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A construção da gestão democrática na escola é um processo que requer o envolvimento de todos os atores envolvidos internamente e externamente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I.
I e III.
III.
Todas.
Ao nascer, a criança ingressa num mundo de relações sociais que lhe abrirá todas as possibilidades de aprendizado e de constituição de si mesma como sujeito. Nesta direção é correto afirmar que:
A criança se desenvolverá no processo de apropriação das formas de agir, pensar e sentir da cultura sintetizados nos objetos e materiais simbólicos das práticas humanas que as gerações atuais produziram.
A ação pedagógica, para crianças, não deve ser estruturada em correspondência com as particularidades físicas, psicológicas e sociais levando em conta os seus diferentes níveis de desenvolvimento.
O mundo social em que a criança se desenvolve é a sua fonte e força motriz, pois nele se encontram todas as capacidades e valores do gênero humano, desenvolvidos ao longo da história da espécie.
A criança tem uma participação ativa e independente no seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
Na avaliação segundo o sistema de Viola Spolin:
é essencial que seja feita por todos, alunos e professores, a partir de um padrão de "certo e errado", indicado pelo professor.
é essencial que o professor não assuma sozinho a avaliação, mas que faça perguntas que todos respondam, inclusive ele próprio.
é essencial que o professor assuma que esta tarefa lhe compete. É ele que deve indicar o que está certo e o que está errado.
é essencial que todos digam de quem gostaram mais. Não há necessidade de se dizer de quem eles não gostaram.
De acordo com os estudos de Vygosky, é correto afirmar que
a brincadeira de faz de conta como brincar de casinha, de escolinha, com cabo de vassoura, embora pouco estruturada, possui papel fundamental no desenvolvimento de conceitos, uma vez que a criança é levada a agir num mundo imaginário, vivendo uma situação de transição entre objetos concretos e suas ações com significado.
os jogos e as brincadeiras possuem papel secundário no desenvolvimento de conceitos das crianças, uma vez que a carga genética herdada dos pais define a capacidade de pensar e agir em situações concretas.
os jogos e as brincadeiras, embora possuam um papel fundamental na aprendizagem infantil, em nada contribuem para a construção de conceitos pela criança.
através da imitação, a criança reproduz, mecanicamente, os conhecimentos adquiridos na interação com o meio social.
embora o brinquedo crie uma zona de desenvolvimento proximal, ao brincar, a criança não consegue distinguir objeto e significado.
Toda atividade humana é mediada pelo signo. Percebemos isso quando comparamos a atividade mental humana com a dos outros animais. Eles dirigem suas ações pelo imediatismo, enquanto, o homem é capaz de romper com essa dimensão imediata do comportamento, dirigindo e controlando suas ações. Compreendendo os signos como mediadores da interação humana é correto afirmar que:
O signo possibilita ao homem fazer planos, imaginar algo ou criar intenções.
O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo não faz parte.
O signo não permite ao homem libertar-se do tempo e do espaço presentes e fazer relações mentais mesmo quando os objetos não estão ali à sua frente.
O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo faz parte parcialmente.
Para Boal, ao se trabalhar com situações de opressão do cotidiano dos alunos:
é absolutamente proibido trabalhar fora de uma perspectiva realista.
é absolutamente necessário saber se a situação é verdadeira ou falsa.
é absolutamente necessário começar de um relato individual, que possa ser pluralizado por identificação ou por analogia.
é absolutamente necessário começar de um relato individual, mas não precisa que haja identificação dos outros alunos com o problema.
O sistema educacional brasileiro, nas últimas décadas tem implementado mudanças no campo do currículo, de avaliação e na definição de políticas educacionais para educação básica. Visando nortear a prática educacional nas escolas brasileiras, o MEC elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001). Nesta perspectiva, é correto afirmar que
considerando os PCNS como elemento integrador de ações na busca da melhoria da qualidade na educação, estes devem ser implantados e seguidos rigorosamente pelas escolas, para que possamos mudar o quadro educacional atual.
a busca de qualidade impõe a necessidade de investimento em diferentes frentes, sendo necessário investir na formação inicial e continuada de professores, desenvolvendo uma política de salários digna e um plano de carreira para os professores, revendo a qualidade de livros didáticos, disponibilizando materiais didáticos e recursos tecnológicos, além de rever a questão curricular, considerando as diferenças regionais e culturais do nosso país.
com a criação dos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), o governo federal soluciona os problemas educacionais brasileiros, na medida em que centraliza as propostas pedagógicas das escolas nas secretarias de educação municipal e estadual.
o currículo das escolas deve atender às exigências nacionais, sendo construído pela base comum nacional que contempla todas as necessidades de conhecimento produzido socialmente, no mundo do trabalho e em qualquer espaço do território nacional.
visando garantir a qualidade da educação, o governo federal centralizou as ações relacionadas à elaboração do currículo, ao sistema de avaliação, à formação de professores e à parte diversificada do currículo.
O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Nas tribos primitivas os filhos aprendiam com os pais a atender suas necessidades, a superar as dificuldades do clima e desenvolver-se na arte da caça. Com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a se dedicar, exclusivamente, às tarefas relacionadas com o ensino. Em relação ao conceito etimológico do ensino é correto afirmar que:
"Ensinar é transmitir conhecimentos".
"Ensinar é gravar no espírito".
"Ensinar é eficiência e produtividade".
"Ensinar é criar condições de aprendizagem" .
A exploração do espaço:
é parte do domínio da linguagem teatral e pode ser feita na sala de aula, que se transformada, em função da representação, em espaço estético.
não funciona quando é feita em câmara lenta.
não precisa ocorrer, já que os alunos já conhecem a sala de aula.
não tem sentido, já que o teatro deve ser feito no palco.
Vygotsky analisou, em suas pesquisas, os diversos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem, tendo como referência a abordagem genética na qual se destacam as teorias de Jean Piaget e Henri Wallon. Diante dos estudos desenvolvidos por Vygotsky, analise as afirmativas abaixo.
Conclui-se que estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
I, IV e V.
E) Todas.
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