Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que é apresentado um sinal que confirma a existência de hipovitaminose D.
presença de náuseas e vômitos
osteomalacia
presença de cálculos renais
hipercalcemia
calcificação metastática de tecidos moles
Nutrição - Gestão nas UPR's - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Unidade de Alimentação e Nutrição é um conjunto de áreas que tem como objetivo operacionalizar o fornecimento de refeições para coletividades. O contrato feito entre uma concessionária e o cliente que prevê um repasse de preços, em que o cliente paga todas as despesas que são realizadas em seu nome e mais uma taxa administrativa sobre o total, é denominado
Autogestão.
Refeição transportada.
Mandato puro.
Mandado derivado.
Preço fixo.
Assinale a opção em que é indicado o aminoácido convertido em tirosina para a síntese de norepinefrina, epinefrina e dopamina.
valina
triptofano
lisina
fenilalanina
cisteína
Nutrição - Gestão nas UPR's - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os custos de produção das empresas podem ser vistos como o resultado da combinação dos preços de mercado, dos fatores de produção e do consumo. Em relação aos custos em uma unidade de alimentação e nutrição, é correto afirmar que
custo direto é qualquer despesa ou gasto perfeitamente identificável, relacionados diretamente com o produto fabricado ou serviço prestado.
são exemplos de custos indiretos: combustível, Equipamento de Proteção Individual (EPIs), utensílios, material administrativo e materiais descartáveis.
custos variáveis são valores consumidos ou aplicados, independentemente de haver ou não produção maior ou menor quantidade de bens e serviços.
custos fixos são aqueles que estão relacionados com o volume de produção, ou seja, variam conforme o número de refeições produzidas.
na distribuição do custo das preparações do cardápio, o prato base é o que mais contribui, com cerca de 39% a 58% do custo total da refeição.
Assinale a opção em que é apresentado o achado clínico-laboratorial relacionado à deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico.
anemia hipercrômica macrocítica
anemia hemolítica
anemia ferropriva
anemia aplástica
anemia perniciosa
Nutrição - Gestão nas UPR's - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A administração de recursos financeiros compreende todos os elementos associados ao orçamento e ao controle contábil e financeiro dos processos produtivos. É a parte da administração que se responsabiliza pela aquisição, estocagem, conservação, distribuição e controle de todo material necessário ao perfeito funcionamento da unidade de alimentação e nutrição. Considere as seguintes informações:
Produto: feijão Prazo de entrega de emergência: 2 dias Prazo de entrega normal: 4 dias Consumo médio diário: 15 kg Periodicidade do pedido: 7 dias Consumo médio no período: 105 kg Assinale a alternativa que contém os valores corretos de estoque mínimo, estoque médio, estoque máximo e ponto do pedido, respectivamente.60 kg, 30 kg, 135 kg e 90 kg.
30 kg, 60 kg, 135 kg e 90 kg.
30 kg, 90 kg, 135 kg e 90 kg.
35 kg, 50 kg, 105 kg e 70 kg.
35 kg, 60 kg, 115 kg e 80 kg.
Texto para questões 56 e 57
Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade, considerando-se acima do peso, procurou atendimento com um médico nutrólogo para avaliação e orientação. Inicialmente, a paciente relatou que come pouco, logo não entende sua dificuldade de perder peso. Ao ser questionada sobre seus hábitos, a paciente acrescentou que não faz restrições alimentares, não fuma, não pratica atividades físicas regulares e que, aos fins de semana, costuma beber cerveja. Informou, ainda, que, havia um ano, tinha sido diagnosticada com diabetes melito e que, em função desse diagnóstico, recebera orientação para realizar exercícios físicos e restrições na dieta. O exame físico ambulatorial indicou peso = 82kg; altura = 157 cm; PA = 146 mmHg × 90 mmHg; concentração de gordura no abdome e no pescoço; abdome globoso, sem presença de dor, massas ou visceromegalias e MMII com varizes calibrosas e edema (1/4). A paciente trouxe à consulta vários exames que tinham sido realizados, havia três meses, a pedido do médico da emergência hospitalar, em função de ela ter apresentado dor de grande intensidade, do tipo ardência pós-brandial, em quadrante superior do abdome. Entre os exames realizados durante o atendimento de emergência constavam radiografias de rotina para abdome agudo, que apresentavam resultados normais, EAS, que também apresentou resultado normal, e ultrassonografia abdominal, que evidenciou a presença de quatro cálculos na vesícula biliar, medindo cada um em torno de 1×1 cm. O médico nutrólogo pediu a realização de vários exames laboratoriais, cujos resultados foram: provas de função e inflamação hepática normais; amilase normal; glicemia em jejum = 110 mg/dL; glicemia pós-brandial (realizada após a refeição = 180 mg/dL; hemoglobina glicosilada (AIC) = 7,0%; creatina de 1,0 mg/dL; colesterol total = 230 mg/dL; LDL = 150 mg/dL; HDL = 35 mg/dL; triglicerídeos = 250 mg/dL.Considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção correta acerca da indicação de cirurgia bariátrica à paciente.
A cirurgia é indicada independentemente dos riscos associados à HAS e à diabetes melito, considerando-se o IMC da paciente.
A cirurgia é indicada independentemente dos riscos associados ao diabetes melito e ao IMC apresentado pela paciente.
A cirurgia é indicada independentemente do risco de doenças cardiovasculares.
A cirurgia não é indicada, devido aos riscos de complicações no pós-operatório, apesar do IMC da paciente.
A cirurgia não é indicada, apesar dos riscos associados, considerando-se o IMC da paciente.
Texto para questões 56 e 57
Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade, considerando-se acima do peso, procurou atendimento com um médico nutrólogo para avaliação e orientação. Inicialmente, a paciente relatou que come pouco, logo não entende sua dificuldade de perder peso. Ao ser questionada sobre seus hábitos, a paciente acrescentou que não faz restrições alimentares, não fuma, não pratica atividades físicas regulares e que, aos fins de semana, costuma beber cerveja. Informou, ainda, que, havia um ano, tinha sido diagnosticada com diabetes melito e que, em função desse diagnóstico, recebera orientação para realizar exercícios físicos e restrições na dieta. O exame físico ambulatorial indicou peso = 82kg; altura = 157 cm; PA = 146 mmHg × 90 mmHg; concentração de gordura no abdome e no pescoço; abdome globoso, sem presença de dor, massas ou visceromegalias e MMII com varizes calibrosas e edema (1/4). A paciente trouxe à consulta vários exames que tinham sido realizados, havia três meses, a pedido do médico da emergência hospitalar, em função de ela ter apresentado dor de grande intensidade, do tipo ardência pós-brandial, em quadrante superior do abdome. Entre os exames realizados durante o atendimento de emergência constavam radiografias de rotina para abdome agudo, que apresentavam resultados normais, EAS, que também apresentou resultado normal, e ultrassonografia abdominal, que evidenciou a presença de quatro cálculos na vesícula biliar, medindo cada um em torno de 1×1 cm. O médico nutrólogo pediu a realização de vários exames laboratoriais, cujos resultados foram: provas de função e inflamação hepática normais; amilase normal; glicemia em jejum = 110 mg/dL; glicemia pós-brandial (realizada após a refeição = 180 mg/dL; hemoglobina glicosilada (AIC) = 7,0%; creatina de 1,0 mg/dL; colesterol total = 230 mg/dL; LDL = 150 mg/dL; HDL = 35 mg/dL; triglicerídeos = 250 mg/dL.Com base no quadro clínico acima apresentado, assinale a opção em que é apresentado o diagnóstico da paciente.
obesidade grau II
obesidade grau III
peso normal
acima do peso
obesidade grau I
A terapia nutricional é parte integrante do tratamento do paciente crítico. A primeira opção terapêutica é a nutrição enteral, pois, nessa situação, o paciente mantém a funcionalidade intestinal. Assinale a opção em que é apresentada a atitude inicial para a execução da terapia nutricional enteral.
definição da duração da nutrição
escolha da fórmula apropriada
determinação da via de oferta
determinação do momento do início
definição da meta calórico-proteica
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A execução de nutrição parenteral (NP) no paciente crítico pode ser associada à nutrição enteral, sendo denominada nutrição parenteral suplementar (NPS). Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Associar nutrição parenteral pode anular o baixo risco da nutrição enteral.
Apesar de a nutrição enteral disponibilizar em média 60% das necessidades calóricas, suplementar a nutrição enteral com nutrição parenteral não apresenta resultados satisfatórios.
A suplementação da nutrição enteral com nutrição parenteral pode resultar em hiperalimentação, necessária aos pacientes com hipercatabolismo.
Não há resultado de redução nos índices de infecção e(ou) mortalidade com o uso de NPS.
A oferta otimizada e suplementada com NPS iniciada no quarto dia de internação de UTI pode reduzir o índice de infecção nosocomial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...