Lista completa de Questões sobre Nutrientes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Brasil, o feijão é a principal fonte de proteínas para grande parte da população. O teor proteico nos grãos varia entre 20% e 35%, mas suas proteínas não são consideradas de alto valor biológico, por serem deficientes em aminoácidos sulfurados, terem baixa digestibilidade e por ainda existirem os componentes antinutricionais. O cozimento dessa leguminosa, além de desenvolver as características organolépticas, inativa as substâncias antinutricionais. Contudo, a cocção deve ser controlada para não comprometer a biodisponibilidade dos nutrientes. Os dados obtidos em um estudo para avaliar algumas diferenças quanto ao teor de proteínas e a disponibilidade de alguns aminoácidos em diferentes condições de cozimento dessa leguminosa se encontram na tabela a seguir.
Teor de proteína (%), de metionina e de lisina (em mg de aminoácido/g de amostra seca) em amostras de feijão submetidas a diferentes condições e métodos de cocção.
Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem.
Na tabela acima, os dados para os teores de proteínas se justificam pelas propriedades de solubilidade desses nutrientes e porque a relação tempo e temperatura obtida no cozimento sob pressão altera a conformação espacial das moléculas, rompendo as interações responsáveis pela manutenção de suas estruturas químicas.
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.
O uso da creatina (Cr) para melhorar o desempenho esportivo tem mostrado resultados positivos. Os efeitos ergogênicos provocados pela suplementação de Cr sobre o ganho de massa muscular são atribuídos à maior atividade das células-satélites em consequência da elevação do fluxo sanguíneo, o qual favorece a presença de creatina total na membrana do músculo.
Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes e também de alimentos funcionais, julgue os itens que se seguem.
O lipídio é oxidado somente após a oxidação de carboidratos e proteínas, sendo que a baixa prioridade na sua utilização tem sido associada à baixa saciedade, comparada aos outros macronutrientes.
Julgue os seguintes itens, acerca de macro e micronutrientes.
A ação da vitamina B6 (piridoxina) relaciona-se à metabolização de aminoácidos, atuando como coenzima nas reações de transaminação e descarboxilação, entre outras reações metabólicas.
Julgue os seguintes itens, acerca de macro e micronutrientes.
Os alimentos de origem animal são os que fornecem vitamina A pré-formada na sua forma ativa; os de origem vegetal contêm carotenóides que possuem atividade prévitamina A.
Alimentos fontes de proteínas, ferro e cálcio, geralmente são ricos em:
Fósforo
Sódio
Flúor
Cloro
Magnésio
Condições precárias de saneamento, levando ao aumento das infestações parasitárias, podem prejudicar a absorção da vitamina:
Tiamina
Niacina
Retinol
Riboflavina
Tocoferol
A respeito da abordagem nutricional nos diferentes ciclos da vida, julgue os itens subsequentes.
Em crianças, as necessidades de proteína por unidade de peso, bem como de aminoácidos essenciais, são maiores quando comparadas às dos adultos.
Julgue os itens seguintes, acerca dos alimentos funcionais.
A legislação brasileira não define alimento funcional, e sim a alegação de propriedade funcional e de propriedade de saúde, estabelecendo diretrizes para a sua utilização e registro.
Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes, julgue os itens subsequentes.
Algumas fibras, como a quitosana e o amido resistente, apresentam a propriedade de elevar a absorção de zinco em dietas que contenham fitatos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...