Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:
respeitar a criança em sua individualidade, conforme seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Como sujeitos possuidores de idéias e que tem uma história própria.
considerar a criança de 0 a 6 anos, com relação a sua dependência física, tomando-a como um objeto de cuidados e atenção.
estabelecer uma rotina de atendimento especial às preferências, costumes, hábitos e ritmos alimentares de cada criança, buscando atendê-las, individualmente, de forma democrática.
priorizar atividades de cuidados, referentes ao atendimento das necessidades, ligadas ao aspecto biológico (alimentação, saúde, higiene, sono, etc.)
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
Atividades extraclasse, como debates, palestras e cursos de interesses dos estudantes jovens e adultos, contribuem para a formação pessoal, pois a construção da identidade pessoal caracteriza-se, por um lado, pela diferenciação individual e, por outro, pela construção de padrões de identidade coletiva.
As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
libertadora.
tecnicista
progressiva
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
Para a análise do fenômeno de especialização esportiva precoce foi construído um modelo multidimensional do desenvolvimento humano, composto por quatro fatores: a) psico-social; b) fisiológico posteriormente caracterizado como biológico; c) biomecânico e d) aprendizagem mais tarde caracterizado como percepto-cognitivo. O proponente deste modelo teórico é:
"...o processo de produção é concebido sob a abordagem da engenharia, na qual administrar é um processo regulatório potencializado para a modelagem do processo de produção em vista da realização de metas dentro de parâmetros de tempo e custo." (Malvezzi, S. 1999, p.21) Essa citação corresponde à seguinte abordagem empresarial:
capacitação;
modernização;
recursos humanos;
administração científica;
racionalização de tarefas.
Uma solução possível para lidar com o problema da indisciplina é:
Construir relações de heteronomia entre alunos e professores.
Construir relações que auxiliem o aluno a "obrigar sua consciência" a agir com base no respeito à justiça e à igualdade.
Criar mecanismos para compelir a participação dos pais no processo de formação escolar dos filhos.
Criar um ambiente escolar de irrestrita liberdade, a fim de transformar a imagem austera da escola em ambiente lúdico de interação civilizada.
As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.
A brincadeira é coisa de criança, não precisa de planejamento e, poderá ser proposta para as crianças descansarem após as atividades pedagógicas.
O brincar constitui a atividade principal da criança, por essa razão é tomado como uma das mais importantes linguagens. É expressão que traduz o modo como a criança vê o outro e sua cultura nas mais diferentes situações.
O brincar é uma atividade relevante; está estritamente relacionado a diversão que possibilita à criança viver a sua infância com maturidade no âmbito institucional da Educação Infantil.
A brincadeira possibilita o entretenimento das crianças, se constituindo no único recurso facilitador do controle de situações de conflitos e de disputas tão presentes no processo de desenvolvimento infantil.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
A falta de reconhecimento da diversidade cultural dos alunos pode acarretar intervenções equivocadas por parte da equipe escolar, uma vez que toda e qualquer situação que não esteja dentro de um padrão previsto seja tratada como um problema do aluno e não como um desafio para a escola.
No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:
que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.
porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.
que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.
mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.
que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...