Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Art. 37. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional refere-se à Educação de Jovens e Adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. É incorreto afirmar que os exames, a que se refere esse artigo:

  • A.

    serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

  • B.

    serão realizados no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos

  • C.

    terão os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais aferidos e reconhecidos;

  • D.

    serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos

Segundo Grasser, Millis e Zwaan, conforme descrevem Rodrigo e Correa, a representação situacional é aquela que fornece dados sobre os estados mentais dos personagens ou suas mudanças de perspectiva, imprescindíveis para avaliar:

  • A. a educação básica de acordo com os pressupostos de Paulo Freire.
  • B. o processamento da comunicação eficaz entre emissor e receptor.
  • C. a coerência das reações emocionais do personagem.
  • D. a qualidade diagnóstica em relação aos processos mentais básicos.
  • E. o sistema de ensino aprendizagem no ambiente escolar.

Observe a ilustração:

Ela representa o(a)

  • A. diversidade.
  • B. preconceito.
  • C. deficiência.
  • D. discriminação.
  • E. acessibilidade.

Assinale a alternativa correta, quanto ao uso das novas tecnologias na educação, na perspectiva da Proposta Curricular de Santa Catarina

  • A.

    As novas tecnologias, utilizadas como fim em si mesmas, na construção do conhecimento, devem estar a serviço da reprodução do capital e da competitividade.

  • B.

    As novas tecnologias são também objetos sociais e mediadores da relação entre o ser humano e o mundo

  • C.

    As novas tecnologias vêm substituir as "antigas" tecnologias intelectuais, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação

  • D.

    As novas tecnologias intelectuais na educação devem ser definidas pelas forças hegemônicas do mercado capitalista

Segundo Rodrigo e Correa, a representação esquemática é estática e fixa, enquanto a do modelo mental é dinâmica e:

  • A. encorpada.
  • B. procedimental.
  • C. flexível.
  • D. incremental.
  • E. acessível.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito científico de desvantagem, relacionado às pessoas que necessitam de condições especiais de atendimento, refere-se à:

  • A.

    condição social de prejuízo decorrente da deficiência e/ou incapacidade;

  • B.

    restrição de atividades decorrentes de uma deficiência;

  • C.

    conseqüência em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo;

  • D.

    perda ou anormalidade de estrutura ou função orgânica.

A definição de modelo mental, de acordo com Rodrigo e Correa, é uma representação episódica que, além de pessoas, inclui:

  • A. objetos – acontecimentos.
  • B. objetos – animais.
  • C. periodicidade – movimento.
  • D. periodicidade – acontecimentos.
  • E. objetos – movimento.

Em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, em uma proposta histórico-cultural que concebe que o indivíduo se humaniza em um ambiente social, em interação com outros indivíduos, podemos afirmar que:

  • A.

    é impossível considerar que o desenvolvimento dessa pessoa possa ocorrer em um processo previsível, linear e gradual;

  • B.

    o processo de desenvolvimento dessa pessoa realiza-se sob parâmetros;

  • C.

    homogêneos e individuais para cada grupo específico, os espaços específicos de aprendizagem devem privilegiar os procedimentos reabilitadores e terapêuticos;

  • D.

    as diversidades pessoais, culturais e sociais atuam como limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

As estruturas complexas de dados que representam os conceitos genéricos armazenados na memória são denominadas:

  • A. reminiscências.
  • B. esquemas.
  • C. sinapses.
  • D. tópicas.
  • E. analógicas.

Os documentos oficiais têm apontado para teorias que compreendem a aprendizagem como elaboração conceitual lenta e progressiva e não como mera aquisição de informações. Isso implica:

  • A.

    que os resultados da avaliação devem refletir o processo do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual

  • B.

    que os resultados da avaliação refletem o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares;

  • C.

    que, na escola, os critérios de avaliação devem ser relativos à disciplina ensinada e às concepções de cada professor

  • D.

    que os resultados da avaliação devem refletir o empenho do aluno ao reproduzir o conteúdo dado

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...