Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Como coloca a Proposta Curricular de Santa Catarina: 1998, "a sexualidade vem sendo considerada um importante objeto de estudo, consolidando-se, nos últimos tempos, como subsídio também da ação pedagógica". Por isso faz-se necessário explicitar o que se entende por sexualidade como um pressuposto teórico fundamental, para se pensar sobre Educação Sexual. Na referida proposta, a sexualidade:
é o ato sexual reprodutivo
é a caracterização biológica do ser humano, como espécie animal;
constitui-se numa elaboração histórica e cultural que se explica e se compreende no contexto e nas relações nas quais se produz;
é a atividade sexual genital, reprodutiva ou não, que marca o ser humano em sua essência.
A análise da interatividade permite identificar e descrever dois grandes mecanismos de influência educacional que operam nos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. O primeiro se refere à construção progressiva de sistemas compartilhados. O segundo está relacionado à:
A Educação Sexual tem sido alvo de discursos diversos, sobretudo nos últimos anos, em função do surgimento da AIDS. Contudo, tem preponderado nas campanhas educativas um viés médico-biologizante, que reduz a sexualidade à genitalidade e a um "problema" de saúde pública. "Não está em jogo a formação do homem e sim a informação de como se evitar contágio de doenças que se transmitem pelo sexo". (Proposta Curricular SC:1998, p. 20). Para superar esse viés, a referida proposta postula
que a educação sexual deve ter como conteúdo principal uma sólida informação sobre os aparelhos reprodutores, a concepção, a reprodução e as doenças sexualmente transmissíveis;
que a educação sexual necessita buscar elementos conceituais e teóricos nos diversos campos das ciências e, de modo multidisciplinar, deve compor e transitar pela interdisciplinaridade
que a educação sexual incentive os jovens a postergar o sexo, por entendê-lo numa perspectiva reprodutiva, vinculado ao matrimônio, baseado em sólidos valores morais e nos bons costumes;
que a educação sexual utilize o animismo como recurso didático, dando vida e inteligência a seres inanimados, para explicar as questões mais elementares, no caso da curiosidade sexual infantil.
De acordo com Colomina, Onrubia e Rochera, a interatividade, nas atuações do professor e dos alunos em uma situação concreta de ensino e aprendizagem, ressalta:
A teoria de Vygotsky entende o desenvolvimento e a aprendizagem como relacionados desde o nascimento da criança. O desenvolvimento é entendido como um processo:
previsível, universal e linear;
em que o sujeito é passivo e seu comportamento é condicionado pela influência dos estímulos do ambiente
determinado por conteúdos mentais de caráter individual, dos quais não se tem consciência
construído no contexto social e promovido pela aprendizagem.
Em relação à estrutura de participação (padrão dominante das atuações) proposta por Colomina, Onrubia e Rochera nos segmentos de interatividade, estruturas de participação e mensagens de uma sequência didática:
I O professor explica a informação nova no quadro-negro / Os alunos seguem a explicação e tomam nota.
II Os alunos fazem individualmente exercícios do livro-texto selecionados pelo professor / O professor passeia pela sala e oferece ajuda espontaneamente ou a pedido dos alunos.
III O professor designa um aluno para ir ao quadro-negro / O aluno vai e escreve a resposta do exercício / O professor avalia a resposta do aluno / Os outros alunos acompanham e copiam a resposta correta.
IV O professor faz perguntas a alunos individuais ou ao conjunto da turma / Os alunos respondem por designação do professor ou espontaneamente / O professor avalia as respostas dos alunos e anota as respostas corretas no quadro em forma de lista de conteúdos essenciais do tema / Os alunos copiam a lista elaborada pelo professor.
Estão corretos os itens:
O Inatismo é uma concepção da aprendizagem segundo a qual o ser humano já nasce com potencialidades, dons e aptidões a serem desenvolvidas, biologicamente determinadas. O(a) professor(a) que trabalha apoiando-se nessa concepção, entenderá que
deve oferecer ao aluno atividades que o desafiem para a construção do conhecimento;
a aprendizagem estará condicionada à quantidade e à qualidade dos estímulos oferecidos ao aluno;
quanto menor for sua interferência no processo de aprendizagem, mais estará facilitando para que o aluno revele a sua essência;
deve conhecer o contexto em que o aluno vive, para mediar seu acesso ao conhecimento formal.
Conforme mostram Colomina, Onrubia e Rochera, entre as pesquisas processo-produto sobre os comportamentos que definiriam o professor competente, está o trabalho de Rosenshine e Stevens. Estes autores concluem que o estilo educacional que se mostra mais eficaz em relação ao rendimento dos alunos é o ensino:
A psicanálise de Freud, a Epistemologia genética de Piaget e o Behaviorismo de Skinner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão. Essa dimensão seria, para cada um deles, respectivamente:
a cultura, a afetividade e o pensamento;
a memória, a aprendizagem e o inconsciente;
o inconsciente, a inteligência e o comportamento
a motivação, a linguagem e a inteligência.
Segundo Rodrigo e Correa, a moderna teoria dos modelos mentais postula que para mudar as concepções na mente é preciso:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...