Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Segundo a legislação brasileira, o leite classificado como tipo B deve obrigatoriamente:
Ser obtido por ordenha mecânica, acondicionado em galões e transportado em temperatura inferior a 10°C.
Ser obtido por ordenha mecânica, acondicionado a granel em resfriadores de imersão e transportado em caminhões isotérmicos.
Ser obtido por ordenha mecânica, acondicionado a granel em resfriadores de expansão e transportado em caminhões isotérmicos.
Ser obtido por ordenha mecânica, acondicionado a granel em resfriadores de imersão, não podendo ser transportado. Deve ser pasteurizado e embalado no local de ordenha.
Ser obtido por ordenha mecânica, resfriado à temperatura de 2°C, devendo ser pasteurizado e embalado no local de ordenha.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta as consequências da ressecção ileal.
Má absorção de vitamina B12, cálcio, magnésio e zinco.
Trânsito vagaroso do conteúdo intestinal.
Aumento da área de absorção de líquidos.
Diminuição do risco de cálculos de oxalato devido à diminuição da absorção colônica de oxalatos.
Aumento da secreção e disponibilidade de sais biliares acarretando má-absorção de gorduras.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Na obtenção higiênica do leite, pode-se afirmar:
Os leites comercializados como tipos A e B devem ser acondicionados em galões e resfriados imediatamente após a ordenha, utilizando resfriadores de imersão.
Na ordenha de vacas com mastite, deve-se descartar os três primeiros jatos de leite antes de realizar a ordenha e o aproveitamento industrial do leite.
Leite ordenhado de animais com tuberculose deve ser enviado ao laticínio em separado, a fabricação de queijos.
Após o parto, deve-se respeitar o aproveitamento do leite somente após o terceiro dia, visto que nos primeiros dois dias ocorre a produção de colostro.
O leite deve ser obtido de ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias, realizada em local adequado e limpo, por profissional com boa sanidade.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A legislação que estabeleceu o limite máximo para contagem de células somáticas (CCS) no leite, para a região Sul do Brasil, no período entre 2008 a 2011, de 750.000 células·mL1, e após 2011, os limites de no máximo 400.000 células·mL1, denonima-se:
Lei 1.283/50.
Instrução Normativa no 51.
Instrução Normativa do MAPA no 22/05.
Decreto 30.691/52.
RIISPOA.
A pressão sanguínea elevada é uma das mais disseminadas doenças cardiovasculares do mundo. O controle da hipertensão por meio de medidas dietéticas específicas visa não apenas à redução dos níveis tensionais, mas também à incorporação de hábitos alimentares saudáveis permanentes. Neste caso, o melhor planejamento dietoterápico é:
I. diminuir a quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa. Evitar consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
II. incentivar o uso de dietas ricas em potássio, uma vez que elas aumentam os benefícios da dieta hipossódica. Além do efeito anti-hipertensivo, o potássio exerce função protetora contra os danos cardiovasculares e como medida auxiliar em pacientes submetidos à terapia com diuréticos.
III. dobrar as recomendações de cálcio e magnésio, em indivíduos normais, visto que esta suplementação é fundamental para redução da pressão arterial.
IV. reduzir o peso é a maneira não farmacológica mais efetiva para controlar a hipertensão e mesmo pequenas reduções têm diminuído significativamente a pressão, bem como os riscos cardiovasculares.
V. oferecer dieta rica em fibras, acima de 45g/dia, a fim de melhorar o perfil lipídico, aumentando o LDL Colesterol e a tolerância à insulina.
Quais estão corretas?
Apenas I, IV e V estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II, III e V estão corretas.
Apenas I, II e V estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Assinale a alternativa correta.
São exemplos de carboidratos simples os açúcares e os amidos.
O cálcio participa da formação dos ossos, mas não dos dentes, e é encontrado no leite e seus derivados.
As gorduras ou lipídios são importantes nutrientes de nossa dieta, pois são fontes de energia, além de entrarem na composição de substâncias fundamentais como hormônios e enzimas de nosso organismo.
Existem vários tipos de gorduras, as de origem animal (manteiga, creme de leite), devem ser consumidas em maior quantidade e as vegetais (azeite, óleo de canola, milho, soja, etc), devem ser consumidas em menor quantidade.
O benefício de uma alimentação rica em fibras está apenas relacionado ao funcionamento intestinal, pois elas não influenciam no controle do colesterol, da glicemia e da saciedade.
Atualmente, o aconselhamento nutricional para a promoção de práticas alimentares saudáveis, além de utilizar técnicas de motivação, apoia-se em modelos teóricos de intervenção, como o modelo de estágio de mudança de comportamento ou modelo transteórico. A respeito desse instrumento e de seus fundamentos, julgue os itens subsecutivos.
O indivíduo em estágio de preparação já adota um plano de ação para alterar seu comportamento em um futuro próximo, como, por exemplo, no intervalo de um mês, ainda que o compromisso não tenha sido necessariamente assumido.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O método de análise de alimentos que consiste em desidratar uma amostra de leite, de peso conhecido, em banho-maria ou estufa, utilizando temperatura aproximada de 105°C por 3 a 4 horas ou até peso constante, denomina-se:
Método de Zeiss.
Método de Abbé.
Método gravimétrico.
Método de Ackermann.
Método de Marcus Miglievich.
A obesidade infantil tem apresentado um aumento significativo em todas as regiões industrializadas, principalmente nas urbanas das grandes cidades. Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
O excesso de peso na infância pode levar ao aumento dos níveis de gordura no sangue, a problemas ortopédicos, musculares e dermatológicos, a diabetes e à hipertensão.
As crianças devem ser estimuladas a praticar atividade física diariamente. O aumento de atividade física vai ajudar no gasto energético diário, facilitando a mobilização da gordura corporal.
Criança com peso acima do esperado para a idade não é sinônimo de saúde. Os pais não devem estimular o ganho de peso exagerado nos bebês, pois o resultado pode ser o desenvolvimento da obesidade, doença de difícil tratamento.
As gorduras dos alimentos têm importante papel na formação do sistema nervoso, na manutenção da temperatura corporal e na produção de hormônios sexuais. Os três tipos de gordura, saturada, poli-insaturada e monoinsaturada, são importantes para a saúde, mas devem ser restringidas na alimentação das crianças obesas.
Bebês que estiverem recebendo leite materno exclusivo podem apresentar ganho de peso acima da média, pois as crianças amamentadas exclusivamente no peito desenvolvem melhor o controle do apetite e têm uma composição corporal diferente daquelas alimentadas com outros tipos de leite.
A sarcopenia presente no idoso produz:
Aumento do peso absoluto da gordura corporal que induz a obesidade com o avanço da idade.
Diminuição da força muscular, comprometendo a capacidade funcional.
Aumento da necessidade energética para evitar evolução para desnutrição do idoso.
Aumento de 10 a 20% do metabolismo basal no idoso.
Diminuição da ação da 1-25 diidroxicolecalciferol, reduzindo a absorção de cálcio intestinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...