Questões de Pedagogia

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Analise as prososições a respeito do conhecimento e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V V F F

  • B.

    V F V F

  • C.

    V F V V

  • D.

    F V F V

  • E.

    V V V F

A área de extensão, segundo Santos, terá num futuro próximo um significado muito especial. No momento em que o capitalismo global pretende funcionalizar a universidade e, de fato, transformá-la numa vasta agência de extensão ao seu serviço, a reforma da universidade deve conferir uma nova centralidade às atividades de extensão (com implicações no currículo e nas carreiras docentes) e concebê-las de modo alternativo ao capitalismo global, atribuindo às universidades uma participação ativa na coesão da construção social; aprofundando a democracia; priorizando a luta contra a exclusão social e degradação ambiental, e também:

  • A. garantindo os direitos humanos.
  • B. atingindo os resultados nas atividades rentáveis.
  • C. promovendo a autonomia dos diversos ministérios.
  • D. incluindo a flexibilização trabalhista na reestruturação das carreiras docentes.
  • E. na defesa da diversidade cultural.

No seu livro Teoria do Conhecimento, Johannes Hessen distingue a discussão sobre o conhecimento em três perspectivas: quanto à origem, quanto à possibilidade e quanto à essência. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    O conhecimento quanto à origem é cética e dogmática; quanto à possibilidade é realista e idealista; quanto à essência é racionalista e empirista.

  • B.

    O conhecimento quanto à origem pode ser cética, dogmática ou crítica; quanto à possibilidade pode ser realista ou idealista; quanto à essência pode ser racionalista ou empirista.

  • C.

    O conhecimento quanto à origem pode ser realista ou idealista; quanto à possibilidade pode ser racionalista ou empirista; quanto à essência pode ser cética, dogmática ou crítica.

  • D.

    O conhecimento quanto à origem pode ser racionalista ou empirista; quanto à possibilidade pode ser cética, dogmática ou crítica; quanto à essência pode ser realista ou idealista.

  • E.

    O conhecimento quanto à origem é realista e idealista; quanto à possibilidade é racionalista e empirista; quanto à essência é cética e dogmática.

Segundo Santos, na área “acesso à universidade”, a maior frustração na década de 2000 foi a de que o objetivo de democratização do acesso na maioria dos países não foi conseguido. Os fatores de discriminação, sejam eles a classe, a raça, o sexo ou a etnia, continuaram para fazer do acesso uma mistura de mérito e privilégio. Isto posto, em vez de democratização, houve massificação e uma forte segmentação do ensino superior com práticas de autêntico dumping social de diplomas e diplomados. Sendo assim, propõe ideias mestras para pautar a área de acesso. São elas:

  • A. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; reestruturação do ENEM; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • B. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; gratuidade na universidade pública com bolsas de manutenção aos estudantes das classes trabalhadoras; reestruturação do ENEM.
  • C. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; gratuidade na universidade pública com bolsas de manutenção aos estudantes das classes trabalhadoras; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • D. reestruturação do ENEM; extinção da gratuidade na universidade pública, exceto para oriundos da classe trabalhadora; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • E. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; extinção da gratuidade na universidade pública, exceto para oriundos da classe trabalhadora; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.

Sobre as discussões filosóficas, ao longo da história do pensamento ocidental, referentes ao conhecimento, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Várias obras, ao longo da história da filosofia, foram escritas sobre este campo, todavia ainda hoje os pensadores continuam se dedicando ao aprofundamento deste problema

  • B.

    Os pensadores ao longo da história se preocuparam com o problema do conhecimento, mas não produziram muitas obras sobre este assunto.

  • C.

    Platão, no diálogo Teeteto nos dá um exemplo de como já na antiguidade os filósofos se ocupavam do problema sobre o conhecimento.

  • D.

    Enquanto na filosofia antiga, de maneira geral, os filósofos se preocupavam com o objeto do conhecimento, na filosofia moderna a preocupação volta-se sobremaneira para o sujeito que conhece.

  • E.

    A filosofia foi profundamente marcada, no que diz respeito principalmente à teoria do conhecimento, pela filosofia transcendental kantiana.

Analise as seguintes proposições sobre a filosofia de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a proposição III.

  • B.

    Apenas a proposição II.

  • C.

    Apenas as proposições II e III.

  • D.

    Apenas as proposições I e II.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Segundo Noberto Bobbio, o conceito de ideologia possui um significado forte e um significado fraco. Assinale a alternativa que melhor explica, respectivamente, estes significados:

  • A.

    Significado forte de ideologia é aquele em que uma classe exerce uma dominação sobre outra, através do mascaramento de seus interesses e formando uma falsa consciência da realidade.O significado fraco é a concepção que todo grupo social possui uma ideologia, sem necessariamente haver uma relação de dominação.

  • B.

    Significado fraco de ideologia é aquele em que uma classe exerce uma dominação sobre outra através do mascaramento de seus interesses e formando uma falsa consciência da realidade.O significado forte é a concepção que todo grupo social possui uma ideologia, sem necessariamente haver uma relação de dominação

  • C.

    O significado forte de ideologia é aquele onde uma classe tenta convencer outra a seguir conscientemente os interesses da primeira. O significado fraco de ideologia é aquele onde uma classe tenta convencer explicitamente outra a seguí-la.

  • D.

    O significado fraco de ideologia é aquele em que uma classe tenta convencer outra a seguir conscientemente os interesses da primeira. O significado forte de ideologia é aquele em que uma classe tenta convencer explicitamente outra a seguí-la.

  • E.

    O significado forte de ideologia é aquele em que uma classe dominante convida todas as classes de uma sociedade a seguirem suas idéias. O significado fraco é aquele em que a classe dominante convida seus integrantes a seguirem suas idéias.

A Europa, no século XIX, foi marcada por fortes lutas entre as classes econômicas. Neste ambiente de exploração, dois pensadores tiveram suas obras fortemente marcadas por uma concepção de ideologia como instrumento de dominação. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    G. W. Hegel e Karl Marx.

  • B.

    Ludwig Feuerbach e Friedrich Engels.

  • C.

    Ludwig Feuerbach e Karl Marx.

  • D.

    Friedrich Engels e Karl Marx.

  • E.

    G. W. Hegel e Friedrich Engels.

Jean-Jacques Rousseau deixou-nos uma grande contribuição no campo da política, do moral e da educação. Referente a este último campo, temos uma bela obra deste pensador francês. Identificando a obra mencionada assinale a alternativa correta:

  • A.

    O Educador

  • B.

    Contrato Social

  • C.

    O Leviatã

  • D.

    O Príncipe

  • E.

    Emílio

Na filosofia moderna tem-se uma constante discussão sobre as relações entre indivíduo e Estado. No livro "O Leviatã", um dos pensadores, entre os chamados contratualistas, expõe suas idéias políticas. Indique a alternativa que corresponde ao autor deste livro:

  • A.

    John Locke

  • B.

    Thomas Hobbes

  • C.

    Jean-Jacques Rousseau

  • D.

    François M. Voltaire

  • E.

    Nicolau Maquiavel

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