Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.
Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.
Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.
Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.
Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.
Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.
. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.
profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.
parceiros mediadores da aprendizagem.
alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.
Imagine que uma criança do 2º Ano do Ensino Fundamental gosta muito de sua professora, ela a considera linda, paciente, carinhosa e tranquila.
Em um dia, porém, ela se espanta: a professora tão calma e paciente fica extremamente irritada com um colega de sala que derrama o suco na carteira. Essa irritação é uma nova informação para a sua concepção a respeito da professora.
Como será que ela irá assimilar este comportamento tão diferente dos demais que ela vinha emitindo? Ela
Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:
I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.
II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.
III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.
Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:
I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;
I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;
I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;
I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;
I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.
Como modalidade da Educação Básica, a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar o(a)
I. dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.
III. desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?
Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.
A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".
Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.
Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.
Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.
Leia com atenção a proposição e assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) par as FALSAS.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Mônica Abranches, no livro Colegiado Escolar, afirma que participar da gestão da escola significa:
As ações de ajuda, materiais e humanas, que os pais ou a comunidade oferecem à escola.
Mais do que a integração entre a escola e a comunidade, é preciso entender essa presença como um mecanismo de participação política, e como uma possibilidade real de decisão.
Uma escola voltada somente para a sua clientela, para os seus alunos.
Total ruptura com uma ordenação em que prevalecem as relações hierárquicas de mando e submissão, em particular nas escolas que já implantaram as estruturas participativas.
Enganação, pois os Conselhos de escola são manipulados pelos diretores.
Analise a charge a seguir.
Ela apresenta o(a)(as)
"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:
reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.
ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.
ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.
ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.
valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...