Questões de Pedagogia

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A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.

Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

  • A.

    autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.

  • B.

    reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.

  • C.

    contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.

  • D.

    subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.

  • E.

    mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.

Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída

  • A.

    aos alunos e à falta de poder por parte do professor.

  • B.

    à rejeição à escola.

  • C.

    às relações com a comunidade.

  • D.

    a alguns alunos desajustados e a professores intolerantes.

  • E.

    a uma rede de poder na qual se insere relações entre professores e alunos.

Vários autores identificam relações entre disciplina e moralidade. Um exemplo de tal relação pode ser encontrado na afirmação:

  • A.

    A disciplina é pré-condição para o desenvolvimento moral da criança.

  • B.

    A construção da moralidade, assim como a da disciplina, pressupõem a relação do indivíduo com um conjunto de normas.

  • C.

    Disciplina e moralidade se articulam de forma mais intensa, a partir da adolescência.

  • D.

    A moralidade só se relaciona com a disciplina na infância.

  • E.

    A moralidade diz respeito a aspectos íntimos e, portanto, pessoais e a disciplina, à história cultural dos hábitos, e portanto, abrange aspectos sociais.

Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:

  • A.

    "pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".

  • B.

    "pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".

  • C.

    "pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".

  • D.

    "pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.

  • E.

    "pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".

Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

  • A.

    propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos.

  • B.

    compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação.

  • C.

    promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola.

  • D.

    percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais.

  • E.

    oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola.

Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo

  • A.

    de medida do aprendizado do aluno.

  • B.

    de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.

  • C.

    no qual medida e avaliação se confundem.

  • D.

    através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.

  • E.

    de re-significação entre juízo e conhecimento.

Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...

Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

  • A.

    utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas.

  • B.

    trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação.

  • C.

    tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade.

  • D.

    aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando.

  • E.

    permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis.

Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:

  • A.

    conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.

  • B.

    conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.

  • C.

    adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.

  • D.

    atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.

  • E.

    conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.

Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas

  • A.

    dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.

  • B.

    organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.

  • C.

    que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.

  • D.

    capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.

  • E.

    auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.

Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.

Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve

  • A.

    explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.

  • B.

    convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho.

  • C.

    oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse.

  • D.

    solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula.

  • E.

    realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo.

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