Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta a respeito da recuperação da criança com desnutrição grave.
Considera-se que tem hipoglicemia a criança com desnutrição grave cujo nível de glicose sanguínea é inferior a 70mg/dL e deve ser tratada imediatamente com solução de glicose ou sacarose a 10%.
O soro de reidratação oral para crianças com desnutrição grave (RESOMAL) tem mais sódio e menos potássio que a solução padrão de reidratação oral.
Os preparos alimentares oferecidos na fase de estabilização da desnutrição grave deve fornecer no máximo 100 Kcal/kg de peso /dia e o mínimo aceitável é de 80kcal/kg de peso/dia.
A suplementação com ferro é recomendada na fase de estabilização inicial do tratamento da criança com desnutrição grave, porque melhora a infecção que ocorre neste período.
Na fase de reabilitação a criança deve receber um total de calorias na faixa de 130 a 150kcal/kg de peso/dia e um total de proteínas na faixa de 4 a 5g/kg de peso/dia.
A sequência dos caracteres sexuais secundários, sistematizada por Tanner, é utilizada na adolescência e sua importância está associada
à pequena variabilidade da velocidade de progressão da maturação sexual.
à evidente concordância entre os 3 estágios de maturação sexual do adolescente.
ao fato de que a idade cronológica é o parâmetro mais importante de crescimento.
à relação indireta entre os estágios de maturação sexual e o crescimento e desenvolvimento físico.
à possibilidade de monitorar os 5 estágios de desenvolvimento sexual do adolescente.
A educação nutricional faz parte das atividades do nutricionista em todos os campos de atuação, e a diferenciação entre o processo de educação e orientação nutricional pode contribuir para definir o papel do nutricionista como educador. Com relação ao processo de educação nutricional, afirma-se:
I. Deve ser enfatizada a mudança imediata das práticas alimentares por meio do seguimento da dieta determinada pelo profissional nutricionista, que é considerado a autoridade nesse processo.
II. As necessidades de mudança de comportamento alimentar são discutidas com o paciente, sendo o nutricionista um parceiro na resolução dos problemas e dificuldades.
III. As representações sobre o comer e a comida, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde por parte do paciente devem ser consideradas pelo nutricionista.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I e III.
Somente a afirmativa I.
Somente a afirmativa II.
Somente as afirmativas II e III.
Somente a afirmativa III.
Considere os itens abaixo sobre alimentos de alto risco e assinale a alternativa correta.
I. Alimentos processados na própria embalagem, eliminando todos os patógenos.
II. Alimentos preparados sob calor e refrigerados em grandes quantidades além do prazo de validade.
III. Alimentos com atividade aquosa abaixo de 0,92.
IV. Alimentos processados a quente e tocados por mãos desprotegidas.
São consideradas situações de alto risco:
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
I, II, III e IV.
A terapia nutricional para o paciente portador de diabetes tem por objetivo atingir e manter um perfil metabólico ótimo, o que inclui assegurar, EXCETO:
Níveis de pressão arterial, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
Perfil lipídico e lipoproteico que reduzam o risco de doença macrovascular.
Níveis de glicemia na faixa da normalidade.
Integração da insulinoterapia aos hábitos alimentares e atividade física para indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.
A prevenção de hipoglicemia, doenças agudas e problemas glicêmicos relacionados à atividade física para indivíduos com insulinoterapia.
Dietas vegetarianas restritas, por tempo prolongado, podem levar à anemia megaloblástica, que está relacionada à deficiência de
tiamina.
cobalamina.
niacina.
ácido pantotênico.
zinco.
Escolha, dentre a sequência abaixo, as vitaminas que completam respectiva e corretamente as lacunas das seguintes afirmações.
I. A deficiência de _______________ afeta essencialmente a pele, o trato gastrintestinal e o sistema nervoso. A deficiência grave dessa vitamina causa dermatite, diarreia e demência (doença dos 3 "D").
II. O beriberi é uma doença causada pela falta de _______________ .
III. A deficiência de _______________ pode causar disfunções neurológicas, miopatias, e atividade anormal das plaquetas. Geralmente aparece em fumantes e, também, quando há problemas em relação à absorção gordurosa, como na atresia biliar, na fibrose cística e na síndrome do intestino curto.
IV. A deficiência grave de _________________ é caracterizada por fenômenos hemorrágicos (escorbuto).
V. O quadro clínico característico da deficiência de _______________ na infância, leva a fratura de ossos e dentes, ao crescimento deficiente e ao aparecimento de deformações ósseas.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem solicitada:
Tiamina, Niacina, Vitamina E, Ácido ascórbico, Vitamina D
Niacina, Tiamina, Vitamina E, Ácido ascórbico, Vitamina D
Tiamina, Vitamina E, Ácido ascórbico, Vitamina D, Niacina
Vitamina D, Vitamina E, Ácido ascórbico, Niacina, Tiamina
Niacina, Tiamina, Ácido ascórbico, Vitamina D, Vitamina E
Nutrição - Gestão nas UPR's - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O planejamento de um cardápio para coletividade sadia requer alguns princípios básicos. Assinale a alternativa correta:
A distribuição percentual mais recomendada de carboidratos, proteínas e lipídios no cardápio é a seguinte: 50% a 65% do VET para CHO, 5% a 10% do VET para Ptn; 40 a 45% para Lip.
Os únicos fatores que determinam o perfil do cliente são o peso, a altura, o sexo e a etnia.
Os requisitos de micronutrientes somente precisam ser levados em consideração no planejamento de dietas para enfermos.
No planejamento de um cardápio popular, o uso elevado de gorduras nas preparações é fundamental uma vez que os usuários requerem aporte energético maior.
O Programa de Alimentação do Trabalhador PATestipula, no mínimo 1400 Kcal para as refeições principais (almoço, jantar e ceia). Admite-se uma redução para 1200 Kcal no caso de atividade leve, ou acréscimo para 1600 Kcal, no caso de atividade intensa mediante justificativa técnica.
Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
agro estênico caracteriza o indivíduo com redução de peso e de tecido adiposo, já o magro astênico caracteriza o indivíduo com inapetência, podendo evoluir para problemas neurológicos.
A recomendação de lipídeos para pessoas com diabetes mellitus é de até 30% do VCT.
Na magreza a dieta deve ser normoglicídica, normolipídica e normoprotéica.
Para indivíduos com síndrome metabólica o sal é limitado para 2g/dia.
Abordagem terapêutica das dislipidemias leva em consideração o tipo de prevenção cardiológica, o nível de LDLc e de triglicerídeos e a presença de fatores de risco.
O ser humano, assim como outros animais, precisa dos nutrientes em quantidade e qualidade adequadas para atender todas as necessidades de energia e nutrientes. Para que os nutrientes alcancem sua eficiência dentro do corpo, devem ser absorvidos para a circulação e ainda utilizados pelas células.
Analise as proposições abaixo sobre digestão e absorção e escolha, dentre a sequência abaixo, as expressões que completam respectiva e corretamente as lacunas.
I. Com a chegada da secreção pancreática ao intestino, as enzimas amilolíticas irão atuar para completar a digestão de _________________________________.
II. Das enzimas secretadas pelo pâncreas no intestino delgado, a lípase é a de grande importância para a digestão de ________________________________.
III. Na boca, os alimentos são misturados com a saliva. O conjunto alimentos-saliva é mastigado e deglutido, passando para o esôfago. Daí o bolo é impulsionado por movimentos peristálticos, involuntários, até o __________________________________________.
IV. A lactose que normalmente é hidrolisada é absorvida no ______________ , quando falta a enzima em quantidades suficientes, não é absorvida e segue para o intestino grosso, onde é fermentada.
V. ______________ começam a ser digeridas por ação da pepsina, que é secretada pelas glândulas principais do estômago, na forma de um precursor inativo, o pepsinogênio.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem solicitada:
carboidratos, gorduras, estômago, intestino delgado, proteínas
gorduras, carboidratos, intestino delgado, estômago, proteínas
proteínas, gorduras, estômago, intestino delgado, carboidratos
proteínas, carboidratos, estômago, intestino delgado, gordura
gorduras, proteínas, estômago, intestino delgado, carboidratos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...