Questões de Pedagogia

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O artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define como objetivos da educação indígena:

I. proporcionar às comunidades indígenas a reafirmação da sua identidade étnico-cultural.

II. proporcionar às comunidades indígenas a recuperação de suas memórias históricas.

III. proporcionar às comunidades indígenas a valorização de suas línguas e ciências.

IV. garantir às comunidades indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional.

É correto o que se afirma em

  • a.

    I, II e III, apenas.

  • b.

    I, III e IV, apenas.

  • c.

    II, III e IV, apenas.

  • d.

    III e IV, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.

Segundo a Deliberação CEE n° 9/1999  que institui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos com atendimento individualizado e presença flexível e fixa normas para autorização de cursos no sistema de ensino do Estado de São Paulo - as autorizações para funcionamento desses cursos se darão desde que observadas as seguintes exigências:

I. apresentar proposta pedagógica e programa de ensino elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Médio ou Educação Profissional de Nível Técnico.

II. comprovar condições físicas e uso de metodologias que permitam atendimento individualizado.

III. comprovar experiência educacional de cursos presenciais de Educação de Jovens e Adultos.

IV. atender às normas relativas aos procedimentos de avaliação no processo e final.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    I, II e IV

Com relação à educação indígena, o artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) determina que cabe à União:

  • a.

    prover transporte a todas as tribos que desejarem enviar seus filhos às escolas não- indígenas.

  • b.

    discutir sobre a possibilidade de uma escola unificada para os povos indígenas e não indígenas.

  • c.

    fomentar a integração das tribos indígenas aos povos civilizados.

  • d.

    desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta da educação escolar bilíngüe e intercultural.

  • e.

    normatizar e exigir unificação de todo o trabalho desenvolvido pelos estados e municípios.

"Como posso atender os alunos com dificuldades visuais e auditivas de minha sala de aula, se não entendo nada desse assunto e tenho mais 34 alunos para ensinar? O discurso da inclusão não pode ser tomado a sério quando se pede para trabalhar sem nenhum suporte de trabalho para os professores, que têm que 'ser abertos' e sempre entenderem as dificuldades dos alunos."

Este desabafo, de uma professora da rede estadual de ensino, pode ser discutido à luz das normas fixadas na Deliberação CEE no 5/2000, quando esta explicita que o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas classes comuns deve envolver

I. materiais didáticos auxiliares e mobiliário adequado nas salas de ensino comum.

II. acompanhamento e reforço contínuo por parte do professor da classe.

 III. trabalho suplementar com professor especialista, quando for o caso.

IV. acompanhamento contínuo por parte da coordenação pedagógica da escola ao professor e devida formação específica em horário determinado.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I e II

  • E.

    III e IV

A transmissão de conhecimentos e pedagogias nos grupos indígenas brasileiros privilegia a observação e a conversação. Neste sentido, pode-se afirmar que:

I. É impossível conciliar a transmissão dos saberes tradicionais dos índios com os da sociedade "nacional".

II. Já existem materiais de alto valor estético e cultural que podem enriquecer o currículo das escolas indígenas.

III. É difícil o trabalho pedagógico nas escolas indígenas porque existem poucos materiais e experiências referenciadoras.

IV. Sendo os valores e procedimentos das sociedades indígenas exclusivamente orais é desaconselhável o emprego de novos métodos pedagógicos nas suas escolas.

É correto o que se afirma APENAS em:

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    IV

  • e.

    I e II

Uma mãe procurou o Ministério Público, alegando não ter encontrado vaga em creche pública para matricular sua filha de três anos de idade. Baseada na LDB (Lei no 9.394/96). Esta mãe

  • A.

    não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que o Poder Municipal assuma o dever de oferecer prioritariamente a Educação Infantil, como direito, a crianças de 4 a 6 anos, deixando as creches, aos cuidados de entidades comunitárias e assistenciais.

  • B.

    não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que os municípios incentivem a iniciativa privada a cuidar das creches e pré-escolas, fiscalizando e orientando seu funcionamento, para que possam garantir a universalização do Ensino Fundamental.

  • C.

    conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1a etapa da Educação Básica a ser oferecida prioritariamente nas regiões metropolitanas, onde as mães trabalham fora, numa alta porcentagem, para garantir o desenvolvimento educacional e a saúde das crianças.

  • D.

    conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1a etapa da Educação Básica, a ser oferecida gratuitamente como direito do cidadão e dever do Estado, a crianças de 0 a 3 anos em creches e a crianças de 4 a 6 anos em préescolas, visando ao seu desenvolvimento integral.

  • E.

    conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a obrigatoriedade da Educação Infantil, como 1a etapa da Educação Básica, ficando os Estados responsáveis por assegurar a gratuidade das pré-escolas e creches.

Considere as afirmações sobre as escolas indígenas.

I. A escola não deve ser vista como o único lugar de aprendizado dos povos indígenas.

II. Todo projeto escolar só será indígena se for pensado, planejado, construído e mantido pelo Estado.

III. As formas tradicionais de educação dos povos indígenas são incompatíveis com os conhecimentos da escola moderna.

IV. A escola indígena deve ser comunitária, intercultural, bilíngüe/multilíngüe, específica e diferenciada.

V. Entre os povos indígenas, a educação se assenta em valores e procedimentos próprios de sociedade originalmente orais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    III, IV e V

  • b.

    II, IV e V

  • c.

    II, III e V

  • d.

    I, IV e V

  • e.

    I, II e III

Lourdes Marcelino Machado discutindo a gestão da Unidade Escolar, no artigo "Quem embala a escola" defende que

  • A.

    a gestão governamental é a instância com poder para "embalar" a escola, tanto no sentido de "empacotá-la" ou de "adormecê-la" quanto no de "fazê-la andar", autonomamente.

  • B.

    o Diretor é quem "embala" a escola, no sentido de ajudála a andar, valendo-se do poder de persuasão que sua posição hierárquica na estrutura burocrática escolar permite.

  • C.

    a Direção é que pode, com partilha de poder, "embalar" a escola, criando administrativamente as condições necessárias para a ação educativa desenvolver-se.

  • D.

    a adoção de comissões, colegiados e conselhos é o único caminho democrático para que a escola deslanche, pegue o "embalo".

  • E.

    a autogestão é o caminho mais adequado, com colegiados diretivos anuais, em rodízio, eleitos em assembléias de pais, professores, funcionários e alunos, pois ninguém tem que "embalar" a escola.

Apesar dos modernos meios de comunicação mostrarem as lutas indígenas no presente, o imaginário brasileiro continua associando o índio ao passado. Para superar esse problema torna-se necessário:

  • a.

    continuar comemorando o dia do índio em 19 de abril.

  • b.

    implementar a educação escolar indígena com o apoio da sociedade em geral.

  • c.

    atualizar o material didático-pedagógico e adotar outros meios de divulgação da realidade dos índios.

  • d.

    investir recursos públicos e privados na educação indígena.

  • e.

    incentivar a participação dos índios em encontros folclóricos.

Um supervisor visita pela primeira vez a escola indígena localizada no interior de uma aldeia guarani, que faz parte de seu setor. Depara-se com práticas bilingües, calendário próprio e um professor que lhe pede orientação para a construção do currículo que está elaborando com a comunidade e providências para a regularização da escola, solicitando-lhe, ainda, um exemplar do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Nesta situação,

  • A.

    a legislação educacional atual dá amparo para a situação mencionada, com exceção da participação da comunidade indígena na elaboração do currículo, pois eles são leigos.

  • B.

    há irregularidades pois, o ensino tem que ser em língua portuguesa e o calendário deve ser o mesmo para todas as escolas. Apenas o RCNEI está nas normas legais.

  • C.

    o supervisor não deve visitar a escola indígena, porque ela não faz parte do sistema; e a grande diversidade permitida a ela, legalmente, acaba tumultuando o setor, que pode reivindicar esta flexibilidade curricular e de organização escolar.

  • D.

    a situação escolar está de acordo com o Parecer CNE 14/99 e a Resolução CNE/CEB 03/99, com exceção das práticas bilíngües, pois estas podem ameaçar a unidade nacional.

  • E.

    do ponto de vista das normas legais, não há nada irregular e o Supervisor deve recorrer ao Conselho Estadual de Educação para a regularização da escola e ao Governo Federal, para orientações técnicas e distribuição de materiais.

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