Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a Mídia e a Educação, podemos afirmar:
Para Medeiros (1999), há dois tipos básicos de abordagens de treinamento. São elas:
manual e intelectual;
física e mental;
antiga e moderna;
teórica e prática;
convencional e não convencional.
Carlos Nascimento Garcia, destaca Donald Schon como um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão. Seus livros contribuíram para popularizar e estender ao campo da formação de professores as teorias sobre a epistemologia da prática. Essa nova perspectiva de análise da profissão docente tem vindo a destacar a importância do estudo do:
Pensamento do professor como fator que influencia e determina a moral e a disciplina em sala de aula.
Pensamento prático dos professores como fator que influencia e determina a prática de ensino.
Procedimento prático do professor como fator que permite a construção do conhecimento além dos materiais didáticos.
Procedimento prático do professor como fator de seu envolvimento e legitimidade com relação ao cotidiano do aluno e as grandes questões de seu tempo.
A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:
a caracterização de uma infância em situação escolar pela passagem da criança de um âmbito familiar para um âmbito institucional educacional.
a responsabilidade do cuidar e educar, as crianças como sujeitos de direitos, e as múltiplas dimensões humanas.
a antecipação de conteúdos escolares que possibilite garantir o sucesso da criança, quando ingressar no Ensino Fundamental.
a dimensão cognitiva, privilegiando o ensino e a aprendizagem nas diferentes áreas, através da aula.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.
O ato de planejar é um ato eminentemente político, pois resgata ou nega o direito de participação dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Ele é, também, fundamentalmente pedagógico, pois as pessoas, enquanto opinam, propõem e decidem, aprendem a tomar decisões coletivamente, como sujeitos reais e concretos e não como indivíduos isolados.
O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:
de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar.
que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais.
sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos.
que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram.
Considere as afirmações abaixo.
I e II.
I e III.
II e IV.
I,II e III.
II, III e IV.
Sobre o tema Mídia e a Educação, qual(is) da(s) afirmação(os) abaixo está(ao) correta(s)?
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
Somente I e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
No gerenciamento da qualidade dos serviços de uma empresa, o principal aspecto a ser considerado é:
o equipamento;
o homem;
o produto;
a missão;
o salário.
A coação e o respeito unilateral no trato com os alunos podem:
Reforçar a heteronomia em detrimento de um juízo autônomo.
Causar mais antipatia no ambiente escolar, mas acaba moldando favoravelmente o caráter do aluno com o passar dos anos. Portanto, não é recomendado porque a disciplina escolar exige resultados rápidos.
Garantir a disciplina.
Causar transtornos de comportamento e, em alguns casos, até psicose congênita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...