Lista completa de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi regulamentado como atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 080-P, de 16 de outubro de 1990, do Ministério da Saúde, e da Lei nº 8.080/1990, capítulo I, artigo 6º, inciso IV Lei Orgânica da Saúde. Antes desse momento, existiam inúmeras experiências locais em diversas partes do país sem uma articulação estadual e nacional.
Sobre o SISVAN, considere as seguintes afirmativas:
1. As ações de VAN realizadas com os usuários do SUS incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde não abrangem situações de risco.
2. O SISVAN é baseado na terceira diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
3. Devem-se associar os indicadores antropométricos a outros diagnósticos, como a vulnerabilidade social, etária e por morbidade.
4. Recomenda-se a ampliação da cobertura da vigilância alimentar e nutricional para todos os grupos populacionais.
Assinale a alternativa CORRETA.:
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
D. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Segundo a Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, o SISVAN é um dos sistemas que deve ter uma alimentação de dados regular para evitar a suspensão do repasse de recursos do Piso da Atenção Básica/PAB.
De acordo com essa portaria e segundo os protocolos do SISVAN, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Considera-se alimentação regular dos dados quando o registro é feito com periodicidade ininterrupta, ou seja, todos os meses do ano.
( ) Considera-se alimentação irregular dos dados a ausência de envio de informações por 2 meses consecutivos.
( ) Considera-se alimentação regular dos dados quando a cada dois meses eles são lançados no sistema.
( ) Considera-se alimentação irregular dos dados a ausência de envio de informações por 3 meses alternados no período de um ano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V F F V
V V F F
F V V F
F F V V
V V F V
Sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), é CORRETO afirmar:
Está institucionalizado dentro da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN).
Constitui-se de ações e programas prioritários a serem desenvolvidos em ação conjunta Estado sociedade.
Trata da regulamentação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância.
Regulamenta a rotulagem de alimentos transgênicos e produzidos com o uso de agrotóxicos.
Determina a erradicação da fome e da desnutrição por meio do fortalecimento das ações de promoção da alimentação saudável na atenção básica à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipovitaminose A é caracterizada como um problema de saúde pública quando:
A prevalência está entre 5 e 8% de crianças com níveis de retinol sérico abaixo de 20 μg/dl.
A prevalência é inferior a 10% de crianças com níveis de retinol sérico abaixo de 30 μg/dl.
A prevalência é superior a 10% de crianças com níveis de retinol sérico abaixo de 20 μg/dl.
A prevalência é superior a 20% de crianças com níveis de retinol sérico abaixo de 10 μg/dl.
A prevalência é superior a 20% de crianças com níveis de retinol sérico abaixo de 20 μg/dl.
A vitamina A possui função fisiológica muito diversificada, pois atua no bom funcionamento do processo visual, na integridade do tecido epitelial e no sistema imunológico, entre outros.
Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O valor da vitamina A em equivalente de retinol (EqR) é representado pelos carotenóides presentes nos vegetais e a vitamina A, propriamente dita, presente nos alimentos de origem animal.
( ) A quantidade de vitamina A presente no leite materno supera as necessidades da criança nos seis primeiros meses de vida.
( ) Dos 6 aos 12 meses, a quantidade de vitamina presente em um copo de leite de vaca atende a necessidade diária de vitamina A da criança.
( ) Para controlar a deficiência de vitamina A, o Ministério da Saúde distribui cápsulas de 100.000 UI dessa vitamina para adolescentes e adultos do Nordeste e do Vale do Jequitinhonha (MG).
( ) Uma forma de prevenir a deficiência de vitamina A é através da adição de farinha de fígado bovino em sopas e papas para menores de um ano em Centros de Educação Infantil do Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F V V F V
V V F V F
V F V F F
V V F F F
F F V V V
O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) se destina à suplementação preventiva de todas as crianças de 6 a 18 meses com sulfato ferroso e prevê a orientação adequada da alimentação complementar, pelo seu importante papel no suprimento de ferro durante a infância. Sobre essa suplementação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A biodisponibilidade de ferro permite a absorção de 50% do mineral presente no leite materno, enquanto a absorção do ferro no leite de vaca, que possui quantidades semelhantes, é de 10%.
( ) O ferro heme, presente nas carnes e vísceras, tem maior biodisponibilidade, embora esteja exposto a fatores inibidores, como fitatos e taninos, que diminuem sua absorção.
( ) O ferro não-heme, contido no ovo, cereais, leguminosas e hortaliças, é absorvido de 2 a 10% pelo organismo e pode ter suas taxas de absorção aumentadas ou diminuídas na presença de determinados alimentos.
( ) A recomendação de ferro para crianças de seis a 12 meses é de 11 mg/dia, daí a necessidade de oferecer alimentos à criança com maior quantidade de ferro heme e suco de fruta natural, após o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não-heme.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V V F F
V F V V
F F F V
F V V F
V V V V
É competência do Sistema Único de Saúde- SUS, exceto:
Fiscalizar e controlar procedimentos, produtos e substâncias de interesse da saúde.
Ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde.
Comercializar órgãos, tecidos e substâncias para fins de transplantes, pesquisas e tratamentos.
Participar do controle e fiscalização de produção, transporte, guarda e utilização de substâncias de produtos psicoativos, tóxicos e radiológicos.
Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
A Promoção da Alimentação Saudável (PAS) tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição. Diferentes ações têm sido pensadas para estimular a autonomia das pessoas para adoção de práticas alimentares saudáveis. Para tal, os principais focos são:
o apoio a modos de vida saudáveis com a participação dos profissionais de saúde e de outros setores pertinentes.
a criação de ambientes favoráveis, o desenvolvimento de habilidades pessoais e empoderamento, a mobilização e a participação social.
a produção e o consumo de alimentos nacionais de baixo custo e elevado valor nutritivo, bem como padrões alimentares mais variados.
as recomendações da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que tem como meta geral a promoção e proteção à saúde
a obtenção de dados de monitoramento do estado nutricional e do consumo alimentar das pessoas que frequentam as Unidades Básicas de Saúde.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi proposto pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição em 1976, mas somente em 1990, após a promulgação da Lei nº 8.080/1990, é que o SISVAN foi estabelecido nacionalmente. O SISVANfoi concebido sobre três eixos:
I. formular políticas públicas.
II. planejar, acompanhar e avaliar programas sociais relacionados saúde e assistência social.
III. avaliar a eficácia das ações governamentais. Dessa forma cumpre seu papel em auxiliar os gestores públicos na gestão de políticas de alimentação e nutrição.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.
se todas as afirmativas forem verdadeiras.
se nenhuma afirmativa for verdadeira.
A hidrogenação da gordura insaturada ocorre durante a fermentação anaeróbia no rúmen de vacas e ovelhas e por métodos químicos que adicionam hidrogênio aos óleos líquidos para formar uma gordura estável e sólida, os ácidos graxos trans :
I. A função da membrana celular depende da configuração tridimensional de seus ácidos graxos, sendo influenciada pela qualidade dos lipídeos da dieta.
II. A ingestão dietética de ácidos graxos trans pode influenciar a fluidez da membrana e ser prejudicial para a função celular.
III. Estudos clínicos e epidemiológicos sugerem que maiores ingestões de ácidos graxos trans estão associadas ao risco aumentado de doença cardíaca coronariana, câncer e outras doenças orgânicas.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.
se todas as afirmativas forem verdadeiras.
se nenhuma afirmativa for verdadeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...