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A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.
Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função
autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.
reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.
contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.
subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.
mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.
Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída
aos alunos e à falta de poder por parte do professor.
à rejeição à escola.
às relações com a comunidade.
a alguns alunos desajustados e a professores intolerantes.
a uma rede de poder na qual se insere relações entre professores e alunos.
Vários autores identificam relações entre disciplina e moralidade. Um exemplo de tal relação pode ser encontrado na afirmação:
A disciplina é pré-condição para o desenvolvimento moral da criança.
A construção da moralidade, assim como a da disciplina, pressupõem a relação do indivíduo com um conjunto de normas.
Disciplina e moralidade se articulam de forma mais intensa, a partir da adolescência.
A moralidade só se relaciona com a disciplina na infância.
A moralidade diz respeito a aspectos íntimos e, portanto, pessoais e a disciplina, à história cultural dos hábitos, e portanto, abrange aspectos sociais.
Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:
"pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".
"pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".
"pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".
"pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.
"pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".
Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.
Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,
propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos.
compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação.
promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola.
percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais.
oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola.
Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo
de medida do aprendizado do aluno.
de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.
no qual medida e avaliação se confundem.
através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.
de re-significação entre juízo e conhecimento.
Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...
Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá
utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas.
trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação.
tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade.
aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando.
permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis.
Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:
conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.
conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.
adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.
atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.
conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.
Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas
dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.
organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.
que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.
capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.
auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.
Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.
Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve
explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.
convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho.
oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse.
solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula.
realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo.
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