Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta sobre Obesidade.
O tratamento da obesidade é difícil porque há variação do metabolismo basal em diferentes pessoas e na mesma pessoa em circunstâncias diferentes. Assim, com a mesma ingestão calórica, uma pessoa pode engordar e outra não.
A distensão do estômago é um sinal importante de saciedade. Além de estímulos mecânicos, estão envolvidos neurotransmissores e peptídeos, como colecistocinina, glucagon, bombesina, bilirrubina e somatostatina.
No sistema nervoso central, principalmente no hipotálamo, encontram-se os sistemas serotonínicos do controle do apetite. Outros peptídeos, como beta-endorfina, dinorfina e galanina atuam no sistema nervoso central, influenciando a ingestão e/ou a saciedade. O neuropeptídeo Y é o mais potente inibidor do apetite conhecido.
A leptina, produzida no pâncreas, tem um papel central e periférico, participa do controle energético e, provavelmente, interage com o neuropeptídeo Y no controle do apetite e da saciedade.
A leptina age no hipotálamo, porém não tem nenhum efeito sobre o gasto energético.
Assinale a alternativa correta sobre as necessidades nutricionais no idoso.
A dieta do idoso deve obter entre 50% a 60% do valor calórico total de carboidratos. É necessário ressaltar a prioridade de carboidratos complexos para minimizar os picos de hiperglicemia. Os carboidratos simples deverão ser no máximo 30% do total de carboidratos.
Os idosos apresentam aumento na síntese proteica, além de uma menor massa magra. Assim, o fornecimento proteico é fundamental. A recomendação estabelecida pela Recomendação das Necessidades Diárias (RDA) é de 0,8 g/kg/dia.
A ingestão de lipídeos recomendada é de 20% a 30% do valor calórico total. As gorduras saturadas não devem ultrapassar a 10%, pela sua associação com doenças coronarianas. O restante deverá ser de mono e poli-insaturados. A ingestão de ácidos graxos essenciais, que incluem o ômega 6 (ácido linoleico) deve ser de 11 g/dia; e o ômega 3 (ácido linolênico) com ingestão de 1,1 g/dia. O consumo de colesterol não deve ser superior a 500 mg/dia.
O metabolismo do cálcio está diretamente relacionado com a perda da massa óssea ou osteopenia, podendo atingir a osteoporose. Além disso, a absorção de cálcio está diminuída no idoso, sendo mais um fator de contribuição da doença. Segundo as DRIs, a recomendação de cálcio para a população acima dos 51 anos é de 2400 mg/dia.
A redução na massa magra corpórea e a atividade física estão associadas com a necessidade total de energia. O metabolismo basal reduz cerca de 10% até os 60 anos, influenciando diretamente com a diminuição do gasto energético.
Assinale a alternativa correta sobre Ingestão Dietética de Referências (Dietary Reference Intakes/ DRIs).
As atuais recomendações, DRIs, visam adequada utilização do nutriente, sem preocupação com a redução do risco de doenças crônicas.
Determinar necessidades nutricionais somente a partir da ingestão observada seria adequado para manter massa corporal desejável e níveis ótimos de atividade física.
As atuais recomendações, DRIs, visam à manutenção da saúde com provisão de necessidades energéticas, mas não considera a prática de atividade física,
As recomendações nutricionais anteriores às DRIs eram baseadas em observações de ingestão alimentar em pessoas saudáveis.
O desenvolvimento das DRIs não é originário dos relatórios denominados de RDAs (Recommended Dietary Allowances).
Assinale a alternativa correta.
Leite e ovos são fontes de iodo.
No Brasil não se tem um programa específico de Combate aos Distúrbios por Deficiência de Iodo.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem que não é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos: a triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3).
Os hormônios tireoidianos atuam somente na manutenção do metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo.
A iodação do sal no Brasil é obrigatória em todo o sal destinado ao consumo humano - Lei no 6.150, de 3 de dezembro de 1974.
Assinale a alternativa correta sobre doenças cardiovasculares.
A ligação entre hipercolesterolemia e doenças cardiovasculares é particularmente bem estabelecida, em especial para as doenças coronarianas. A elevação do colesterol total e do LDL está inversamente associada ao aumento do risco cardiovascular.
A importância de fatores nutricionais na prevenção de doenças cardiovasculares é bem estabelecida. Os mecanismos de ação mais conhecidos são o seu impacto sobre os níveis de colesterol, essencialmente o conteúdo de colesterol dos alimentos, e de maneira menos importante as gorduras saturadas.
Medidas dietéticas indicadas para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 privilegiam as dietas pobres em gorduras, carboidratos simples e sódio, e ricas em fibras. Essas medidas apresentam potencial para reduzir o peso corporal, a obesidade abdominal e atenuar as anormalidades metabólicas.
A relação entre triglicerídeos elevados e risco cardiovascular é independente do efeito de outros fatores que frequentemente acompanham a hipertrigliceridemia, tais como obesidade, diabetes, colesterol alto, HDL baixo e hipertensão arterial.
Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, com HDL-colesterol alto, são importantes fatores de risco cardiovascular.
Assinale a alternativa correta sobre os métodos e instrumentos de avaliação do consumo alimentar.
O conjunto de procedimentos metodológicos utilizados para obtenção de informações sobre doenças pregressas tem sido denominado de inquérito dietético.
A história alimentar é um método de natureza prospectiva em que o próprio indivíduo ou responsável anota as estimativas das porções de alimentos consumidos, seus tipos, receitas e preparações por um dia, uma semana ou um período mais longo, caracterizando o consumo atual.
Os métodos pesos e medidas consistem em registrar minuciosamente as quantidades de alimentos consumidos por meio de pesagem direta ou de medidas caseiras usadas, o que também possibilita a identificação do consumo atual.
O Recordatório de 24 horas consiste na obtenção, através de entrevista, de informações qualitativas dos alimentos e bebidas consumidos nas 24 horas precedentes ou no dia anterior, da primeira à última refeição do dia, caracterizando o consumo atual.
O registro diário busca a obtenção de informações retrospectivas sobre consumo e hábitos alimentares do indivíduo durante seu ciclo de vida, podendo cobrir o período de um dia, uma semana, um mês ou período mais longo, possibilitando a caracterização do consumo habitual ou usual.
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Programa utilizado especificamente para padronização e controle da higiene operacional dos estabelecimentos que manipulam alimentos:
ISO.
BPF
GMP.
PPHO.
APPCC.
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As boas práticas de fabricação auxiliam no controle e redução de contaminação, durante a manipulação de alimentos. Porém, além dos cuidados com a manipulação, o manipulador de alimentos deve possuir:
carteira de saúde, que lhe permite manipular alimentos.
cuidados higiênicos na manipulação dos alimentos, durante seu processamento.
luvas, caso entre em contato direto com os alimentos.
máscara, em caso de manipular alimentos, quando tiver algum tipo de tosse.
unhas bem cortadas, cabelos presos e bom asseio pessoal.
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Na preparação de soluções que envolvam produtos ácidos, deve-se:
adicionar o ácido no solvente.
adicionar o solvente no ácido.
aquecer o solvente antes de adicionar o ácido.
resfriar o ácido antes de adicionar o solvente.
misturar o ácido aquecido e o solvente simultaneamente.
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em relação às normas de boas práticas para manipulação de alimento, assinale a alternativa correta.
A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60°C a 10°C em até 12 horas. Em seguida, o mesmo deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5°C, ou congelado à temperatura igual ou inferior a 18°C.
O tempo para o consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração à temperatura de 4°C, ou inferior, deve ser de 10 dias.
Os meios de transporte do alimento preparado devem ser higienizados, sendo adotadas medidas a fim de garantir a ausência de vetores e pragas urbanas. Os veículos devem ser dotados de cobertura para proteção da carga, podendo assim transportar outras cargas.
Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento. O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e a permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana.
Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, podendo ser recongelados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...