Questões de Pedagogia

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Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:

  • A.

    respeitar a criança em sua individualidade, conforme seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Como sujeitos possuidores de idéias e que tem uma história própria.

  • B.

    considerar a criança de 0 a 6 anos, com relação a sua dependência física, tomando-a como um objeto de cuidados e atenção.

  • C.

    estabelecer uma rotina de atendimento especial às preferências, costumes, hábitos e ritmos alimentares de cada criança, buscando atendê-las, individualmente, de forma democrática.

  • D.

    priorizar atividades de cuidados, referentes ao atendimento das necessidades, ligadas ao aspecto biológico (alimentação, saúde, higiene, sono, etc.)

Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.

Atividades extraclasse, como debates, palestras e cursos de interesses dos estudantes jovens e adultos, contribuem para a formação pessoal, pois a construção da identidade pessoal caracteriza-se, por um lado, pela diferenciação individual e, por outro, pela construção de padrões de identidade coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:

  • A.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.

  • B.

    deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.

  • C.

    não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.

  • D.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

  • E.

    permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

  • A.

    libertadora.

  • B.

    tecnicista

  • C.

    progressiva

  • D.

    renovada não-diretiva.

  • E.

    crítico-social dos conteúdos.

Para a análise do fenômeno de especialização esportiva precoce foi construído um modelo multidimensional do desenvolvimento humano, composto por quatro fatores: a) psico-social; b) fisiológico posteriormente caracterizado como biológico; c) biomecânico e d) aprendizagem mais tarde caracterizado como percepto-cognitivo. O proponente deste modelo teórico é:

  • A. Bronfenbrenner.
  • B. Krebs
  • C. Vygotsky
  • D. Kohlberg.

"...o processo de produção é concebido sob a abordagem da engenharia, na qual administrar é um processo regulatório potencializado para a modelagem do processo de produção em vista da realização de metas dentro de parâmetros de tempo e custo." (Malvezzi, S. 1999, p.21) Essa citação corresponde à seguinte abordagem empresarial:

  • A.

    capacitação;

  • B.

    modernização;

  • C.

    recursos humanos;

  • D.

    administração científica;

  • E.

    racionalização de tarefas.

Uma solução possível para lidar com o problema da indisciplina é:

  • A.

    Construir relações de heteronomia entre alunos e professores.

  • B.

    Construir relações que auxiliem o aluno a "obrigar sua consciência" a agir com base no respeito à justiça e à igualdade.

  • C.

    Criar mecanismos para compelir a participação dos pais no processo de formação escolar dos filhos.

  • D.

    Criar um ambiente escolar de irrestrita liberdade, a fim de transformar a imagem austera da escola em ambiente lúdico de interação civilizada.

As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.

  • A.

    A brincadeira é coisa de criança, não precisa de planejamento e, poderá ser proposta para as crianças descansarem após as atividades pedagógicas.

  • B.

    O brincar constitui a atividade principal da criança, por essa razão é tomado como uma das mais importantes linguagens. É expressão que traduz o modo como a criança vê o outro e sua cultura nas mais diferentes situações.

  • C.

    O brincar é uma atividade relevante; está estritamente relacionado a diversão que possibilita à criança viver a sua infância com maturidade no âmbito institucional da Educação Infantil.

  • D.

    A brincadeira possibilita o entretenimento das crianças, se constituindo no único recurso facilitador do controle de situações de conflitos e de disputas tão presentes no processo de desenvolvimento infantil.

Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.

A falta de reconhecimento da diversidade cultural dos alunos pode acarretar intervenções equivocadas por parte da equipe escolar, uma vez que toda e qualquer situação que não esteja dentro de um padrão previsto seja tratada como um problema do aluno e não como um desafio para a escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:

  • A.

    que podem ser adaptados, ou inspirar outros para a educação infantil brasileira.

  • B.

    porém complexos demais para o nível de desenvolvimento das crianças das creches e préescolas brasileiras.

  • C.

    que podem ser repetidos, mas apenas no ensino fundamental no Brasil.

  • D.

    mas que não podem ser aproveitados na educação das crianças brasileiras por não terem correspondentes na nossa cultura.

  • E.

    que pode replicá-los no Brasil tal como descritos no livro para obter os mesmos resultados.

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