Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

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Constituem métodos individuais aplicáveis à educação nutricional:

  • A. Estudo orientado, aconselhamento dietético, estudo de caso.
  • B. Simpósio, dramatização, “brainstorming”.
  • C. Seminário, estudo de caso, painel.
  • D. Preleção, discussão em pequenos grupos, aconselhamento dietético.

As proposições abaixo descrevem os propósitos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, EXCETO:

  • A. Promoção de práticas alimentares saudáveis e adequadas.
  • B. Vigilância alimentar e nutricional.
  • C. Manutenção das condições de alimentação, nutrição e saúde da população.
  • D. Prevenção e cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

Dos itens abaixo, são métodos diretos usados na avaliação nutricional de coletividades:

I. Exames laboratoriais (hemoglobina, albumina, glicose, etc.).

II. Exames antropométricos (peso, estatura, perímetros, etc.).

III. Inquéritos de consumo alimentar (recordatório, freqüência, etc.).

IV. Exames clínicos (sinais clínicos e sintomas).

Está(ão) correta(s):

  • A. Apenas a alternativa I.
  • B. Apenas as alternativas I, II e IV.
  • C. Apenas as alternativas I e II.
  • D. Apenas as alternativas I, II e III.

Estudos a respeito do impacto nutricional dos programas de alimentação escolar evidenciam que estes programas:

  • A. Não levam à melhora no estado nutricional nem na aprendizagem.
  • B. Trazem inúmeros benefícios nutricionais, sendo responsáveis pela redução das taxas de desnutrição infantil em mais de 50%.
  • C. Acarretam em melhoria nos indicadores relativos à inteligência e comportamento, bem como grandes impactos em termos antropométricos.
  • D. Ajudam a melhorar o desenvolvimento cognitivo, mas há controvérsia a respeito dos reais benefícios em relação ao estado nutricional das crianças.

Os programas de educação nutricional podem ser beneficiados ao se considerar a existência de diferentes estágios de mudança comportamental. De acordo com o modelo transteorético os estágios de mudança são divididos em:

  • A. Pré-informativo, informativo, ativo, cognitivo.
  • B. Pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.
  • C. Inconsciente, intencional, ativo e contínuo.
  • D. Pré-contemplação, comunicação, ação, determinação.

Para o adequado funcionamento das unidades de alimentação e nutrição, vários são os instrumentos utilizados para garantir a inocuidade da refeição produzida. Em relação aos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), é correto afirmar que

  • A. são obrigatórios em bares e restaurantes, e não se aplicam a unidades localizadas em hospitais e creches.
  • B. devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.
  • C. estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações eventuais na produção, armazenamento e transporte de alimentos.
  • D. estes procedimentos podem apresentar outras nomenclaturas desde que se obedeça ao conteúdo estabelecido na Resolução n.º 320/2002.
  • E. a descrição dos materiais necessários para a realização das operações rotineiras, assim como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), não são obrigatórios.

Jovem de 17 anos, sexo feminino, apresenta obesidade grau II e recebeu indicação para realizar o tratamento cirúrgico da obesidade. A família é atendida pelo PSF (Programa de Saúde da Família) e somente poderia realizar tal tratamento pelo SUS. Dessa forma, a equipe de saúde consultou a legislação do SUS, na qual consta que

  • A. pessoas acima de 21 anos podem realizar tratamento cirúrgico pelo SUS, se apresentarem obesidade grau III.
  • B. jovens entre 16 e 18 anos podem fazer o tratamento cirúrgico se apresentarem o escore – Z maior que + 4, na análise do IMC por idade.
  • C. jovens acima de 18 anos podem fazer o tratamento se apresentarem obesidade grau III com comorbidades.
  • D. indivíduos que residem em regiões onde não há Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não podem realizar tratamento cirúrgico.
  • E. adolescentes (10 a 19 anos) devem passar por avaliação individual por equipe multiprofissional, considerando o risco-benefício desse tratamento.

Para combater a anemia, no Brasil, desde junho de 2004, tornou-se obrigatória a fortificação das farinhas de trigo e milho com

  • A. ferro e ácido fólico.
  • B. ferro e vitamina A.
  • C. ácido fólico e vitamina A.
  • D. vitamina C e vitamina B1.
  • E. niacina e vitamina B2.

De acordo com as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, no controle da pressão arterial, observam-se benefícios com a redução do consumo de sódio alimentar diário, em gramas, para

  • A. 2.
  • B. 3.
  • C. 5.
  • D. 6.
  • E. 7.

É direito do Nutricionista

  • A. emitir parecer público referente à conduta de profissionais.
  • B. quando no exercício profissional recusar-se a identificar seu nome, profissão e inscrição no CRN.
  • C. prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social, ou quando tal se justifique em razão dos fins sociais e humanos.
  • D. prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social, ou quando tal se justifique em razão dos fins sociais e humanos.
  • E. requerer desagravo público ao CRN quando pacientes ou empresas se recusarem a acatar suas orientações.
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