Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando uma mulher jovem que iniciou sua gestação com baixo peso, (IMC<18,5), a faixa de ganho de peso total recomendada, em quilos, durante a gravidez é:
7,0 − 11,5
8,5 − 16,0
12,5 − 18,0
15,5 − 21,5
18,0 − 22,0
Assinale a alternativa correta sobre o índice de Massa Corporal (IMC).
A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso (kg)/altura (metros)
O grau de obesidade II para o IMC é maior que 40,0 kg/m2.
O IMC é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável.
O ponto de corte do IMC que indica a normalidade de um indivíduo para o peso é: maior que 18,5 kg/m2.
Desde 1990, com o objetivo de desenvolver mecanismos e ações para o sucesso do aleitamento materno, foram definidos os dez passos para o sucesso do aleitamento materno que visam
ter normas escritas que devem ser rotineiramente transmitida às mães.
ajudar as mães a iniciar o aleitamento nas primeiras 24 horas após o nascimento.
encorajar o aleitamento materno predominante.
mostrar às mães como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
capacitar, preferencialmente, as áreas de enfermagem e médica nas práticas de implementação das ações.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta em relação ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, denominado de O Vitamina A Mais.
A suplementação da vitamina A é distribuída pelo Ministério da Saúde de forma periódica e regular para as crianças de 6 a 69 meses de idade.
Promove o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementar até 2 anos de idade.
Suplementa megadoses de vitamina A para as mulheres 10 dias após o parto.
A vitamina A protege somente a visão sem nenhuma interferência nas infecções, tais como diarreia e infecções respiratórias.
A avaliação do estado nutricional deve ser complementada através de exames laboratoriais de rotina em pacientes cirúrgicos. Os níveis de proteínas séricas, albumina e contagem de linfocitária no sangue periférico têm-se mostrado específicos e sensíveis para prever complicações pós-operatórias, taxas de permanência hospitalar e mortalidade em pacientes cirúrgicos. Em relação à albumina, é correto afirmar que
sua meia-vida varia de 8 a 10 dias, com média de 8,8 dias.
as taxas de albumina podem ser influenciadas pela carência de ferro.
a reserva corporal pode chegar a 4 a 5 g/kg.
a taxa de albumina sérica não sofre alteração na presença de desnutrição proteico-calórica.
A pirose é frequentemente mencionada como desconforto durante a gestação. Dentre as medidas que podem ser tomadas para alívio dos sintomas, inclui-se
ingerir líquidos às refeições.
repousar após as grandes refeições.
reduzir o número de refeições.
oferecer leite puro para neutralizar os sintomas.
fracionar a dieta e oferecer em pequenos volumes.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta em relação às atribuições dos profissionais na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
O nutricionista é responsável pela supervisão da preparação da Nutrição Enteral que envolve a avaliação da prescrição dietética, a manipulação, o controle de qualidade, a conservação, o transporte e a administração da Nutrição Enteral.
Ao médico compete: indicar, prescrever e acompanhar os pacientes submetidos à Terapia Nutricional Enteral (TNE).
Ao farmacêutico compete adquirir, armazenar e administrar, criteriosamente, a Nutrição Enteral industrializada, enquanto ao enfermeiro compete distribuir a Nutrição Enteral.
O médico é responsável pela indicação da TNE. Essa indicação da TNE deve ser precedida da avaliação nutricional do paciente que deve ser repetida, no máximo, a cada 30 dias.
Compete ao nutricionista orientar o paciente, a família ou o responsável legal, quanto à preparação e à utilização da Nutrição Enteral prescrita durante o período de internação, mas não para o período após a alta hospitalar.
A segurança alimentar e nutricional abrange, EXCETO:
Ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, incluindo a água, bem como da geração de emprego e da redistribuição de renda.
Conservação da biodiversidade e utilização sustentável dos recursos.
A promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social.
Garantir a qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade.
A implementação de políticas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, deve acontecer sem a necessidade de observar as características culturais do país.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como princípio o direito humano à alimentação adequada. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da PNAN.
Promover práticas alimentares saudáveis.
Acabar com os distúrbios nutricionais.
Diminuir índices de desnutrição nas comunidades.
Garantir água potável para a população.
Orientar a escolha de alimentos orgânicos para as famílias.
O estabelecimento de técnicas apropriadas e padrões de referência especificamente para indivíduos idosos são ainda bastante complexos e controversos. Em relação à avaliação em idosos assinale a alternativa ERRADA.
Na avaliação subjetiva global o ponto importante a ser identificado é o grau de risco nutricional.
O gasto energético diminui cerca de 2 a 4% por decênio de vida a partir dos 30 anos, devido a diminuição da atividade física e da massa corporal.
O aumento da densidade mineral óssea principalmente em mulheres é um processo natural que decorre, principalmente da cessação da produção de hormônios esteroides com a menopausa.
A sarcopenia pode causar alteração na estrutura e composição do músculo esquelético.
A necessidade dietética de cálcio dos adultos idosos pode ser aumentada devido a sua maior absorção com o envelhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...