Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a Mídia e a Educação, podemos afirmar:

  • A. somente I, II e V
  • B. somente a III
  • C. somente II, IV e V
  • D. somente III, IV e V

Para Medeiros (1999), há dois tipos básicos de abordagens de treinamento. São elas:

  • A.

    manual e intelectual;

  • B.

    física e mental;

  • C.

    antiga e moderna;

  • D.

    teórica e prática;

  • E.

    convencional e não convencional.

Carlos Nascimento Garcia, destaca Donald Schon como um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão. Seus livros contribuíram para popularizar e estender ao campo da formação de professores as teorias sobre a epistemologia da prática. Essa nova perspectiva de análise da profissão docente tem vindo a destacar a importância do estudo do:

  • A.

    Pensamento do professor como fator que influencia e determina a moral e a disciplina em sala de aula.

  • B.

    Pensamento prático dos professores como fator que influencia e determina a prática de ensino.

  • C.

    Procedimento prático do professor como fator que permite a construção do conhecimento além dos materiais didáticos.

  • D.

    Procedimento prático do professor como fator de seu envolvimento e legitimidade com relação ao cotidiano do aluno e as grandes questões de seu tempo.

A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:

  • A.

    a caracterização de uma infância em situação escolar pela passagem da criança de um âmbito familiar para um âmbito institucional educacional.

  • B.

    a responsabilidade do cuidar e educar, as crianças como sujeitos de direitos, e as múltiplas dimensões humanas.

  • C.

    a antecipação de conteúdos escolares que possibilite garantir o sucesso da criança, quando ingressar no Ensino Fundamental.

  • D.

    a dimensão cognitiva, privilegiando o ensino e a aprendizagem nas diferentes áreas, através da aula.

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

O ato de planejar é um ato eminentemente político, pois resgata ou nega o direito de participação dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Ele é, também, fundamentalmente pedagógico, pois as pessoas, enquanto opinam, propõem e decidem, aprendem a tomar decisões coletivamente, como sujeitos reais e concretos e não como indivíduos isolados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:

  • A.

    de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.

  • B.

    que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.

  • C.

    que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.

  • D.

    sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.

  • E.

    que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.

Considere as afirmações abaixo.

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I,II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Sobre o tema Mídia e a Educação, qual(is) da(s) afirmação(os) abaixo está(ao) correta(s)?

  • A.

    Somente a III está correta.

  • B.

    Somente a IV está correta.

  • C.

    Somente I e IV estão corretas.

  • D.

    Somente I, II e III estão corretas.

No gerenciamento da qualidade dos serviços de uma empresa, o principal aspecto a ser considerado é:

  • A.

    o equipamento;

  • B.

    o homem;

  • C.

    o produto;

  • D.

    a missão;

  • E.

    o salário.

A coação e o respeito unilateral no trato com os alunos podem:

  • A.

    Reforçar a heteronomia em detrimento de um juízo autônomo.

  • B.

    Causar mais antipatia no ambiente escolar, mas acaba moldando favoravelmente o caráter do aluno com o passar dos anos. Portanto, não é recomendado porque a disciplina escolar exige resultados rápidos.

  • C.

    Garantir a disciplina.

  • D.

    Causar transtornos de comportamento e, em alguns casos, até psicose congênita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...