Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Técnica Dietética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Gelatinização rompimento das ligações de hidrogênio entre as cadeias de amilose e amilopectina: os grânulos de amido são hidratados e incham, produzindo uma solução viscosa.
Retrogradação rompimento das ligações de hidrogênio entre as cadeias de amilose e amilopectina: os grânulos de amido são hidratados e incham, produzindo uma solução viscosa.
Dextrinização rompimento das ligações de hidrogênio entre as cadeias de amilose e amilopectina: os grânulos de amido são hidratados e incham, produzindo grumos que permanecem intactos.
Gelatinização hidrólise do amido quando submetido ao aquecimento prolongado: torna o amido mais solúvel e melhora sua digestibilidade.
Dextrinização hidrólise do amido durante o aquecimento prolongado: ocorre um rompimento gradativo das membranas que envolvem o grão de amido. Esse processo melhora a digestibilidade do amido.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.No que se refere à relação entre a hipertensão arterial e a condição desse paciente, assinale a opção correta.
O paciente apresenta hipertensão do avental branco, já que não apresenta sintomatologia compatível com os níveis pressóricos.
O paciente é hipertenso, e o tratamento, no momento, deve incluir apenas exercícios físicos adequados e orientação nutricional.
O paciente é hipertenso, e os achados dos exames indicam a necessidade de internação para compensação do quadro.
O paciente é hipertenso e deve ser submetido a tratamento medicamentoso, além de exercícios físicos adequados e orientação alimentar.
O paciente necessita de acompanhamento por mais trinta dias para confirmação do diagnóstico de hipertensão.
A nutrição enteral está indicada como o método de suporte nutricional para pacientes que não conseguem manter-se por meio de uma dieta oral e possuem intestinos normais suficientes para a absorção de fórmulas enterais. Existem diversas situações clínicas, nas quais a nutrição enteral torna-se o método preferível de alimentação. A patologia que NÃO requer a alimentação enteral no tratamento é o(a)
Nutrição - Técnica Dietética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O termo açúcar é utilizado para designar a sacarose, um dissacarídeo formado por glicose e frutose, encontrado principalmente na cana-de-açúcar e beterraba, mas também presente em frutas, vegetais e mel. Tecnologicamente, os açúcares simples exercem uma funcionalidade que ultrapassa o seu poder adoçante, pois conferem cor, sabor e textura às preparações e também atuam na fermentação, como alimento para os micro- -organismos responsáveis pelo crescimento da massa. Sobre os açúcares e doces, é correto afirmar que
a solubilidade dos açúcares é inversamente proporcional ao aumento da temperatura.
a frutose é o menos higroscópico dos açúcares e pode ser encontrada nas frutas, no mel e em alguns vegetais.
pelo fato de o mel ser rico em frutose, ao ser utilizado em preparações culinárias, ele prejudica a umidade da preparação.
o pirulito e a bala de coco são exemplos de preparações nas quais o açúcar é cristalizado e não cristalizado, respectivamente.
a cristalização dos açúcares pode ser retardada pela presença de xarope de milho, mel, cremor de tártaro e açúcar invertido.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.Com relação ao caso clínico apresentado, é correto afirmar que o paciente
necessita realizar o exame de curva glicêmica para confirmação do diagnóstico de diabetes melito e início do tratamento.
apresenta apenas um exame com resultado anormal e precisa realizar novamente um exame de glicemia para confirmação do diagnóstico.
é diabético e necessita de tratamento imediato com dieta e exercício físico.
é diabético e seus níveis glicêmicos indicam tratamento com insulina.
é diabético e seus níveis glicêmicos indicam internação para compensação.
Existem algumas substâncias presentes nos alimentos que não são nutrientes, mas têm um efeito importante na terapia medicamentosa, a saber: tiramina, cafeína, indóis, aditivos químicos (como o glutamato monossódico) e outros. O consumo de alimentos ricos em tiramina é contraindicado quando o paciente faz uso de medicamentos antidepressivos, antimicrobianos, anti-hipertensivos e antineoplásicos, que atuam como inibidores da enzima monoaminooxidase (MAO). Assinale a alternativa em que os alimentos citados NÃO são fontes consideráveis de tiramida.
Nutrição - Técnica Dietética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considerando as orientações práticas para o preparo de ovos, assinale a alternativa correta.
Deve-se acrescentar ácido (limão, vinagre) na água de cocção de ovos pochê, pois retarda a coagulação das proteínas.
Acrescentar sal ao fritar um ovo reduz a velocidade da coagulação das proteínas.
Deve-se evitar o cozimento excessivo do ovo, pois a gema do ovo contém enxofre, que, quando submetido a altas temperaturas, libera sulfeto de ferro, causando alteração na cor e odor ao redor da gema.
Incorporar a clara em neve com os outros ingredientes somente no último momento, com movimentos suaves, preserva o volume.
Deve-se utilizar clara e gema em preparações à milanesa, pois a cobertura fica mais crocante e o óleo espirra menos durante a fritura.
Assinale a opção em que é apresentada a principal origem da síndrome de dumping com esteatorreia e hipoglicemia pós-gastrojejunostomia Billroth II.
deficiência de zinco
deficiência de vitamina B12
insuficiência de enzimas pancreáticas
deficiência de ferro
discinesia biliar
Os organismos aeróbicos utilizam o oxigênio como um aceptor final de elétrons no catabolismo oxidativo, pois, em razão de sua avidez por elétrons, o processo de extração de energia torna-se altamente eficiente. Entretanto, paralelamente à redução completa do oxigênio molecular, durante o processo oxidativo de retirada de energia dos nutrientes, ocorrem reduções parciais do oxigênio, de forma que os radicais livres são gerados constantemente no curso normal do metabolismo celular. A formação fisiológica de espécies reativas de oxigênio tem funções e vantagens para o meio biológico. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A demanda de alimentos frescos, sem conservantes e seguros para o consumo tem aumentado a cada dia, e o método Sous vide surgiu para atender essa necessidade. Sobre esse método, é correto afirmar que
é totalmente seguro, pois durante a cocção são destruídos os esporos, resultando em um produto estéril.
para evitar que tenham suas características sensoriais alteradas, os alimentos são acondicionados em recipientes de vidro.
os alimentos são acondicionados em sacos plásticos a vácuo e são cozidos em condições controladas de tempo e temperatura.
pela temperatura à qual os alimentos são submetidos, os únicos micro-organismos que conseguiriam sobreviver são os fungos.
trata-se de um método pouco interessante, pois ele é apenas capaz de manter os alimentos na temperatura adequada, mas não preserva as suas características sensoriais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...