Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de

  • A.

    desempenho lingüístico.

  • B.

    desempenho social.

  • C.

    competência gramatical.

  • D.

    competência comunicativa.

  • E.

    conhecimento discursivo.

Jair Moggi (1999) defende uma visão holística em Administração, em que a totalidade do ser humano apresenta-se em quatro níveis qualitativamente diferenciados. São eles:

  • A.

    mental, social, corporal físico e do outro;

  • B.

    social, corporal vital, do eu e do outro;

  • C.

    mental, corporal astral, social e do eu;

  • D.

    corporal físico, corporal vital, corporal astral e do eu;

  • E.

    corporal físico, corporal vital, mental e social.

Existe uma dicotomia estrutural instalada em muitas instituições escolares em relação ao enfrentamento do problema da indisciplina. Essa dicotomia consiste em:

  • A.

    Posturas autoritárias e posturas permissivas.

  • B.

    Posturas democráticas e posturas antidemocráticas.

  • C.

    Visões moderadas e visões radicais.

  • D.

    Visões centralizadoras e visões conciliatórias.

Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.

  • A.

    Deve-se abrir espaço para a família se envolver com a Instituição de Educação Infantil somente em eventos como reuniões de pais e eventos comemorativos.

  • B.

    É preciso que os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, estabeleçam com as famílias uma relação dialógica na qual possa haver uma troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.

  • C.

    Esclarecer às famílias que o papel o qual mães e professoras exercem no cuidado e na educação das crianças pequenas são distintos e não são complementares.

  • D.

    Os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, têm a função de dar informações, exclusivamente aos pais, sobre situações eventuais, ligadas ao comportamento diário da criança.

Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.

O conhecimento escolar, na concepção construtivista, se tornará significativo para as classes desfavorecidas, quando a escola conseguir fazer a relação entre o saber sistematizado com o conhecimento que o aluno traz para a escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:

  • A.

    chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.

  • B.

    abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.

  • C.

    organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.

  • D.

    manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.

  • E.

    abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.

Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.

  • A.

    Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.

  • B.

    É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.

  • C.

    É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.

  • D.

    Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.

  • E.

    Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.

Constituem características essenciais do processo bem-sucedido de Treinamento e Desenvolvimento em uma empresa:

  • A.

    aplicabilidade e realismo;

  • B.

    teorização e geração de dependência interpessoal;

  • C.

    alto custo e setorialização;

  • D.

    exclusividade e centralização;

  • E.

    hierarquização e baixo-custo.

Valorizam o diálogo e o afeto. São bastante tolerantes e até mesmo indulgentes em relação aos desejos, atitudes e impulsos infantis. Essas são características de:

  • A.

    Pais democráticos.

  • B.

    Pais autoritários.

  • C.

    Pais permissivos.

  • D.

    Pais indisciplinados.

O(a) auxiliar de sala é um parceiro(a) importante no processo de desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Para que suas contribuições sejam sinônimo da importância de seu papel social, necessita:

I. buscar a compreensão da dinâmica das relações que estão sendo oferecidas às crianças e procurar contribuir para que elas se dêem da melhor forma possível.

II. auxiliar o professor quanto à preparação de atividades voltadas para a escolarização da criança nos moldes do ensino instrucional.

III. ter clareza que seu papel representa um elo mediador entre a sociedade e a infância, na constituição do processo educativo das crianças pequenas.

IV. fornecer informações atualizadas sobre as crianças aos seus familiares, descrevendo sucintamente a rotina vivenciada durante o dia e incluindo orientações que se fizerem necessárias.

Assinale a alternativa:

  • A.

    estão corretas as afirmações I, II e III.

  • B.

    estão corretas as afirmações I, III e IV.

  • C.

    estão corretas as afirmações I, II e IV.

  • D.

    estão corretas as afirmações II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...