Questões de Pedagogia

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Muito se tem discutido sobre a rotina no cotidiano das instituições de educação infantil. Sobre ela podese dizer que:

  • A.

    quanto mais rígidos os horários previamente estabelecidos pela direção, mais sucesso teremos na realização dos objetivos desejados com a criança;

  • B.

    a organização do tempo de forma rígida é fator de pressão e desgaste para adultos e crianças, que precisam de uma rotina livre de horários marcados e atividades pré-estabelecidas;

  • C.

    pais e filhos precisam adaptar-se à rotina estabelecida na instituição sob o preço de termos que ser uma instituição diferente para cada família; portanto, assim como nos hospitais pacientes se submetem à rotina, nas instituições de educação infantil também deve ser assim;

  • D.

    é um instrumento que dinamiza a aprendizagem e é grande facilitadora do desenvolvimento e das percepções da criança sobre o tempo e o espaço; a rotina é fonte de segurança para a criança, orientando não só suas ações como também as do educador;

  • E.

    é sinônimo de monotonia; a palavra-chave para a organização do tempo nas instituições é criatividade, já que o planejamento é um instrumento pouco eficaz para o trabalho com crianças pequenas.

Um pai de aluno, sentindo-se injustiçado pelo Professor de seu filho, por abuso de poder, uma vez que o mesmo pediu que o aluno se retirasse da aula, pois ele havia se recusado a tirar o boné da cabeça, resolveu protocolar sua reclamação, junto à Direção Escolar, para garantir a apreciação do caso pelo Conselho da Escola, pelo Diretor da Escola e pela Divisão Regional de Ensino. O Diretor e o Secretário da Escola não aceitaram sua petição, alegando que ali não era o local adequado para esta reclamação.

O Diretor e o Secretário tiveram a atitude

  • A.

    correta, pois senão o seu documento não seria analisado pelas instâncias de direito, se indevidamente encaminhado.

  • B.

    correta, pois a escola não tem a obrigação de protocolar todos os papéis que lhe são encaminhados.

  • C.

    incorreta, pois em nenhuma hipótese, a Escola pode se recusar a protocolar uma petição, sob pena de responsabilidade do agente público.

  • D.

    incorreta, porque como o Conselho da Escola não tem sede fixa, é na secretaria da escola que isto deve ser feito.

  • E.

    correta, pois só a Diretoria Regional de Ensino recebe, diretamente, petições a ela dirigidas.

A nova L.D.B., promulgada em dezembro de 1996, estipula que os profissionais que atuam diretamente junto a crianças de 0 a 6 anos devem ser professores (modalidade normal médio) e/ou ter formação superior. Além dessas formações, é consenso que os educadores devem receber uma formação continuada em seu próprio local de trabalho. A formação em serviço deve:

  • A.

    levar o educador a realizar seu trabalho de modo produtivo e ágil;

  • B.

    ajudar o profissional a não se envolver emocionalmente com as crianças e suas famílias, mantendo sempre uma postura distante e adequada para realizar suas tarefas;

  • C.

    criar condições para o estabelecimento de um processo reflexivo a fim de que o educador possa aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e se distanciar dos aspectos ligados ao cuidado, tais como o banho, o sono, alimentação, rompendo assim com a tradição assistencialista dessas instituições;

  • D.

    estimular a intuição do educador e valorizar seus conhecimentos prévios;

  • E.

    oferecer um espaço de reflexão sobre suas ações cotidianas, que levem a questionamentos e conseqüente desenvolvimento pessoal e profissional, com ações intencionais e coerentes com o projeto político pedagógico.

Uma Diretora de Escola comunica ao Supervisor de Ensino de sua unidade escolar a denúncia de venda de bebida alcoólica, em festa realizada na escola e prevista no calendário escolar e o concomitante desaparecimento do aparelho de som, pertencente à escola. O Supervisor de Ensino daria as seguintes orientações para o encaminhamento do caso:

  • A.

    fazer o Boletim de Ocorrência do Furto e realizar uma diligência; se apurada responsabilidade de servidor, abrir uma sindicância.

  • B.

    fazer o Boletim de Ocorrência do Furto e encaminhar o caso para a Diretoria Regional de Ensino.

  • C.

    fazer um Relatório detalhado e encaminhar à Comissão Processante Permanente da Secretaria de Estado da Educação.

  • D.

    designar por Portaria uma Comissão de Sindicância de funcionários da Escola; com o apurado, sugerir ao Dirigente Regional de Ensino a penalidade a ser aplicada, ou o arquivamento do processo.

  • E.

    fazer o Boletim de Ocorrência do Furto e ouvir informalmente os responsáveis pela festa, e eventualmente aplicar a pena baseado no princípio da verdade sabida.

O procedimento ideal na troca de fraldas é:

  • A.

    ocorrer a troca 3 vezes por dia;

  • B.

    lavar corretamente as mãos após a troca de fraldas, evitando assim o risco de transmissão de doenças para o funcionário e outras crianças;

  • C.

    não lavar a criança quando ela está só molhada com urina;

  • D.

    dobrar bem as fraldas com fezes e guardá-las em sacos plásticos;

  • E.

    descartar as fraldas de pano após um mês de uso e substituí-las por novas, como recomendam os manuais.

Direitos sociais são direitos que compõem a cidadania e, como tal, todos têm direito a eles. Educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados são, portanto, direitos sociais.

A alternativa correta, em relação à afirmação acima, é sim,

  • A.

    só faltando acrescentar a cultura e o desporto.

  • B.

    com exceção da assistência aos desamparados, que é prevista como dever da assistência social a quem dela necessitar.

  • C.

    com exceção do lazer, cuja oferta é sugerida na Constituição Federal para tornar a vida mais agradável, mas não como direito social.

  • D.

    todos eles.

  • E.

    só faltando acrescentar "meio ambiente ecologicamente equilibrado", nos termos da Emenda Constitucional no19/98.

Quando se considera a segurança da criança dentro da creche, o importante é que:

  • A.

    bebês até 2 anos e crianças maiores não ocupem espaços próximos, evitando que tenham contato durante o dia;

  • B.

    todos os móveis destinados às crianças sejam de plásticos e/ou borracha;

  • C.

    trepa-trepas, escorregas e gangorras sejam de construção sólida, firmes ao chão e longe de muros;

  • D.

    piscinas em creches sejam mantidas vazias e enchidas no dia das aulas de natação;

  • E.

    as creches trabalhem com vigilantes treinados em segurança, que deverão estar atentos a todas as crianças (além das professoras e auxiliares), permitindo que a taxa de acidentes diminua significativamente.

Um Diretor de Escola assumiu o cargo de Supervisor de Ensino aos 60 (sessenta) anos de idade e, após três anos de exercício neste cargo, resolveu requerer sua aposentadoria, pois havia completado 30 (trinta) anos de serviço, dos quais 20 (vinte) em funções de magistério, no ensino fundamental. Você o preveniu de que ele não conseguiria se aposentar

  • A.

    nem com os vencimentos do último cargo, nem com aposentadoria integral, considerado o cargo de Diretor de Escola, porque não cumpria as exigências do tempo de serviço, nas duas situações.

  • B.

    porque não havia cumprido 35 (trinta e cinco) anos de serviços públicos, mesmo contabilizando o tempo de exercício nas funções de magistério.

  • C.

    com os vencimentos do último cargo, porque não havia cumprido o prazo legal de cinco anos no mesmo cargo, nem o tempo legal de exercício nas funções do magistério, para fazer jus aos 30 anos de efetivo exercício.

  • D.

    porque não havia cumprido a exigência constitucional (EC no 20/98) de 10 (dez) anos de efetivo exercício no cargo, no qual se dará a aposentadoria.

  • E.

    porque o tempo exercido fora do serviço público não conta, na mesma proporção, para fins de aposentadoria.

Uma das grandes contribuições do pensamento de Vygotsky à Educação é:

  • A.

    a sua alusão permanente aos processos de maturação biológica, ou seja, não devemos expor conteúdos que estejam além do que a criança pode entender ou perceber;

  • B.

    a ênfase que dá ao papel do professor como mediador e promotor de desenvolvimento: ele deve ser ativo em suas intervenções, pois é assim que contribui para que a criança alcance, entre outras, as formas superiores de pensamento;

  • C.

    a colaboração sobre o desenvolvimento do pensamento da criança, a partir dos 4 anos de idade;

  • D.

    a de enfatizar a necessidade dos educadores tornarem-se grandes observadores do comportamento da criança e, assim, eleger os momentos privilegiados para direcionar suas descobertas;

  • E.

    a de cooperar para que educadores aprendam a levantar hipóteses sobre os seus alunos.

Para a aquisição da estabilidade dos servidores, são condições:

I. nomeação para exercer cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

II. nomeação para exercer cargo em comissão, em função de confiança, após cinco anos consecutivos ou dez, interpolados.

III. três anos de efetivo exercício no cargo.

IV. dois anos de efetivo exercício no cargo.

V. avaliação especial de desempenho, por Comissão instituída para essa finalidade.

VI. assiduidade, não tendo ultrapassado, nos dois primeiros anos, dez faltas injustificadas.

VII. comprovação, mediante processo administrativo, da excelência de seu desempenho.

VIII. haver denúncia por ato ilícito nos três primeiros anos de exercício do cargo.

 IX. não existe mais a figura da estabilidade aos funcionários públicos, a partir da Emenda Constitucional no 19/98, tendo sido substituída pelo direito à indenização por tempo de serviço.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, III e V

  • B.

    II, IV e V

  • C.

    I, III ,V e VIII

  • D.

    II, VI e VII

  • E.

    IX

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