Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Atualmente, está claro que diferentes padrões dietéticos modulam diferentes aspectos do processo aterosclerótico e fatores de risco cardiovasculares, como níveis lipídicos no plasma, resistência à insulina e metabolismo glicídico, pressão arterial, fenômenos oxidativos, função endotelial e inflamação vascular. De acordo com a I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular, que estabelece orientações sobre o consumo de gorduras na prevenção de tratamento de doenças cardiovasculares, é correto afirmar que
a resposta da colesterolemia decorrente do consumo de colesterol alimentar é variável em animais e humanos, e as razões para diferenças interpessoais ainda não estão totalmente esclarecidas.
atualmente, recomenda-se o consumo moderado de ovo, de até 2 por dia, para população em geral.
o consumo de ácidos graxos saturados, além do recomendado, está relacionado com alteração no perfil lipídico, caracterizado pela diminuição dos níveis de LDL e aumento de HDL.
o consumo de óleo de palma ou de alimentos contendo grande quantidade desse óleo é recomendado para indivíduos com dislipidemia ou na prevenção da dislipidemia e das doenças cardiovasculares.
suplementação com ômega-3 marinho (1g/dia) deve ser recomendada para hipertrigliceridemia grave (>300 mg/dL), com risco de pancreatite, refratária a medidas não farmacológicas e tratamento medicamentoso.
O ganho de peso recomendado para mulheres obesas durante a gestação, segundo o Institute of Medicine (IOM), considerando-se o índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional, é de
12 kg a 17 kg.
até 4 kg.
até 5 kg.
5,5 kg a 10 kg.
10,5 kg a 12 kg.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo de ação da segurança alimentar e nutricional e da promoção de saúde, e tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção de problemas alimentares e nutricionais contemporâneos. Acerca desse assunto, assinale a opção que indica uma das atividades da EAN.
modificação de carboidratos em cereais
controle de custos em cozinha dietética
prescrição de dieta por terapia nutricional enteral
grupo focal com crianças do ensino fundamental
pesquisa de preços de supermercados
Nutrição - Fisiopatologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A pancreatite crônica é caracterizada por um dano irreversível do pâncreas com desenvolvimento de evidências fisiológicas de fibrose. As recomendações nutricionais para essa doença inclui
40 a 50% do valor energético total proveniente dos lipídios.
valor energético total de 20 a 25 kcal por kg de peso corporal por dia.
limitar o consumo de bebida alcoólica a três doses por semana.
ingestão de proteínas de 2,0 a 2,5 g por kg de peso corporal por dia.
avaliação da necessidade de suplementação de vitaminas lipossolúveis.
Texto para as questões de 67 a 70
Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.Assinale a opção em que é apresentada a substância que pode melhorar a curva de tolerância à glicose no paciente em questão.
cobre
vitamina K
cromo
vitamina C
zinco
O recebimento de mercadorias é uma das etapas do Controle de Qualidade da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). A área de recebimento deve contar, sempre que possível, com pia para higienização de hortifruti. É conveniente ter nessa área um setor para transferir mercadorias das caixas de papelão e madeira para recipientes próprios, devidamente higienizados, ou para sacos plásticos específicos para alimentos, evitando que esse tipo de material contaminante adentre a UAN. Nessa etapa, é importante observar em todos os produtos:
I. as datas de validade e de fabricação;
II. a integridade e higiene da embalagem;
III. as condições higiênicas dos veículos dos fornecedores;
IV. o nome, a composição do produto, o lote e o número do registro do órgão oficial;
V. as características específicas de cada produto e sua correta identificação no rótulo.
Estão corretas as alternativas
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da reconstituição de fórmulas lácteas, assinale a opção correta considerando o controle higiênico-sanitário das fórmulas preparadas no lactário.
As fórmulas preparadas que não serão consumidas imediatamente deverão ser armazenadas sob refrigeração a 4 ºC por até 48 horas.
As fórmulas que serão distribuídas deverão estar aquecidas até a temperatura de 60 ºC.
A higiene de mãos pode ser desconsiderada nesse processo, uma vez que as fórmulas industrializadas são estéreis.
É sempre necessário separar uma amostra de cada tipo de produto por lote produzido no lactário, a fim de se identificarem possíveis erros ocorridos durante o processo de reconstituição.
Antes do preparo, deve-se desinfetar as bancadas com álcool a 70% ou hipoclorito de sódio a 400 ppm.
Nutrição - Dietoterapia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Muitos efeitos adversos podem ocorrer como resultado da interação entre fármacos e nutrientes. O conhecimento sobre essas interações é fundamental para que o nutricionista realize uma conduta dietoterápica adequada. São fármacos que aumentam o apetite e diminuem a motilidade gastrointestinal, respectivamente:
inibidores da MAO; metoclopramida.
levodopa; eritromicina.
digoxina; corticosteroides.
lidocaína; antimicrobianos.
dexametasona; relaxantes musculares.
Texto para as questões de 67 a 70
Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.Assinale a opção em que é apresentada a classificação desse paciente quanto ao peso.
obesidade grau II
obesidade grau III
peso normal
acima do peso
obesidade grau I
A constipação é uma das doenças intestinais mais comuns, abrangendo todas as faixas etárias. Os sintomas da constipação incluem fezes duras, esforço para defecar e movimentos intestinais não frequentes, sendo, suas causas, de origens variadas. São causas de constipação, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...