Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    F F F F

  • B.

    F V F V

  • C.

    V F V F

  • D.

    V F F V

  • E.

    V V V V

Avaliação é o elemento integrador entre aprendizagem e ensino, seu objetivo é a orientação da intermediação pedagógica. Logo a avaliação deve ser:

  • A.

    espontaneísta como elemento de controle;

  • B.

    classificatória e formativa;

  • C.

    um jogo de regras uniformes e definidas à luz de parâmetros fixos;

  • D.

    investigativa e mediadora;

  • E.

    diagnóstica e classificatória.

A passagem da análise da interação para a análise da interatividade comporta a passagem de um olhar aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula centrado nos comportamentos discretos do professor, supostamente garantias de um ensino competente, a outro, centrado nos processos que subjazem à atividade conjunta de professor e aluno. Estes processos, segundo Colomina, Onrubia e Rochera, são denominados:

  • A. dialéticos.
  • B. materialistas.
  • C. subjetivos.
  • D. interpsicológicos.
  • E. intraindividuais.

A mediação como prática pedagógica, executada com compromisso e responsabilidade, concebe ao aluno, uma educação transformadora. A respeito do contexto acima assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O professor mediador sua função se define como a de vigiar e aconselhar, corrigir e ensinar a matéria, estabelecendo uma relação vertical entre professor e aluno, impossibilitando assim qualquer espaço que o aluno possa explicitar o seu modo de entender o mundo.

    B) O professor mediador troca experiências, dialoga, debate dúvidas ou problemas, propões situações problemas e desafios, incentiva reflexões, coloca o aprendiz diante de questões éticas, sociais, cooperando para que este aprenda a comunicar conhecimentos.

    C) O professor mediador pedagógico torna se provocador, orientador, unificador do conhecimento cotidiano e científico dos seus alunos, assumindo sua responsabilidade social na construção e reconstrução do conhecimento científico.

    D) O professor mediador desafia os alunos, mostrando-lhes, entre as várias possibilidades de aprendizagem, caminhos que poderão ser percorridos.

  • A.

    I e II

  • B.

    I e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    II, III e IV

Assinale a alternativa que caracteriza as propostas de educação inclusiva.

  • A.

    Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude é indispensável que a escola de ensino regular se adapte às mais diversas situações e às necessidades dos alunos inseridos em salas de aula.

  • B.

    Na perspectiva de uma educação inclusiva, espera- se que a pessoa com deficiência se integre por si mesma na escola do ensino regular.

  • C.

    Uma escola para crianças de zero aos seis anos, rica em estímulos visuais e auditivos não é um local de qualidade e adequado para todas as crianças.

  • D.

    As barreiras arquitetônicas impossíveis de serem eliminadas após o prédio já construído, impossibilitam e impedem a matrícula de alunos com deficiência física.

  • E.

    Podemos considerar inclusa a escola que classifica os alunos, estabelece uma dicotomia entre ensino regular e especial e desenvolver uma aprendizagem competitiva.

Para Freinet, a atividade é o que orienta a prática escolar, e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo o autor, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize as tarefas.

Freinet apresentou um confronto entre a escola tradicional e a escola proposta por ele, em que:

  • A. a técnica sobrepujava os conteúdos curriculares.
  • B. a ação política era essencial, como filosofia de educação.
  • C. o mundo midiático era fundamental, como meio de aprender.
  • D. o trabalho tinha posição central, como metodologia.
  • E. o desenvolvimento afetivo era visto como desnecessário.

De acordo com Rodrigo e Correa, três processos cognitivos compõem uma parte essencial do mecanismo construtivista, na medida em que conferem sentido ao mundo e que permitem relacionar todo o novo com o conhecimento existente. São eles:

  • A. aprendizagem – compreensão – memória.
  • B. correlação – compreensão – memória.
  • C. aprendizagem – empatia – memória.
  • D. aprendizagem – correlação – empatia.
  • E. empatia – compreensão – correlação.

A respeito da teoria de Freire assinale a alternativa CORRETA:

    A) Visa o desenvolvimento integral da criança como ser humano, não apenas do aspecto intelectual ,engloba aspetos vão além do conteúdo como por exemplo habilidades sociais, virtudes, interesse e força de vontade são observadas pelos professores por meio das atividades diárias.

    B) O aluno é o protagonista do seu processo de aprendizado, a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, permite o aluno criar e experimentar o conhecimento e aprendizado.

    C) Propõe o desenvolvimento da visão crítica do aluno por meio das práticas em sala de aula, o educador deve levar em conta os aspectos culturais, sociais e humanos de cada aluno, para ouvi-lo e entendê-lo melhor, afim de ajudá-lo a compreender e ler o mundo através do conhecimento.

    D) Os alunos se desenvolvem de maneira ativa, criando um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado, exercendo a capacidade de fazer escolhas com independência e autonomia.

  • A.

    1 2 3 4

  • B.

    4 3 2 1

  • C.

    2 3 4 1

  • D.

    3 4 1 2

  • E.

    4 2 1 3

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...