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Por letramento digital compreende-se a capacidade que tem o indivíduo de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática ou sala de vídeo. São habilidades desenvolvidas no letramento digital.
I. Comunicação eficiente, segurança digital, colaboração.
II. Marcadores Sociais, Blogs, Vídeos Conferencias.
III. Wikis, comunidades online, microblogging.
IV. Compreensão e inserção cultural e digital, criatividade, curadoria.
V. Habilidades funcionais, raciocínio crítico e avaliação.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
O professor dentro da sala de aula não deveria se sentir solitário em seus esforços, mas ser animado por um sentido de co-participação com todos os outros que estão nas salas de aulas e na escola criando condições para que haja um compartilhamento daquilo que é a civilização humana. Construir este coletivo, com participação e envolvimento de todos faz parte de um processo formativo que se centre:
nos objetivos operacionais detalhadamente definidos, com ênfase na instrução;
nos conteúdos a transmitir;
no currículo já estabelecido;
nas tecnologias, pois essas ampliam as possibilidades humanas;
na dimensão do humano e não nas tecnologias. Não se deve desprezar as tecnologias que ampliam as possibilidades humanas, mas não se pode se sujeitar a elas.
É importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou, ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno. No entanto, para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial. Sem a intencionalidade pedagógica do professor, corre-se o risco de se utilizar o jogo sem explorar seus aspectos educativos, perdendo grande parte de sua potencialidade. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos
I. uma disputa semelhante aos jogos eletrônicos, eficaz no desenvolvimento do raciocínio.
II. classificar os níveis de dificuldades apresentados nos jogos de acordo com a faixa etária.
III. desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação.
IV. uma série de atitudes como aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras entre outras.
V. um momento de socialização das impressões e de reflexão sobre o que se aprendeu.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A partir do poema acima, assinale a alternativa INCORRETA:
A unidade do eterno e do novo, aparentemente impossível, realiza-se pelos e para os humanos na arte.
Sob os efeitos da massificação cultural e industrial a arte deixa de ser expressiva, para tornar-se evento de consumo; deixa de ser experimentação do novo, para tornar-se moda efêmera.
Na arte, o artista busca somente desenvolver suas habilidades técnicas, aperfeiçoar suas obras artísticas, dar ao seu trabalho um alto grau de beleza estética.
"A arte é advento (um vir a ser do que nunca antes existiu), como promessa infinita de acontecimentos(as obras dos artistas)". Esta idéia de Merleau-Ponty manisfesta sentimentos semelhantes ao poema de Fernando Pessoa.
O artista busca o mundo em estado nascente; como busca, simultaneamente, o mundo em sua perenidade.
A famosa obra de Picasso "Garçon à la Pipe" foi leiloada em qual cidade?
São Paulo
Madri
Paris
Nova York
Londres
Leia as proposições sobre a arte e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa correta:V F V V
V V V F
V V F V
V V V V
V F F V
Na sociedade contemporânea fala-se e escreve-se muito sobre sexo e quase nada sobre o amor. Talvez o falar muito sobre o sexo seja uma tentativa de camuflar a impessoalidade das relações humanas. No sentido de uma reflexão sobre esta questão é INCORRETO afirmar:
O mito de Narciso ilustra de maneira exemplar o amor egocêntrico do homem por si mesmo. Este mito se refere apenas à realidade dos homens na Grécia antiga e no Império Romano.
Para Platão, Eros é a força que engendra a filosofia. O chamado amor platônico expressa a atividade da vontade e da razão de busca não por determinado indivíduo, mas de busca da pura contemplação das idéias.
De acordo com a idéia de Alteridade, uma relação de amor deve trazer consigo o reconhecimento da individualidade do outro, haverá reciprocidade e não exploração, ocorrerá uma preocupação com o crescimento da pessoa como ela é.
Falar de amor no mundo contemporâneo talvez seja dizer que, entre as pessoas acontecem ligações que se tornam empobrecidas, quando as convenções e a superficialidade dos contatos estabelecem relações impessoais e impedem o autêntico encontro.
O amor imaturo é exclusivista, possessivo, egoísta, dominador; gera um ciúme exarcebado, que é o desejo de domínio integral do outro.
Analise as proposições sobre a questão ética atual.
Assinale a alternativa correta:Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
Sobre a questão ética e as atuais iniciativas de debates filosóficos, leia as proposições a seguir e marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
Assinale a alternativa correta:V F V F
V V V F
V F V V
F F V V
F V V V
A questão ética talvez seja o assunto mais debatido nos dias atuais, quer seja nos grandes centros acadêmicos, quer seja nas esquinas das ruas de qualquer cidade. Mas o debate ético não é de forma alguma fruto apenas da nossa atualidade. E se perdermos os referenciais históricos e filosóficos não conseguiremos dar conta deste debate. Assinale a alternativa correta:
Para Kant, a ação moral é autônoma, pois o homem é o único ser capaz de se determinar segundo leis que a própria razão estabelece.
No final do século XIX, Nietzsche surge como o filósofo que tenta construir o homem concreto da ação moral, baseando-se na razão universal e abstrata.
"Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda a escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeito que nos produz". Esta citação ilustra bem a ética de Sêneca.
Sobre a concepção ética dos filósofos gregos e romanos podemos dizer que não havia uma preocupação com a relação entre a conduta do indivíduo e os valores da sociedade.
Para a concepção ética dos intelectualistas a vida virtuosa não depende do desenvolvimento da inteligência ou da razão.
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