Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em con
a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
Destacar propriedades essenciais de objetos ou fenômenos, fazer relações, comparar, diferenciar, organizar o trabalho escolar, fazer síntese e esquemas, são exemplos de
conhecimentos sistematizados.
atitudes.
convicções.
atitudes e convicções.
habilidades e hábitos.
"Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida."
recursos didáticos.
objetivos educacionais.
métodos de ensino.
conteúdos de ensino.
avaliação da aprendizagem.
No contexto brasileiro, a obra mais significativa referente à Abordagem sócio-cultural do processo de ensino é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular. Quanto ao processo ensino-aprendizagem, a principal característica dessa abordagem é:
promover a não-diretividade, que consiste num conjunto de técnicas que implementa a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno.
priorizar as atividades do sujeito, pois aprender implica assimilar o objeto a esquemas mentais.
procurar a superação da relação opressor-oprimido.
promover a incorporação, pelo aluno, do controle das contingências de reforço, dando lugar a comportamentos auto-gerados.
preocupar-se mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.
O conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como
campo de pesquisa com vistas a estudar a eficiência do ensino.
mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico-cultural.
conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.
regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.
área de estudo que busca a eficácia do processo ensino- aprendizagem.
Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola pertencem a uma mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz, alimentação, remédios para os filhos (quando os têm). O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades das quais participam, ligados, muitas vezes, às igrejas ou associações. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior à sua. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A compreensão dessa realidade levou Paulo Freire, ainda nos anos de 1960, a reconhecer o analfabetismo como uma questão não só pedagógica, mas também social e política.
II. As alunas e os alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou, em suas vidas, muito cedo. III. Nas cidades, pais saíam para trabalhar e muito deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los. E nos centros urbanos, estes alunos comumente realizam diferentes atividades, cuja renda auxilia nos ganhos da família.
IV. Nas regiões rurais, os horários, os períodos de colheita, de chuva e de seca marcam a vida cotidiana das pessoas. Isto, aliado ao calendário escolar que, somente quando em reunião com a participação de representante da comunidade, do fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos, é elaborado para atender às necessidades da EJA.
V. Paulo Freire, em sua sabedoria, dizia que educar a favor dos pobres é educar para transformação da sociedade geradora da pobreza.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorreu no século XVII, quando
João Amós Comênio (1592-1670) escreveu a primeira obra clássica sobre Didática, a Didáctica Magna, formulando a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criando princípios e regras do ensino.
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) procurou interpretar as aspirações da burguesia em relação ao ensino e propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.
Henrique Pestalozzi (1746-1827) pôs em prática as idéias de Rousseau, atribuindo grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas, como cultivo do sentimento, da mente e do caráter.
Johann Friedrich Herbart (1766-1841) desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
John Dewey (1859-1952) desenvolveu uma das mais destacadas correntes do movimento escolanovista, a Pedagogia Pragmática ou Progressivista.
A Didática tem como temas fundamentais: os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação. Assim, pode-se delimitar como objeto de estudo da Didática
as tarefas da instrução.
o processo de ensino.
a natureza do trabalho docente.
o currículo.
o planejamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...