Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
Existem evidências de que o sal adicionado ao alimento é o fator mais importante para o aumento da pressão arterial em adultos normotensos e hipertensos, mas não em crianças.
O informe técnico da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação recomenda a ingestão de sal menor do que 5 g por dia por pessoa. Estes 5 g de sal equivalem a 3000 mg de sódio.
A redução de sal na alimentação de populações deve considerar apenas o sal que se utiliza na mesa, não sendo necessário considerar aquele que é adicionado ao processamento dos alimentos como pães, carnes e cereais matinais.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) aponta que nas Américas, o consumo de sal pode chegar ao dobro do nível recomendado pela OMS, que é menor do que 5 g/dia/pessoa, em adultos, excluindo as crianças.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento da pressão arterial no mundo é o principal fator de risco de morte e o segundo de incapacidades por doenças cardíacas, acidente cérebro vascular e insuficiência renal.
Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
( ) A EMTN é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria: médico, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico e bioquímico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional.
( ) É competência da EMTN assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparo, conservação, transporte, administração, controle clínico e laboratorial e avaliação final da TN, visando benefício máximo e prevenção de riscos.
( ) Compete exclusivamente ao farmacêutico ou ao bioquímico qualificar fornecedores e assegurar que a entrega dos insumos e da nutrição enteral industrializada seja acompanhada do certificado de análise emitido pelo fabricante.
( ) O nutricionista da EMTN deve elaborar a prescrição dietética com base nas diretrizes estabelecidas na prescrição médica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F V V V
V F V V
F V F V
V F F F
F V F F
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta em relação à obesidade infantil.
No Brasil tem-se observado um aumento da prevalência de obesidade, o qual está estritamente relacionado com mudanças no estilo de vida, mas não com mudanças nos hábitos alimentares.
É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.
A obesidade, já na infância, está relacionada a várias complicações, como também a uma maior taxa de mortalidade. Quanto mais tempo o indivíduo se mantém obeso, menor é a chance das complicações ocorrerem, assim como mais precocemente.
Hábitos sedentários, como assistir televisão e jogar videogame, contribuem para um aumento do gasto calórico diário.
Nutrição - Rotulagem de Alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Quanto à rotulagem nutricional obrigatória de alimentos, é correto afirmar que:
1. As informações de rotulagem devem estar descritas no idioma do país de consumo, com caracteres de tamanho adequado.
2. A informação nutricional é uma declaração obrigatória do fornecedor a ser exposta na rotulagem do alimento, quanto aos nutrientes nele existentes. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta que produtores informem também sobre o conteúdo de colesterol, cálcio e ferro.
3. Com exceção da água mineral e das águas destinadas ao uso humano, alimentos como bebidas alcoólicas, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, especiarias, vinagres, sal, café, erva-mate, comida de restaurante, sobremesas, sanduíches, produtos fracionados na venda a varejo, fatiados, frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados, entre outros, precisam apresentar informações nutricionais obrigatórias no rótulo.
4. Porção especificada na informação nutricional significa a quantidade de alimento que uma pessoa saudável consome por dia, como por exemplo: 1 pãozinho (50 g) ou 1 copo de suco (300 ml) ou uma fatia de bolo (60 g).
5. O valor diário é a quantidade de nutrientes que a pessoa deve consumir diariamente para ter uma vida saudável.
6. Os elementos apresentados na informação nutricional foram estudados e escolhidos após uma longa pesquisa realizada por especialistas, e têm o objetivo de fornecer ao consumidor a informação para o consumo saudável e consciente. Dentre eles citam-se: calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, cálcio, ferro e sódio.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.
São corretas as afirmativas 1, 2, 4, 5 e 6.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
Os ovos são ricos em ácido úrico.
A principal proteína do ovo é a globulina.
Os ovos são ricos em vitamina C, fibra e carboidrato.
Os ovos podem conter restos de metais pesados de pesticidas e/ou de antibióticos administrados à galinhas.
Contaminação química: o ovo, quando é expulso, pode entrar em contato com as fezes da galinha e se contaminar com as salmonelas.
Uma paciente de 66 anos, com diagnóstico de tumor de laringe em tratamento radioterápico, foi internada com sintomas de disfagia moderada a alimentos sólidos e xerostomia. Houve perda de peso nos últimos 3 meses, pois a cuidadora ofereceu somente líquidos à paciente. Constatou-se, pelo serviço de fonoaudiologia, boa aceitação da dieta de consistência pastosa. A paciente apresenta função gástrica e intestinal preservadas. Encontra-se lúcida, orientada no tempo e no espaço, porém, acamada e dependente de alimentação assistida devido a astenia. O nutricionista prescreveu dieta pastosa e suplementação calórico protéica, com auxílio e fará visita diária para avaliação da evolução clínica e nutricional.
Para essa paciente, recomenda-se:
Evitar os alimentos ácidos e líquidos calóricos como sucos de frutas e sucos de vegetais, pois os primeiros produzem odinofagia e os últimos causam saciedade precoce.
Suplemento calórico protéico industrializado de alta densidade calórica, pois proporcionará a esta paciente alto valor calórico em baixo volume, associado a uma dieta pastosa de alto fracionamento.
Fracionamento de 3 refeições de alto volume durante o dia associadas a uma dieta por jejunostomia durante a noite, complementando a alimentação, para garantir evolução clínica e nutricional rápida e segura.
Alimentos como sucos coados com adoçante artificial e suplementos calórico proteicos de baixa osmolaridade, pois serão absorvidos mais eficazmente, acelerando a recuperação nutricional.
Contraindicar líquidos durante a refeição, por dificultar a digestão e absorção dos alimentos e indicar suplementos calórico proteicos de baixa densidade calórica nos intervalos das refeições.
Paciente R.J.M., 67 anos, portadora de dislipidemia, mantém níveis séricos elevados de LDL colesterol e de triglicerídeos e baixos níveis de HDL colesterol. Em sua última consulta, o nutricionista orientou a paciente a evitar alimentos que contenham ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans e a aumentar a ingestão dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, entre outras recomendações. Em relação à orientação nutricional para essa paciente, analise as afirmações.
I. Os ácidos graxos saturados reduzem o número de receptores de HDL no fígado, resultando no aumento do LDL colesterol no sangue. Esses ácidos graxos saturados estão presentes apenas em alimentos de origem animal, os quais devem ter seu consumo reduzido pelos pacientes dislipidêmicos.
II. Os ácidos graxos trans possuem propriedades metabólicas semelhantes às dos ácidos graxos saturados, entretanto, além de elevarem o LDLcolesterol, possuem a propriedade de reduzir o HDL-colesterol. A maior contribuição dos ácidos graxos trans na dieta origina-se do consumo de óleos e gorduras hidrogenadas presentes em sorvetes, chocolates, pães recheados, molhos de salada, cremes para sobremesas e óleos para fritura industrial, devendo ser evitados por pacientes dislipidêmicos.
III. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem os triglicerídeos séricos pela diminuição da síntese hepática de VLDL e aumentam os níveis séricos de HDL colesterol. Além disso, esse ácido graxo apresenta outros efeitos cardiovasculares protetores, como a redução da viscosidade do sangue, o relaxamento das artérias e a redução da pressão arterial. Portanto, a ingestão de ômega-3 deve ser incentivada para pacientes dislipidêmicos, podendo, por exemplo, ser obtido a partir do consumo da linhaça e de peixes como salmão e sardinha.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmação II.
Somente a afirmação I.
Somente as afirmações II e III.
Somente as afirmações II e III.
Somente as afirmações I e II.
Sobre o excesso de peso, considere as seguintes afirmativas:
1. Valores de IMC altos demandam condutas e respostas idênticas, mesmo em diferentes indivíduos, pois o padrão de referência deve nortear todos os procedimentos.
2. Uma pequena redução de peso traz ganhos também pequenos na saúde, por isso a necessidade de orientação e aderência ao tratamento que visem uma redução de peso maior e mais rápida.
3. Em alguns casos, o excesso de peso está associado à baixa autoestima, à insatisfação com o próprio corpo, à depressão e a distúrbios alimentares.
4. No acompanhamento antropométrico é importante observar a relação entre o peso e a gordura corporal, pois não é possível reduzir a segunda sem reduzir, simultaneamente, o primeiro.
5. O tratamento medicamentoso para redução da obesidade pode ser utilizado em pacientes de alto risco quando a dieta e a atividade física não tiverem surtido efeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativa 3 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 5 é verdadeira.
Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
M.F., 77 anos, apresenta sequela de AVE e recebe dieta por sonda nasoenteral, porém houve episódios de diarreia. Nessa situação, os fatores que causam diarreia são:
Contaminação da formulação por microorganismos patológicos, estase gástrica e posicionamento da sonda no intestino.
Posicionamento da sonda no intestino, broncoaspiração e hiperosmolaridade da formulação associada a gotejamento lento da dieta.
Posicionamento da sonda no intestino, obstrução mecânica da sonda e hipoalbuminemia.
Estase gástrica, obstrução mecânica da sonda e contaminação da formulação por microorganismos patogênicos.
Contaminação da formulação por microorganismos patológicos, hiperosmolaridade da formulação associada a gotejamento rápido da dieta e hipoalbuminemia.
As Bifidubacterias, quando presentes em derivados lácteos, são consideradas microrganismos:
patógenos.
probióticos.
deteriorantes.
prebióticos.
mutantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...