Questões de Pedagogia

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A classificação das tarefas acadêmicas se compõe de quatro grandes tipos de tarefas, segundo Coll e Solé. São consideradas nesta classificação as tarefas:

  • A. de memorização – de leitura – de compreensão – de opinião.
  • B. de leitura – procedimentais – de compreensão – de opinião.
  • C. de memorização – procedimentais – de leitura – de opinião.
  • D. de memorização – procedimentais – de compreensão – de leitura.
  • E. de memorização – procedimentais – de compreensão – de opinião.

Assinale a alternativa correta, no que se refere à construção de um projeto educacional coletivo, democrático e permanente, perspectiva da proposta Curricular de Santa Catarina

  • A.

    A prática do planejamento apresenta um caráter político e ideológico que traça diretrizes e metas, define objetivos e formas de avaliação, cabendo ao Diretor a gestão autônoma, definindo prioridades e formas de gerenciamento, pois ele está hierarquicamente acima de qualquer outro segmento do contexto educacional.

  • B.

    A implementação do projeto social da escola é de competência única e exclusivamente dos professores, pois o sucesso da escola depende da qualidade da prática pedagógica e do compromisso em promover a aprendizagem do aluno.

  • C.

    O trabalho docente pressupõe, acima de tudo, a qualificação do professor, o que torna pouco relevante o envolvimento de outras dimensões do processo educacional, tais como a integração de toda a equipe de profissionais, dos pais, alunos e comunidade.

  • D.

    A tomada de decisões, em nível de construção coletiva, refere-se a vários âmbitos do contexto educacional.

A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isso significa que:s

  • A.

    a avaliação deve ocorrer para decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo;

  • B.

    a ação de avaliar deve ser sempre classificatória

  • C.

    a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual

  • D.

    somente os alunos devem ser avaliados

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os Artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:

  • A.

    Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes

  • B.

    Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.

  • C.

    Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino

  • D.

    Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.

O artigo 37 da LDB nº 9394/96 diz que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no en-sino fundamental e médio na idade própria.

Esse contingente plural e heterogêneo é constituído preferencialmente de jo-vens e adultos:

  • A.

    predominantemente marcados pelo trabalho, maduros ou com expectati-vas de inserção no mercado de trabalho.

  • B.

    que não quiseram estudar.

  • C.

    oriundos da zona rural.

  • D.

    exclusivos das camadas populares

A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:

  • A.

    Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.

  • B.

    Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.

  • C.

    Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.

  • D.

    Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.

A educação abrange os processos ____________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações ___________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) formativos – culturais

    B) fundamentais – políticas

    C)

    gerenciais – administrativas



    D) cognitivos – religiosas

    E) biotecnológicos – tecnológicas

Os momentos avaliatórios presentes nos projetos de trabalho, não como uma fórmula, mas como uma forma de diálogo do professor com o conhecimento que os alunos vão construindo e como evidência pública que lhes permite a-prender uns dos outros, são:

  • A.

    Avaliação inicial, avaliação recapitulativa , avaliação somativa.

  • B.

    Avaliação formativa, avaliação recapitulativa, avaliação somativa.

  • C.

    Avaliação inicial, avaliação formativa, avaliação recapitulativa.

  • D.

    Avaliação inicial, avaliação formativa,avaliação somativa.

Em relação aos conteúdos curriculares da educação básica, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto às diretrizes que devem ser observadas.

( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. ( ) Orientação para o trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) F – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) F – V – V.

Hoje, algumas escolas organizam o currículo por projetos e pela atividade do-cente de maneira diversificada, em que os alunos se agrupam a partir dos te-mas ou problemas que vão pesquisar, e não por questões de nível ou idade. Isso requer da escola, EXCETO:

  • A.

    planejar o tempo em termos de período de trabalho.

  • B.

    romper com a organização em grupos de nível ou idade.

  • C.

    construir o conhecimento pelo diálogo pedagógico, de debates, ações e intercâmbios no espaço escolar.

  • D.

    manter um professor como fonte única para ampliar o horizonte de co-nhecimento.

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