Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Art. 37. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional refere-se à Educação de Jovens e Adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. É incorreto afirmar que os exames, a que se refere esse artigo:
serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
serão realizados no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos
terão os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais aferidos e reconhecidos;
serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos
Segundo Grasser, Millis e Zwaan, conforme descrevem Rodrigo e Correa, a representação situacional é aquela que fornece dados sobre os estados mentais dos personagens ou suas mudanças de perspectiva, imprescindíveis para avaliar:
Observe a ilustração:
Ela representa o(a)
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso das novas tecnologias na educação, na perspectiva da Proposta Curricular de Santa Catarina
As novas tecnologias, utilizadas como fim em si mesmas, na construção do conhecimento, devem estar a serviço da reprodução do capital e da competitividade.
As novas tecnologias são também objetos sociais e mediadores da relação entre o ser humano e o mundo
As novas tecnologias vêm substituir as "antigas" tecnologias intelectuais, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação
As novas tecnologias intelectuais na educação devem ser definidas pelas forças hegemônicas do mercado capitalista
Segundo Rodrigo e Correa, a representação esquemática é estática e fixa, enquanto a do modelo mental é dinâmica e:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito científico de desvantagem, relacionado às pessoas que necessitam de condições especiais de atendimento, refere-se à:
condição social de prejuízo decorrente da deficiência e/ou incapacidade;
restrição de atividades decorrentes de uma deficiência;
conseqüência em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo;
perda ou anormalidade de estrutura ou função orgânica.
A definição de modelo mental, de acordo com Rodrigo e Correa, é uma representação episódica que, além de pessoas, inclui:
Em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, em uma proposta histórico-cultural que concebe que o indivíduo se humaniza em um ambiente social, em interação com outros indivíduos, podemos afirmar que:
é impossível considerar que o desenvolvimento dessa pessoa possa ocorrer em um processo previsível, linear e gradual;
o processo de desenvolvimento dessa pessoa realiza-se sob parâmetros;
homogêneos e individuais para cada grupo específico, os espaços específicos de aprendizagem devem privilegiar os procedimentos reabilitadores e terapêuticos;
as diversidades pessoais, culturais e sociais atuam como limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.
As estruturas complexas de dados que representam os conceitos genéricos armazenados na memória são denominadas:
Os documentos oficiais têm apontado para teorias que compreendem a aprendizagem como elaboração conceitual lenta e progressiva e não como mera aquisição de informações. Isso implica:
que os resultados da avaliação devem refletir o processo do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual
que os resultados da avaliação refletem o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares;
que, na escola, os critérios de avaliação devem ser relativos à disciplina ensinada e às concepções de cada professor
que os resultados da avaliação devem refletir o empenho do aluno ao reproduzir o conteúdo dado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...