Questões de Pedagogia

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Enquanto referencial para um país de sociedades indígenas tão diversas e tendo como meta e fundamento o respeito à pluralidade e à diversidade, o RCNE/Indígena NÃO é um documento

  • a.

    que subsidia os professores na tarefa de invenção contínua de suas práticas escolares.

  • b.

    que oferece referências para a prática pedagógica dos professores.

  • c.

    que incentiva a construção de programações curriculares distintas.

  • d.

    curricular pronto para ser aplicado em sala de aula.

  • e.

    que incentiva a construção de projetos históricos e étnicos específicos.

O atendimento à criança na faixa etária de 0 a 1 (ano) ainda é o mais questionado, não só pela sua precocidade como também pelo tipo de atendimento que se deve prestar a ela. Os estudos mais recentes, porém, nos apontam direções a serem seguidas, como as que se encontram em:

  • A.

    O berçário deve ser um ambiente amplo, claro, com babás competentes que não deixem os bebês esperando muito para receber os cuidados de que tanto necessitam: troca de fraldas, comida, banho e sol. Esse é o grande foco do trabalho no cotidiano do berçário.

  • B.

    O local escolhido para a movimentação da criança, no berçário, deve ser pequeno e os objetos manipuláveis, de plástico (para que elas não se machuquem); devem ser alimentadas em grupos de 3 bebês para cada professora; o asseio deve ser rápido para que a criança não se resfrie; o desfralde deve ser feito aos 8 meses, em horários pré-determinados, ao longo do dia e em grupo, já que sabemos que as crianças aprendem pela imitação.

  • C. Os bebês precisam, sobremaneira, de pessoas com experiência em cuidar de crianças pequenas. Bebês precisam ser estimulados a comer bem, a dormir com tranqüilidade e necessitam de muito carinho.
  • D.

    As educadoras de berçários devem ser receptivas e devem estabelecer um vínculo significativo com os bebês, percebendo suas características e necessidades individuais. O ambiente do berçário deve ser amplo e arejado, bem como muito bem planejado, para que eles possam explorá-lo e interagir com outros bebês, ampliando assim sua experiência com o mundo.

  • E.

    Os educadores de berçário, em função da faixa etária atendida, devem ter uma formação essencialmente ligada à saúde e à psicomotricidade. A estimulação precoce levará ao desenvolvimento da criança que, além dos cuidados básicos e essenciais como a alimentação, deverá, em pelo menos três momentos do dia, vivenciar exercícios corporais apropriados em um local alegre, colorido e agradável.

"A gente passa a roupa, pega a roupinha mais bonitinha que a gente tem, quando chega lá é discriminado."

Felícia R. Madeira, ao analisar a questão da violência nas escolas, argumenta sobre a dificuldade que os professores têm de entender o jovem pobre, dificuldade esta permeada pelo preconceito, que tem como referência um imaginário construído sobre o "jovem ideal pobre" versus o "jovem real". Para a autora, é como se os professores dissessem:

  • A.

    "Sabemos tratar com adolescentes, mas pobres não têm direito à adolescência."

  • B.

    "Quando os desejos de consumo das camadas de baixo não se realizam, o caminho do tráfico e das transgressões fica mais atraente."

  • C.

    "É difícil uma família que briga pela cachaça, pelo cobertor, entender a escola. Estudar para quê?"

  • D.

    "Falta interesse porque faltam valores morais que estes jovens não têm em casa."

  • E.

    "É, não tem jeito, esse aí tem que ir trabalhar, porque não dá para os estudos."

O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas está dividido em duas partes:

I. denominadas "Aprendendo na Aldeia" e "Ensinando aos Professores", elaboradas pelo MEC para atender aos professores.

II. a primeira parte denomina-se "Começo de Conversa" e reúne fundamentos de uma proposta para os agentes que atuam nos sistemas de ensino.

III. a segunda parte intitula-se "Ajudando a construir Currículos das Escolas Indígenas" e fornece referências para a prática pedagógica dos professores.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e II

  • b.

    II e III

  • c.

    I

  • d.

    II

  • e.

    III

A importância das atividades artísticas no contexto da educação infantil se deve:

  • A.

    ao fato de que relaxam as crianças que são sobrecarregadas, muitas vezes, com um período de mais de 8 horas de permanência na instituição;

  • B.

    à constatação de que é através do desenho que a criança mostra e exercita sua espontaneidade;

  • C.

    ao fato de que arte envolve expressão, sensibilidade, e é a oportunidade para que a criança aprenda a desenhar e a entrar em contato com técnicas diversas;

  • D.

    à comprovação de que o contato com as possibilidades de realização artística, desde o berçário, fará com que as crianças estejam mais aptas a produzirem pinturas e desenhos que não sejam meros rabiscos;

  • E.

    à consciência de que, no processo de aprendizagem artística, a criança vivenciará um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagem, relação com a natureza e motivação interna e externa.

I. Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

II. Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

III. Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

O conjunto de enunciados acima deverão se constituir em diretrizes curriculares nacionais para

  • A.

    a educação profissional.

  • B.

    o ensino fundamental.

  • C.

    a educação infantil.

  • D.

    o ensino médio.

  • E.

    as escolas comunitárias e filantrópicas.

Com relação aos conteúdos curriculares, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas NÃO preconiza a

  • a.

    importância da realização da interculturalidade.

  • b.

    importância de conhecer a sede do município onde a aldeia se encontra.

  • c.

    importância de oferecer aos índios o acervo cultural dos brancos.

  • d.

    elaboração do currículo seguindo os conhecimentos tradicionais das comunidades.

  • e.

    a importância de fazer a síntese entre os conhecimentos indígenas e a ciência.

O trabalho na área de motricidade fina desenvolve a habilidade:

  • A.

    dos pequenos músculos;

  • B.

    dos grandes músculos;

  • C.

    dos movimentos amplos;

  • D.

    da consciência muscular;

  • E.

    da organização mental.

Foi identificada numa comunidade, a existência de 112 jovens e adultos maiores de 18 anos de idade, com escolaridade inferior ao Ciclo II do Ensino Fundamental. A escola estadual local, única na área, não priorizou este atendimento, alegando que há pressão da demanda escolar para a continuidade de estudos de seus alunos em nível médio. A escola pública mais perto dista mais de 2 km. A Supervisora de Ensino da escola sugere priorização do atendimento aos jovens e adultos no ensino fundamental nesta escola, porque

I. a Constituição Federal garante o Ensino Fundamental a todos os brasileiros, independente da idade considerada.

 II. os dados estatísticos sobre o analfabetismo e a baixa escolaridade traduzem e justificam baixo desenvolvimento nacional.

III. a política educacional tem priorizado o Ensino Fundamental aos jovens e adultos, em detrimento aos de menor idade.

IV. a não-oferta do ensino obrigatório, ou sua oferta irregular importa em responsabilidade da autoridade competente, no caso, também da Supervisora de Ensino.

V. é muito difícil para os jovens e adultos conseguirem emprego, sem estarem matriculados numa escola fundamental.

 VI. o acesso ao Ensino Fundamental é direito público subjetivo, e como tal, não pode ser negado.

De acordo com a legislação, estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    II, V e VI

  • B.

    II, IV e VI

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I, III e V

  • E.

    I, IV e VI

O Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas oferece subsídios para:

I. a confecção de material didático apropriado ao meio indígena.

II. a elaboração de programas de educação escolar que melhor atendam aos anseios e interesses das escolas indígenas.

III. a homogeneização da educação escolar indígena e não indígena.

IV. a formação de educadores aptos a apoiar os professores indígenas e viabilizar seu trabalho.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I, II e IV

  • b.

    III e IV

  • c.

    II e III

  • d.

    I e IV

  • e.

    I e II

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