Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de
desempenho lingüístico.
desempenho social.
competência gramatical.
competência comunicativa.
conhecimento discursivo.
Jair Moggi (1999) defende uma visão holística em Administração, em que a totalidade do ser humano apresenta-se em quatro níveis qualitativamente diferenciados. São eles:
mental, social, corporal físico e do outro;
social, corporal vital, do eu e do outro;
mental, corporal astral, social e do eu;
corporal físico, corporal vital, corporal astral e do eu;
corporal físico, corporal vital, mental e social.
Existe uma dicotomia estrutural instalada em muitas instituições escolares em relação ao enfrentamento do problema da indisciplina. Essa dicotomia consiste em:
Posturas autoritárias e posturas permissivas.
Posturas democráticas e posturas antidemocráticas.
Visões moderadas e visões radicais.
Visões centralizadoras e visões conciliatórias.
Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.
Deve-se abrir espaço para a família se envolver com a Instituição de Educação Infantil somente em eventos como reuniões de pais e eventos comemorativos.
É preciso que os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, estabeleçam com as famílias uma relação dialógica na qual possa haver uma troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
Esclarecer às famílias que o papel o qual mães e professoras exercem no cuidado e na educação das crianças pequenas são distintos e não são complementares.
Os profissionais, que atuam diretamente com as crianças, têm a função de dar informações, exclusivamente aos pais, sobre situações eventuais, ligadas ao comportamento diário da criança.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
O conhecimento escolar, na concepção construtivista, se tornará significativo para as classes desfavorecidas, quando a escola conseguir fazer a relação entre o saber sistematizado com o conhecimento que o aluno traz para a escola.
Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:
chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores.
abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos.
organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais.
manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças.
abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade.
Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.
Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.
É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.
É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.
Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.
Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.
Constituem características essenciais do processo bem-sucedido de Treinamento e Desenvolvimento em uma empresa:
aplicabilidade e realismo;
teorização e geração de dependência interpessoal;
alto custo e setorialização;
exclusividade e centralização;
hierarquização e baixo-custo.
Valorizam o diálogo e o afeto. São bastante tolerantes e até mesmo indulgentes em relação aos desejos, atitudes e impulsos infantis. Essas são características de:
Pais democráticos.
Pais autoritários.
Pais permissivos.
Pais indisciplinados.
O(a) auxiliar de sala é um parceiro(a) importante no processo de desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Para que suas contribuições sejam sinônimo da importância de seu papel social, necessita:
I. buscar a compreensão da dinâmica das relações que estão sendo oferecidas às crianças e procurar contribuir para que elas se dêem da melhor forma possível.
II. auxiliar o professor quanto à preparação de atividades voltadas para a escolarização da criança nos moldes do ensino instrucional.
III. ter clareza que seu papel representa um elo mediador entre a sociedade e a infância, na constituição do processo educativo das crianças pequenas.
IV. fornecer informações atualizadas sobre as crianças aos seus familiares, descrevendo sucintamente a rotina vivenciada durante o dia e incluindo orientações que se fizerem necessárias.
Assinale a alternativa:
estão corretas as afirmações I, II e III.
estão corretas as afirmações I, III e IV.
estão corretas as afirmações I, II e IV.
estão corretas as afirmações II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...