Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Considerando as Normas estabelecidas nas Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com relação à operação de higiene, deve-se garantir que
a etapa do enxágue seja obrigatória, quando houver o uso de substâncias odorizantes e/ou desodorantes nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
os produtos saneantes utilizados estejam regularizados pelo Ministério da Agricultura.
os produtos saneantes sejam armazenados nas mesmas prateleiras dos alimentos, com exceção dos produtos com substâncias odorizantes e/ou desodorantes, que devem ser guardados em local reservado.
os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias utilizem uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos.
os utensílios utilizados na higienização de instalações sejam adequadamente higienizados antes de serem usados para a higienização dos equipamentos e utensílios que entram em contato com o alimento.
O valor do percentual de gordura corporal para atletas varia de acordo com o sexo e a modalidade esportiva praticada. O nível mínimo de gordura corporal estimada, compatível com a saúde de atletas femininas, é
8%
10%
12%
14%
16%
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
De acordo com o Regulamento Técnico sobre as Boas Práticas, os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados relacionados aos seguintes itens:
seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens; manejo dos resíduos; controle da potabilidade da água; higiene e saúde dos manipuladores.
seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens; controle integrado de vetores e pragas urbanas; higienização do reservatório; higiene e saúde dos manipuladores.
higienização de instalações, equipamentos e móveis; controle integrado de vetores e pragas urbanas; higienização do reservatório; higiene e saúde dos manipuladores.
higienização de utensílios; manejo dos resíduos; seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens; higiene e saúde dos manipuladores.
higienização de utensílios; controle integrado de vetores e pragas urbanas; higienização do reservatório; higiene e saúde dos manipuladores.
Julgue os itens seguintes, relativos a fatores de risco e tratamento da hipertensão arterial.
A atividade física ajuda a secreção da insulina pelo pâncreas e a captação periférica da glicose pelos músculos, sendo os exercícios aeróbicos a atividade física que mais contribui para a redução da pressão arterial.
Um organograma representa, por meio das linhas de responsabilidade e autoridade, as relações formais de uma empresa. Considerando o organograma mostrado acima, que representa parte da organização de uma UAN, julgue os itens seguintes.
No esquema mostrado, verifica-se duplicidade de comando, visto que tanto o supervisor quanto o chefe são hierarquicamente superiores aos auxiliares.
A ingestão de cálcio na infância auxilia a maximização da massa óssea. Para uma criança de 7 anos, recomenda-se a ingestão de uma quantidade mínima de cálcio, por dia, em miligramas, de
500
600
700
800
900
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O Controle Integrado de Pragas faz parte de qualquer programa de qualidade nas UAN, pois ele é indispensável à prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Com relação ao Controle Integrado de Pragas, considere as práticas a seguir.
I Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou proliferação dos mesmos.
II Quando o controle químico empregado não for eficaz, as medidas de prevenção devem ser adotadas imediatamente.
III O controle químico deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfestantes regularizados pelo Ministério da Saúde.
IV Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e pós-tratamento, a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios.
V Quando necessário, após a aplicação do controle químico, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes.
Estão regulamentadas na legislação federal vigente as práticas apresentadas em
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
A Deficiência protrica é vista mais frequentemente em crianças, devido aos seus requerimentos maiores de proteínas e calorias por quilograma de peso corpóreo e a sua maior suscetibilidade a fatoresque impedem uma ingestão adequada. De acordo com as diferentes características do quadro clínico entre o Marasmo e o Kwashiorkor , podemos citar que:
Um dos sinais clínicos do Marasmo é a presença de edema.
No Marasmo há uma pequena adaptação ao estresse.
Esteatose hepática é comum no Marasmo.
Problemas de dermatose são raras no Marasmo.
Em ambos podemos encontrar alta taxa de insulina sérica.
O consumo de carboidrato durante o exercício físico de longa duração pode melhorar o desempenho, retardar a fadiga e prevenir a hipoglicemia. Para isso, recomenda-se a ingestão de carboidrato, por meio de solução ou gel, para cada hora de exercício, na quantidade, em gramas, de
10 a 20
20 a 40
30 a 60
40 a 80
50 a 100
A fisiologia mamária está ligada à esfera neuroendócrina e pode ser dividida em 3 processos: Lactopoese, Mamogênese e Lactogênese. Sendo assim, é certo definir que:
A Lactogênese é a manutenção da lactação.
A Mamogênese se dá no início da lactação.
A Mamogênese é a produção e manutenção da lactação.
A Lactopoese desenvolve a glândula mamária.
A Lactogênese se dá no início da lactação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...