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Momentos de crise civilizatória como o que estamos vivendo valorizam, certamente, o papel da Educação. Educação em um sentido amplo. Momentos de transição podem fornecer elementos significativos para uma reflexão sobre uma nova escola. Uma escola que possa superar a atual, ainda calcada nos velhos paradigmas da civilização em crise, e que não conseguiu solucionar os problemas propostos pela própria. Uma escola que ainda se encontra fundamentada apenas no discurso oral e na escrita, centrada em procedimentos dedutivos e lineares, e que praticamente desconhece o universo audiovisual que domina o mundo contemporâneo. A sociedade, ainda meio perplexa com os avanços do mundo tecnológico e da comunicação, começa a apresentar sinais de incorporação, aceitação e até de intimidade com os novos procedimentos desta nova era. Porém, para Nelson Pretto o papel reservado à escola:
A partir da filosofia de Platão sobre política é INCORRETO afirmar:
Os filósofos são aqueles homens que podem governar a pólis com justiça.
Assim como os seres humanos são dotados de corpo e alma, também a pólis possui duas classes sociais: os governantes e o povo.
Conceito de política e de justiça são interdependentes quando se fala da pólis.
Assim como os seres humanos que guiam suas vidas pela razão (pensamento e vontade) são considerados justos e virtuosos; a pólis que é governada (guiada) racionalmente pelos filósofos é considerada uma cidade justa
Assim como os seres humanos são dotados de três princípios de atividade (alma concupiscente,alma irascível e alma racional), também a pólis possui três classes sociais (a econômica, a militar e a magistratura).
Na década de 80, vários estados e municípios reestruturaram o Ensino Fundamental a partir das séries iniciais. Esse processo de reorganização, que tinha como objetivo político minimizar o problema da repetência e da evasão escolar, adotou como princípio norteador a flexibilização da seriação, o que abriria a possibilidade de o currículo ser trabalhado ao longo de um período de tempo maior e permitiria respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem que os alunos apresentam. Essa medida é respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desse modo, a seriação inicial deu lugar:
Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Indique a alternativa onde encontramos sobremaneira as idéias de Platão referentes à política:
Timeu
Fedro
Fédon
Ménon
A República
A Educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. Para Luckesi, as relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase naturais. Enquanto a Educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a Filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.
A sociedade dentro da qual a Educação se encontra deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é:
Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade.Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Aponte a alternativa correta para os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser:
Essência e necessidade; acidente e contingência; ato e potência.
Essência e contingência; necessidade e acidente; ato e potência.
Essência e potência; necessidade e contingência; ato e acidente.
Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.
Essência e ato; necessidade e contingência; potência e acidente.
Vivemos hoje em uma destas épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários modos de conhecimento e estilos de regulação social ainda pouco estabilizados. Vivemos um destes raros momentos em que, a partir de uma nova configuração técnica, quer dizer, de uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado. ( ) Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das mensagens anteriores e tentam influir sobre o significado das mensagens futuras. O sentido emerge e se constrói no contexto. É sempre local, datado, transitório. A cada instante, um novo comentário, uma nova interpretação, um novo desenvolvimento podem modificar o sentido que havíamos dado a uma proposição quando ela foi emitida inicialmente. Pierre Lévy chama esse processo de:
No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:
O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.
O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.
O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.
O exercício da capacidade de tomar decisões coletivamente e com autonomia; a elaboração do projeto político pedagógico, sempre mutável, com a participação de todos os segmentos, incluindo a participação de pais e alunos, das associações de bairros, entidades de classes e ONGs; a participação do diretor e demais dirigentes da unidade escolar e professores; a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores e as teorias que as embasam como prática contínua; e a garantia da avaliação periódica da ação planificada para redimensionamento das propostas são:
A classificação dos modelos de Instituições de Ensino Superior que denomina Universidades, Universidades Especializadas, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades Isoladas e Centros de Educação Tecnológica é vigente:
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