Lista completa de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Ministério da Saúde, a anemia ferropriva constitui um dos problemas nutricionais mais importantes da população brasileira, com severas consequências econômicas e sociais. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
A fortificação das farinhas de milho e trigo por meio da adição de ferro e ácido fólico é obrigatória. O Ministério da Saúde tomou essa medida considerando que esses alimentos são de fácil acesso à população e não apresentam alterações em suas características organolépticas no processo de fortificação.
Acerca da evolução das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Quando ajustadas pela idade, as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e respiratórias diminuíram na última década, enquanto a mortalidade por diabetes permaneceu estável.
Acerca da evolução das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, as referidas doenças são as principais fontes de carga de doença, contrastando com o panorama do início do século passado, quando as doenças infecciosas e parasitárias eram responsáveis por grande parte das mortes nas cidades brasileiras.
Acerca da evolução das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Nos últimos dez anos, houve aumento substancial das mortes atribuíveis ao câncer gástrico em ambos os sexos, associado ao envelhecimento da população e ao aumento da obesidade.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
A Organização Mundial de Saúde classifica o Diabetes Mellitus como a primeira causa de morte em todo o mundo.
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica que aumenta a sua prevalência à medida que avança a idade, sobretudo a partir da idade adulta.
Na etiologia do diabetes pode-se relacionar apenas a hereditariedade, a presença de processos infecciosos, obesidade e gravidez, mas sem nenhuma relação com as situações de stress.
O Diabetes Mellitus é uma doença reconhecida pela redução crônica de glicose na corrente sanguínea.
Entre as manifestações clínicas do Diabetes Mellitus a presença de poliúria, polidipsia e polifagia são sintomas que raramente aparecem.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
Existem evidências de que o sal adicionado ao alimento é o fator mais importante para o aumento da pressão arterial em adultos normotensos e hipertensos, mas não em crianças.
O informe técnico da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação recomenda a ingestão de sal menor do que 5 g por dia por pessoa. Estes 5 g de sal equivalem a 3000 mg de sódio.
A redução de sal na alimentação de populações deve considerar apenas o sal que se utiliza na mesa, não sendo necessário considerar aquele que é adicionado ao processamento dos alimentos como pães, carnes e cereais matinais.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) aponta que nas Américas, o consumo de sal pode chegar ao dobro do nível recomendado pela OMS, que é menor do que 5 g/dia/pessoa, em adultos, excluindo as crianças.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento da pressão arterial no mundo é o principal fator de risco de morte e o segundo de incapacidades por doenças cardíacas, acidente cérebro vascular e insuficiência renal.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta em relação à obesidade infantil.
No Brasil tem-se observado um aumento da prevalência de obesidade, o qual está estritamente relacionado com mudanças no estilo de vida, mas não com mudanças nos hábitos alimentares.
É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.
A obesidade, já na infância, está relacionada a várias complicações, como também a uma maior taxa de mortalidade. Quanto mais tempo o indivíduo se mantém obeso, menor é a chance das complicações ocorrerem, assim como mais precocemente.
Hábitos sedentários, como assistir televisão e jogar videogame, contribuem para um aumento do gasto calórico diário.
Do conjunto de atos violentos denominados maus-tratos, um deles se caracteriza pela omissão no trato dos cuidados e necessidades da criança por parte da família, por vezes impossibilitada devido a sua reconhecida ausência de condições econômicas. Como é conhecida esta violação?
Violência física.
Violência psicológica.
Violência sexual.
Negligência.
Abandono intencional.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Na Alimentação Saudável para Adultos com mais de 60 anos, o Ministério da Saúde propõe Dez Passos. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e uma porção de fruta na sobremesa ou lanche.
( ) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.
( ) Consuma diariamente duas porções de leite e derivados e uma porção de carne, aves, peixes e ovos. Retirar a gordura aparente da carne e a pele das aves.
( ) Coma feijão com arroz pelo menos três vezes por semana. Este prato brasileiro tem um bom aporte proteico.
( ) Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), batata ou mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
F V F F V
F V V V F
V V F F V
F V F V F
F V V F V
Considerando os procedimentos para avaliação do perfil alimentar e nutricional para registro no SISVAN, numere os itens de cima de acordo com os de baixo.
1. Crianças
2. Adolescentes
3. Adultos
4. Gestantes
5. Idosos
( ) Avaliar os hábitos alimentares, a disponibilidade e variedade de alimentos na família e o recebimento de benefícios provenientes de programas de transferência de renda e outros tipos de auxílio (cesta básica, leite etc.).
( ) Considerar a perda da capacidade/autonomia para preparar os alimentos e para se alimentar.
( ) Identificar o estágio de maturação sexual por meio da avaliação do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
( ) Avaliar resultados de exames clínicos e bioquímicos, incluindo hemoglobina sérica, para investigação de anemia ferropriva e a prescrição de suplementos.
( ) Avaliar a alimentação nos ambientes domicílio e escola e as possíveis influências nas suas escolhas alimentares.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração COREETA da coluna da direita, de cima para baixo.
4 3 1 5 2
2 3 4 5 1
5 1 2 4 3
3 5 2 4 1
3 4 1 5 2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...