Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As bactérias são microorganismos numericamente predominantes nos alimentos, e muitos tem ação patogênica, causando toxinfecções alimentares quando ingeridas com alimentos contaminados e toxinas. Em relação ás principais bactérias patogênicas, é correto afirmar:
Staphilococcus aureus pode ser encontrado na pele, mãos, garganta e nariz. A temperatura ótima para crescimento é de 21ºC a 36ºC. Entre os alimentos envolvidos, estão produtos de confeitaria, carne bovina e laticínios. O tempo de incubação é de 1 a 6 horas, e a duração da doença é de aproximadamente 24 horas.
Bacillus cereus pode ser encontrado principalmente nas carnes assadas, ovos crus. A temperatura ideal de crescimento é de 30 a 40 ºC. Entre os alimentos envolvidos, estão cereais, verduras e legumes. O tempo de incubação é de 2 a 6 horas, e a duração da doença é de até 24 horas.
Clostridium botulinum pode ser encontrado no solo e água. A temperatura ideal de crescimento é de 15 ºC. Entre os alimentos envolvidos, estão os cereais, leites e carnes preparadas. O tempo de incubação é de 12 a 72 horas, e a duração da doença é de 1 a 7 dias.
Escherichia colli pode ser encontrada no solo e água. A temperatura ideal de crescimento é de 5 a 12 ºC. Entre os alimentos envolvidos, estão embutidos e conservas. O tempo de incubação é de 10 a 48 horas, e a duração da doença é de dias a meses.
Salmonella spp pode ser encontrada na pele, mãos, garganta, nariz e em animais. A temperatura ideal de crescimento é de 44 a 46 ºC. Entre os alimentosenvolvidos estão carne, ovos e verduras. O tempo de incubação é de 1 a 4 dias, e a duração da doença é de 5 a 7 dias.
A injúria renal aguda afeta significativamente o estado nutricional e o metabolismo de todos os nutrientes, alterando a excreção de líquidos, de metabólitos, de eletrólitos e de minerais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação do estado nutricional destes pacientes.
O exame físico destes pacientes não sofre influência de retenção hídrica.
A maioria dos parâmetros que apresentam uma influência na avaliação está associada a fatores não nutricionais, tais como o estado inflamatório destes pacientes.
As proteínas séricas, como a albumina e a transferrina, embora façam parte da rotina de avaliação, são significativamente afetadas por causas não nutricionais.
A história nutricional pode ser o método disponível mais importante para a determinação do risco e da intervenção nutricional de pacientes com injúria renal aguda.
Nenhum método isolado é capaz de avaliar o estado nutricional de pacientes com injúria renal aguda.
Considerando-se a recomendação de consumo máximo diário de sal, feita pela Organização Mundial da Saúde e adotada no Guia Alimentar para a População Brasileira, uma quantidade de 500 g de cloreto de sódio é suficiente para suprir necessidades de 2 adultos sadios por
15 dias.
25 dias.
50 dias.
75 dias.
100 dias.
Os ácidos graxos insaturados têm um papel importante na redução do colesterol sérico e estão presentes em uma vasta gama de alimentos, em suas formas monoinsaturada e polinsaturada. Sobre estes tipos de lipídeo, assinale a alternativa INCORRETA:
O ácido alfalinolênico ômega-3 é essencial ao ser humano e está presente em alimentos como linhaça e soja;
Os ácidos eicosapentaenóico e decosaexaenóico, se ingeridos em grande quantidade, podem reduzir os níveis de triglicerídeos plasmáticos;
O ácido oléico é precursor da série ômega-9 tem ação anti-trombótica e de inibição da agregação plaquetária;
Os ácidos eicosapentaenóico e decosaexaenóico estão presentes em peixe de águas frias e profundas;
Entre os monoinsaturados temos o ácido linoléico (ômega-6) que tem como fontes os óleos vegetais.
O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) se destina à suplementação preventiva de todas as crianças de 6 a 18 meses com sulfato ferroso e prevê a orientação adequada da alimentação complementar, pelo seu importante papel no suprimento de ferro durante a infância. Sobre essa suplementação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A biodisponibilidade de ferro permite a absorção de 50% do mineral presente no leite materno, enquanto a absorção do ferro no leite de vaca, que possui quantidades semelhantes, é de 10%.
( ) O ferro heme, presente nas carnes e vísceras, tem maior biodisponibilidade, embora esteja exposto a fatores inibidores, como fitatos e taninos, que diminuem sua absorção.
( ) O ferro não-heme, contido no ovo, cereais, leguminosas e hortaliças, é absorvido de 2 a 10% pelo organismo e pode ter suas taxas de absorção aumentadas ou diminuídas na presença de determinados alimentos.
( ) A recomendação de ferro para crianças de seis a 12 meses é de 11 mg/dia, daí a necessidade de oferecer alimentos à criança com maior quantidade de ferro heme e suco de fruta natural, após o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não-heme.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V V F F
V F V V
F F F V
F V V F
V V V V
Assinale a alternativa que corresponde ao microorganismo que é comumente relacionado a casos de intoxicação alimentar, encontrado no nariz, boca e pele de animais e é disseminado através de condições higiênicas sanitárias insatisfatórias do manipulador.
Salmonella sp.
Staphylococus aureus.
Bacilo cereus.
Escherichia coli.
A pancreatite aguda, em sua forma grave, acomete aproximadamente 25% dos pacientes com essa doença e apresenta uma taxa de mortalidade que varia entre 10-20%. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à terapia nutricional nesta patologia.
Evidência que possibilita o fornecimento de nutrição enteral na pancreatite é o posicionamento da sonda após o ângulo de Treitz, pois nesta posição ocorre pouca ou nenhuma alteração da secreção exócrina pancreática.
Em pancreatite aguda leve, a terapia nutricional deve ser iniciada se não houver possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 14 dias.
A nutrição parenteral está indicada apenas naqueles pacientes incapazes de atingir os seus requerimentos nutricionais pela via enteral, por falência intestinal, ou em situações como íleo prolongado, fístula pancreática e síndrome compartimental abdominal.
Na pancreatite aguda grave, a terapia nutricional deve ser iniciada tão logo haja estabilidade hemodinâmica.
O objetivo primário da terapia nutricional na pancreatite aguda é minimizar o catabolismo, evitando, assim, a instalação de desnutrição proteica energética ou seu agravo.
Uma preparação com peso final de 3.800 g, com valor calórico total de 4.800 kcal, 13% de proteínas e 55% de carboidratos apresenta, aproximadamente, uma quantidade de gorduras (g) e densidade energética (kcal/g) de, respectivamente,
384 e 0,4.
170 e 1,2.
170 e 0,4.
153 e 1,6.
153 e 1,2.
Em relação às toxiinfecções alimentares, não é considerada uma medida preventiva:
Análise microbiológica da matéria-prima periodicamente.
Controle de temperatura dos alimentos e dos equipamentos de manutenção dos alimentos.
Controle da qualidade da água e de pragas em unidades de alimentação.
Controle de saúde periódico dos manipuladores de alimentos e a correta higiene de superfícies, equipamentos, pessoal e do ambiente.
A comunicação anormal entre duas superfícies epitelizadas pode ser externa, quando o trajeto se dá entre uma víscera oca e a pele; e interna, quando ocorre entre duas vísceras ocas, (podendo ser motivo de contraindicação de nutrição enteral), recebe o nome de
mesentério.
omento.
ducto torácico.
linfaedema.
fístula digestiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...