Questões de Pedagogia

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No período de adaptação, é comum as mães dizerem que se sentem culpadas por estarem "abandonando" seus filhos na creche. A postura que a instituição deve ter é a de:

  • A.

    observá-las;

  • B.

    orientá-las

  • C.

    evitá-las;

  • D.

    testá-las;

  • E.

    questioná-las.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para os ciclos; conteúdos da área e por ciclo, critérios de avaliação e orientações didáticas. Além disso, incluem questões sociais na forma de temas transversais.

I. Os temas transversais podem se constituir em novas disciplinas com avaliações de desempenho, organizadas curricularmente de forma seriada ou por ciclos.

II. Os critérios de escolha dos temas transversais foram: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e favorecimento da compreensão da realidade e a participação social.

III. Além da indicação dos temas transversais gerais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social, há abertura para inclusão de temas locais.

IV. O tema transversal Ética é chamado "transversal dos transversais" e seus conteúdos são: Respeito mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade.

V. Transversalidade e interdisciplinaridade são sinônimos, na orientação curricular dos parâmetros.

VI. A Transversalidade, quando adotada como modalidade curricular, pode substituir disciplinas do núcleo comum.

Quanto a esses temas, são corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, IV, V e VI

  • B.

    I, II e III

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    II, III e IV

  • E.

    III, IV, V e VI

O documento Referencial Curricular para as Escolas Indígenas foi escrito na expectativa de que

  • a.

    a comunidade indígena possa se integrar melhor na sociedade não indígena.

  • b.

    todos os professores brasileiros conheçam e possam trabalhar com a educação indígena.

  • c.

    o conteúdo desenvolvido seja dado de forma semelhante ao das escolas não indígenas.

  • d.

    possa contribuir para diminuir a distância entre o discurso legal e as ações efetivamente postas em prática nas escolas indígenas.

  • e.

    os sistemas de ensino construam escolas nas sedes dos municípios.

Um grupo de religiosos apresentou uma reclamação à Diretoria Regional de Ensino contra uma escola estadual, alegando que as aulas de ensino religioso haviam sido colocadas fora do período escolar, no sábado pela manhã. Inicialmente, procuraram o Conselho da Escola que manteve esta organização, alegando a autonomia da escola na realização do seu projeto pedagógico.

Nos termos da legislação atual (Deliberação CEE no 16/2001), a Supervisora de Ensino orientou a escola no sentido destas aulas serem

  • A.

    organizadas pelo Conselho de cada escola.

  • B.

    realizadas fora do horário regular de aula, nos finais de semana.

  • C.

    acrescidas apenas no último ano do ensino fundamental.

  • D.

    acrescidas à carga mínima anual existente.

  • E.

    incorporadas nas 800 horas letivas anuais, de forma interligada aos temas transversais dos PCNs.

A construção e implementação de propostas curriculares política e culturalmente relevantes para os povos indígenas requer da parte dos professores dessas escolas:

I. uma análise constante e crítica das práticas curriculares em andamento.

II. uma análise informada das práticas curriculares em andamento.

III. uma reavaliação contínua da atuação pedagógica.

É correto o que se afirma em

  • a.

    I, apenas.

  • b.

    II, apenas.

  • c.

    III, apenas.

  • d.

    I e II, apenas.

  • e.

    I, II e III.

A concepção de preparação para o trabalho, que fundamenta o Artigo 35 da LDB, de acordo com o Parecer CNE no 15/98 – CEB,

I. aponta para a superação da dualidade do ensino médio: formação de todos, para todos os tipos de trabalho.

II. enfatiza a preparação para profissões de prestígio no mercado de trabalho, incentivando os jovens.

 III. valoriza a capacidade de continuar aprendendo para ajustar-se às mudanças nas demandas do mercado de trabalho.

IV. valoriza a formação inicial escolar do profissional, pois é ela que provê a teoria que será aplicada futuramente.

V. enfatiza os aspectos pragmáticos do currículo encorajando os jovens ao trabalho, para diminuir a pressão por vagas na universidade.

VI. entende a preparação para o trabalho como fortemente dependente da capacidade de aprendizagem e vinculada ao currículo como um todo.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, IV e V

  • B.

    I, III e VI

  • C.

    II, III e V

  • D.

    IV, V e VI

  • E.

    III, IV e VI

Ser intercultural, uma característica da escola indígena, significa que:

  • a.

    deve ser dirigida a todas as culturas do mundo, inclusive a não indígena.

  • b.

    deve reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas.

  • c.

    é concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo não indígena.

  • d.

    deve dar atenção especial à pouca variedade lingüística das nações indígenas.

  • e.

    não deve contemplar costumes das diferentes nações e povos indígenas.

De acordo com a Deliberação CEE no 11/1998, que dispõe sobre o funcionamento de cursos de Educação à Distância e de Presença Flexível no Estado de São Paulo, os cursos ministrados sob a forma de educação à distância serão organizados em regime especial, com

  • A.

    adoção de um número mínimo de aulas presenciais de forma combinada a um processo de auto-aprendizagem.

  • B.

    flexibilidade curricular e metodológica, não sendo exigido

  • C.

    flexibilidade de requisitos para admissão, horário e duração.

  • D.

    tempo parcial de estudos individualizados, contabilizando 60% da carga horária do curso.

  • E.

    adoção de um sistema de auto-avaliação, a partir de material didático próprio e adequado.

São características da escola indígena:

  • a.

    comunitária, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.

  • b.

    individualista, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.

  • c.

    comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, específica e diferenciada.

  • d.

    comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, simples e igual.

  • e.

    socializadora, semi-profissional e competitiva em relação às não indígenas.

De acordo com a Deliberação CEE no 9/2000, os cursos presenciais correspondentes aos quatro últimos anos de escolaridade do ensino fundamental terão a duração mínima de 1.600 horas de efetivo trabalho escolar e os cursos presenciais correspondentes ao ensino médio terão a duração mínima de 1.200 horas de efetivo trabalho escolar.

 As idades mínimas para a matrícula inicial nesses cursos, são, respectivamente:

  • A.

    13 anos completos e 15 anos completos.

  • B.

    14 anos completos e 17 anos completos.

  • C.

    14 anos completos e 18 anos completos.

  • D.

    14 anos completos e 19 anos completos.

  • E.

    17 anos completos e 21 anos completos.

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