumida deve ser menor que 5% do valor energético total diário (no máximo 10g/dia para uma dieta de 2 000 kcal).
o consumo médio de sal pela população brasileira deve ser reduzido, pelo menos à metade, para atender ao patamar máximo de consumo recomendado, isto é, 8 g de sal per capita por dia.
Texto para as questões de 75 a 77
Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.Assinale a opção em que são apresentados os dados que comprovam o diagnóstico de síndrome metabólica em Joana.
IMC, glicemia e acantose nigricans
menarca precoce, IMC e colesterol LDL
pressão arterial, colesterol HDL e acantose nigricans
menarca precoce, acantose nigricans e IMC
pressão arterial, glicemia e triglicerídeos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...