Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.

  • A.

    Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.

  • B.

    Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.

  • C.

    Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.

  • D.

    Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.

  • E.

    Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.

. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:

  • A.

    professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.

  • B.

    profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.

  • C.

    parceiros mediadores da aprendizagem.

  • D.

    alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.

  • E.

    familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.

Imagine que uma criança do 2º Ano do Ensino Fundamental gosta muito de sua professora, ela a considera linda, paciente, carinhosa e tranquila.

Em um dia, porém, ela se espanta: a professora – tão calma e paciente – fica extremamente irritada com um colega de sala que derrama o suco na carteira. Essa irritação é uma nova informação para a sua concepção a respeito da professora.

Como será que ela irá assimilar este comportamento tão diferente dos demais que ela vinha emitindo? Ela

  • A. não vai assimilar a nova informação porque gosta muito da professora.
  • B. vai justificar a irritação com seu colega como um mau dia.
  • C. vai concluir sobre o suco derramado que dá trabalho para a professora.
  • D. vai passar a ver a professora como uma pessoa com ataques de humor.
  • E. assimilará a nova informação às anteriores, justificando ou não a atitude da professora.

Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:

I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.

II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.

III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.

Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:

  • A.

    I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;

  • B.

    I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;

  • C.

    I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;

  • D.

    I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;

  • E.

    I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.

Como modalidade da Educação Básica, a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar o(a)

I. dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.

II. busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.

III. desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A. I – II – III.
  • B. I – II.
  • C. I – III.
  • D. II – III.
  • E. II.

O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?

  • A.

    Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.

  • B.

    A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".

  • C.

    Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.

  • D.

    Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.

  • E.

    Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.

Leia com atenção a proposição e assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) par as FALSAS.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – V – V – F – F – F.
  • B. V – V – F – F – F – V.
  • C. F – F – V – V – V – F.
  • D. F – V – F – V – F – V.
  • E. F – V – V – V – V – F.

Mônica Abranches, no livro Colegiado Escolar, afirma que participar da gestão da escola significa:

  • A.

    As ações de ajuda, materiais e humanas, que os pais ou a comunidade oferecem à escola.

  • B.

    Mais do que a integração entre a escola e a comunidade, é preciso entender essa presença como um mecanismo de participação política, e como uma possibilidade real de decisão.

  • C.

    Uma escola voltada somente para a sua clientela, para os seus alunos.

  • D.

    Total ruptura com uma ordenação em que prevalecem as relações hierárquicas de mando e submissão, em particular nas escolas que já implantaram as estruturas participativas.

  • E.

    Enganação, pois os Conselhos de escola são manipulados pelos diretores.

Analise a charge a seguir.

Ela apresenta o(a)(as)

  • A. aprendizagem online do professor.
  • B. conflito de gerações na aprendizagem.
  • C. nova sala de aula do aluno.
  • D. práticas em EAD pelo professor.
  • E. uma forma atual de ensinar e aprender.

"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:

  • A.

    reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.

  • B.

    ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.

  • C.

    ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.

  • D.

    ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.

  • E.

    valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...