Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!

Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas

  • A.

    os alunos não têm aprendido com seus erros, continuam a cometê-los, repetidamente.

  • B.

    os pais apenas tomam conhecimento das notas de seus filhos, assinam a prova e nada fazem para mudar essa situação.

  • C.

    pouco ou quase nada tem realizado pedagogicamente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos nos exercícios realizados.

  • D.

    não percebe que a avaliação tem a função de reorganizar seu trabalho por meio da classificação que ela permite.

  • E.

    não procura os alunos para estes refazerem seus trabalhos, nem permite que os mesmo realizem uma auto-avaliação de sua aprendizagem.

Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.

Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas

  • A.

    convencer que ele siga um método seguro para chegar à resolução do problema.

  • B.

    fazer com que ele preste atenção nas explicações do professor.

  • C.

    conseguir que ele compreenda como fez isto ou aquilo.

  • D.

    incentivar que ele aceite o caminho definido pelo professor, porque é mais lógico.

  • E.

    procurar que ele perceba a importância da disciplina para o entendimento do estudo.

O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.

O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de

  • A.

    desenvolver as habilidades práticas para suas futuras ocupações profissionais.

  • B.

    organizar a aprendizagem de modo a instruir bem os alunos, preparando-os para o ensino médio.

  • C.

    preparar esses alunos para a vida futura que deverão enfrentar na sociedade, quando adultos.

  • D.

    valer-se do potencial de aprendizagem desses alunos, visando ao desenvolvimento da personalidade.

  • E.

    aproveitar essa atitude favorável das crianças de modo a obter formas mais efetivas de aprendizagem.

Paulo Freire aponta, em seu livro Pedagogia da Autonomia, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

A afirmação acima significa que:

  • A.

    a seleção de conteúdos deve ser guiada pela prática do professor.

  • B.

    a escola é um espaço de construção e produção de conhecimento, de cultura

  • C.

    a escolha dos conteúdos não é uma opção instituída de significados.

  • D.

    a educação escolar transfere conhecimentos de geração a geração.

  • E.

    o conhecimento escolar não deve considerar seu contexto de produção.

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

  • A. inatista.
  • B. cognitivista.
  • C. sociointeracionista.
  • D. comportamentalista.
  • E. humanista.

As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.

Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.

Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.

Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.

Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.

As questões colocadas acima dizem respeito ao:

  • A. conceito de aprendizagem significativa somente.
  • B.

    desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente.

  • C. grau de elaboração do trabalho escolar oferecido.
  • D.

    tipo de conhecimento curricular existente fora da escola.

  • E.

    objeto de aprendizagem revelado pelo processo de aprendizagem.

No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre

  • A.

    objetivos e conteúdos.

  • B.

    metodologia e avaliação

  • C.

    teoria e prática.

  • D.

    currículo e programa.

  • E.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para

  • A.

    apontar os riscos de contágio e prevenção de DST.

  • B.

    questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.

  • C.

    ensinar as relações entre saúde e defesa natural do corpo.

  • D.

    estudar os órgãos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino.

  • E.

    controlar as manifestações acerca da sexualidade na sala de aula

Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.

  • A.

    discussão, após observação feita, das transformações que estão acontecendo na sua paisagem cotidiana

  • B.

    organização de um esquema apresentando a escola como centro polarizador, para alunos e funcionários, e polarizado

  • C.

    representação gráfica das formas naturais e construídas que compõem a paisagem de um bairro

  • D.

    mapeamento do lugar onde o aluno mora, mostrando o uso do solo e os espaços por onde circula em seu dia-a-dia

  • E.

    leitura e interpretação de um texto sobre a modificação do espaço geográfico feita pelo trabalho de muitas pessoas

O projeto político-pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Caso contrário, corre o risco de ficar esquecido em alguma gaveta na sala da direção da escola. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva democrática de construção do projeto político-pedagógico, assinale a opção que traz as características de um projeto coerente com essa concepção.

  • A.

    descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório

  • B.

    controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações

  • C.

    democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório

  • D.

    reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas

  • E.

    empenho coletivo de ações coordenadas, tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito, descentralização de ações

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...