Lista completa de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Resolução CFN n◦ 402/2007 que Regulamenta a Prescrição Fitoterápica pelos Nutricionistas de Plantas in natura, Frescas ou como Droga Vegetal, nas suas Diferentes Formas Farmacêuticas, e dá outras providências, estabelece no Art. 3º que a prescrição fitoterápica é parte do procedimento realizado pelo nutricionista na prescrição dietética, e no parágrafo único estabelece que As formas farmacêuticas permitidas para o uso pelo profissional nutricionista são exclusivamente as de uso oral, tais como: I- Infuso, II- Decoto, IIITintura, IV- Alcoolatura, V- extrato.
De acordo com os fitoterápicos abaixo, qual não condiz com a indicação?
Chá Branco (Camelia sinensis): Antioxidante, diurético, vasodilatador, controlador da pressão arterial. Ajuda a neutralizar os radicais livres, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar gordura corporal, diminuindo níveis de LDL;
Alcachofra (Cynara scolymus L): Ação no sistema hepatobiliar e metabólico. Indicado no tratamento de Dispepsias hepatobiliares, cálculo biliar, preventivo da aterosclerose, diurético;
Camomila (Matricaria recutita L): Indicada na gastrite, úlceras, colite, náuseas, vômitos, dispepsias, ansiedade, nervosismo, insônia, cefaléia, bronquite crônica, asma e dismenorréia;
Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. Ex. Reiss): Indicada no tratamento do Hipotireoidismo e em disfunções da tireóide, favorecendo processos catabólicos.
A partir do dia 13/12/2011 o ministério da Saúde juntamente com representantes da indústria alimentícia, assinou nova fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos, dentre eles os mais consumidos pelo público infantojuvenil, incluindo sete categorias: batata frita e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016. A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, responsáveis por 319 mil óbitos em todo o país, em 2009.
Qual a quantidade diária de Sódio preconizada pelo Ministério da Saúde?
Entre 7 a 9 g/dia;
Menos de 5g/dia;
16g/dia;
Entre 5 a 8g/dia.
Nutrição - Nutrição e Saúde Pública - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O aumento da prevalência dos transtornos alimentares (TA) entre a população jovem, decorrente de modificações na estrutura econômica e social das comunidades, é motivo de preocupação entre os profissionais de saúde. Sobre a prevalência de TA em acadêmicos, é INCORRETO afirmar que
anorexia nervosa se caracteriza por um medo excessivo de ganhar peso, por períodos alternados de compulsão alimentar e utilização de estratégias para eliminar as calorias ingeridas.
os transtornos alimentares são mais prevalentes em mulheres.
os TA podem ser definidos como desvios do comportamento alimentar, que levam a alterações excessivas do peso do indivíduo, como obesidade ou emagrecimento.
existem fatores de risco para o desenvolvimento de TA em acadêmicos de cursos de Educação Física.
as consequências da anorexia nervosa podem ser divididas em: cardiovasculares, dermatológicas, digestivas e neuroendócrinas.
Todos os itens abaixo são considerados Indicadores Sociais para avaliação do processo de nutrição em populações, EXCETO:
Escolaridade
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Distribuição de renda
Acesso aos serviços de saúde e alimentação
Condições de moradia e saneamento básico
A segurança dos alimentos tem por objetivo principal garantir que o consumo de um alimento não cause nenhuma forma de prejuízo ao consumidor. Sua prática está fundamentada na implantação de um sistema de qualidade denominado Boas Práticas, composto de princípios e regras desenvolvidos para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Dentre as práticas mais importantes, a Organização Mundial da Saúde destaca as 10 Regras de Ouro sobre os cuidados adequados que devemos ter com os alimentos.
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Denominamos Zona de Risco a faixa de temperatura entre 5ºC e 60ºC, na qual deve ser reduzido o tempo de exposição dos alimentos. Recomenda-se não ultrapassar 30 minutos na manipulação de produtos perecíveis à temperatura ambiente e 2 horas no caso de áreas climatizadas entre 12ºC e 18ºC.
A terceira Regra dos 10 Passos propõe consumir imediatamente os alimentos cozidos. Quando os alimentos cozidos se esfriam à temperatura ambiente, os micro-organismos iniciam a sua multiplicação. Quanto mais tempo se espera, maior é o risco. O ideal é manter o alimento por no máximo seis horas em temperatura de até 45ºC para o consumo.
Os Procedimentos Operacionais Padronizados POP´s devem estabelecer de maneira objetiva, a descrição passo a passo para a realização das operações que garantam a segurança dos alimentos, de forma a prevenir, reduzir a níveis aceitáveis ou eliminar riscos de contaminação dos alimentos.
O descongelamento dos alimentos deve ser conduzido de forma a evitar que as áreas superficiais dos alimentos se mantenham em condições favoráveis à multiplicação microbiana. O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC ou em forno de micro-ondas quando o alimento for submetido imediatamente à cocção.
A segunda Regra dos 10 Passos orienta cozinhar bem os alimentos. O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo, 70ºC. Temperaturas inferiores podem ser utilizadas no tratamento térmico desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as recomendações do Ministério da Saúde apontadas nos Dez Passos da Alimentação Saudável para o Adulto:
- Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais e tubérculos nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
- Consuma no máximo, uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
- Coma feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
- Consuma diariamente uma porção de leite e derivados e duas porções de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna estes alimentos mais saudáveis.
- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Quantas estão corretas?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
No referencial teórico de estruturação do Guia Alimentar para a População Brasileira, estão incluídas as seguintes fundamentações:
I. Esse guia foi concebido para contribuir para a prevenção das doenças causadas por deficiências nutricionais, para reforçar a resistência orgânica a doenças infecciosas e para reduzir a incidência de doenças crônicas transmissíveis (DCT), por meio da alimentação saudável.
II. As diretrizes fornecem a base para a promoção de sistemas alimentares saudáveis e do consumo de alimentos saudáveis, com o objetivo de reduzir a ocorrência dessas doenças na população brasileira maior de 2 anos.
III. O guia é destinado a todas as pessoas envolvidas com a saúde pública e para as famílias.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Assinale a alternativa correta.
I) A bolsa alimentação terá duração de 12 meses e pode ser renovada desde que o responsável cumpra uma agenda de compromissos.
II) São beneficiários do programa bolsa alimentação gestantes e nutrizes e ainda crianças de 6meses a 6 anos e onze meses de idade que estejam em risco nutricional.
III) É responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde efetuar o cadastro dos beneficiários.
IV) Cada família cadastrada no programa bolsa alimentação receberá a importância de R$ 45,00 por beneficiário.
III e IV estão corretas.
I, III e IV são falsas.
I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e IV são falsas.
Estima-se que aproximadamente 20% da população adulta brasileira têm hipertensão arterial. A adoção de uma dieta saudável ajuda a prevenir e a controlar a doença. Sobre hipertensão arterial, analise as afirmativas abaixo.
I - O elevado consumo de sal de cozinha está associado com o aumento da pressão arterial devido ao seu elevado conteúdo de sódio. Embora a necessidade humana de sódio seja de 300-500mg/dia, a maioria da população consome níveis superiores ao recomendado.
II - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) recomenda o consumo máximo de 5 gramas de sal/dia como estratégia para reduzir as doenças cardiovasculares associadas à hipertensão.
III - A pressão arterial aumenta progressivamente com o consumo de álcool, especialmente quando excede duas doses diárias. A associação encontrada é independente de idade, índice de massa corporal e consumo de sal.
IV - A qualidade e a quantidade das gorduras consumidas têm relação direta com os lipídios plasmáticos, influenciando de forma determinante os níveis pressóricos.
V - A dieta Dash (The Dietary Approches to Stop Hypertension) tem produzido evidências consistentes de que dietas ricas em produtos lácteos com baixo teor de gordura e presença de frutas e verduras têm efeito significativo na diminuição dos níveis pressóricos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
A avaliação do estado nutricional apresenta especificidades nos diferentes ciclos de vida. O envelhecimento é um processo lento e gradual, variando muito entre os indivíduos, com uma série de alterações físicas, metabólicas e psicológicas. Em relação ao idoso, leia as afirmativas abaixo.
I. A mucosa intestinal perde a elasticidade e diminuem os movimentos de contração e motilidade, causando, consequentemente, constipação e prejuízo na absorção de nutrientes.
II. A hipercloridria estomacal, comum nesse ciclo da vida, aumenta as ocorrências de infecções bacterianas da mucosa, comprometendo os processos digestivos, especialmente a absorção da vitamina B12, tiamina e ferro.
III. A Miniavaliação Nutricional (MAN) tem sido bastante recomendada. Apresenta questões sobre hábitos de vida, uso de medicamentos, valores antropométricos e autoavaliação. A partir desses dados, atribui-se um escore que classifica o risco nutricional. Quando o escore de triagem apresentar 12 pontos ou mais, considera-se que não existe risco, sendo desnecessário prosseguir a avaliação.
IV. A perda acelerada de massa muscular pode resultar em alteração na estrutura e na composição do músculo esquelético, com infiltração de gordura e tecido conectivo na massa muscular. Esta substituição da massa proteica por gordura no músculo pode ocultar mudanças em determinadas medidas antropométricas. Apesar desse fato, existe consenso de que a circunferência da panturrilha menor que 31 cm é fator de risco para o idoso.
V. A classificação dos valores de IMC dos idosos proposta pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde estabelece os seguintes pontos de corte: menor que 22 para baixo peso, entre 22 e 28 para eutrofia e acima de 28 para sobrepeso.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...