Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A classificação das tarefas acadêmicas se compõe de quatro grandes tipos de tarefas, segundo Coll e Solé. São consideradas nesta classificação as tarefas:
Assinale a alternativa correta, no que se refere à construção de um projeto educacional coletivo, democrático e permanente, perspectiva da proposta Curricular de Santa Catarina
A prática do planejamento apresenta um caráter político e ideológico que traça diretrizes e metas, define objetivos e formas de avaliação, cabendo ao Diretor a gestão autônoma, definindo prioridades e formas de gerenciamento, pois ele está hierarquicamente acima de qualquer outro segmento do contexto educacional.
A implementação do projeto social da escola é de competência única e exclusivamente dos professores, pois o sucesso da escola depende da qualidade da prática pedagógica e do compromisso em promover a aprendizagem do aluno.
O trabalho docente pressupõe, acima de tudo, a qualificação do professor, o que torna pouco relevante o envolvimento de outras dimensões do processo educacional, tais como a integração de toda a equipe de profissionais, dos pais, alunos e comunidade.
A tomada de decisões, em nível de construção coletiva, refere-se a vários âmbitos do contexto educacional.
A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isso significa que:s
a avaliação deve ocorrer para decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo;
a ação de avaliar deve ser sempre classificatória
a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual
somente os alunos devem ser avaliados
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os Artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.
O artigo 37 da LDB nº 9394/96 diz que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no en-sino fundamental e médio na idade própria.
Esse contingente plural e heterogêneo é constituído preferencialmente de jo-vens e adultos:
predominantemente marcados pelo trabalho, maduros ou com expectati-vas de inserção no mercado de trabalho.
que não quiseram estudar.
oriundos da zona rural.
exclusivos das camadas populares
A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:
Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.
Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.
Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.
Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.
gerenciais administrativas
Os momentos avaliatórios presentes nos projetos de trabalho, não como uma fórmula, mas como uma forma de diálogo do professor com o conhecimento que os alunos vão construindo e como evidência pública que lhes permite a-prender uns dos outros, são:
Avaliação inicial, avaliação recapitulativa , avaliação somativa.
Avaliação formativa, avaliação recapitulativa, avaliação somativa.
Avaliação inicial, avaliação formativa, avaliação recapitulativa.
Avaliação inicial, avaliação formativa,avaliação somativa.
Hoje, algumas escolas organizam o currículo por projetos e pela atividade do-cente de maneira diversificada, em que os alunos se agrupam a partir dos te-mas ou problemas que vão pesquisar, e não por questões de nível ou idade. Isso requer da escola, EXCETO:
planejar o tempo em termos de período de trabalho.
romper com a organização em grupos de nível ou idade.
construir o conhecimento pelo diálogo pedagógico, de debates, ações e intercâmbios no espaço escolar.
manter um professor como fonte única para ampliar o horizonte de co-nhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...