Questões de Pedagogia

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Os sofistas são vistos por Platão como prejudiciais à tradição filosófica, pois defendiam aqueles que lhes pagavam melhor, colocando acima da busca da verdade os interesses particulares. Um deles afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas". Assinale a alternativa que indica o autor desta frase:

  • A.

    Zenão de Eléia

  • B.

    Górgias de Leontinos

  • C.

    Hípios de Élis

  • D.

    Anaxágoras de Clazômena

  • E.

    Protágoras de Abdera

Laurinda Ramalho de Almeida, em seu livro “As relações interpessoais na formação de professores”, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais:

  • A. o compromisso, a competência e a empatia.
  • B. o afeto, a obediência e a honestidade.
  • C. o respeito, a disciplina e a calma.
  • D. a compaixão, a humildade e a compreensão.
  • E. a vontade, o sentimento e a razão.

Com os pré-socráticos já se inicia uma discussão levantado em praticamente toda a história da filosofia: a controvérsia entre monismo e mobilismo. Dois desses filósofos são tomados como pilares do início dessa divergência. Assinale a alternativa que se refere a esta questão:

  • A.

    Anaximandro e Anaxímenes

  • B.

    Heráclito e Parmênides

  • C.

    Demócrito e Empédocles

  • D.

    Demócrito e Parmênides

  • E.

    Empédocles e Heráclito

Sobre o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga, analise as proposições a seguir.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas as proposições I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas as proposições II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a proposição III está correta.

  • D.

    Apenas a proposição I está correta.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Para que isso ocorra, é preciso

  • A.

    estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.

  • B.

    estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo

  • C.

    homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.

  • D.

    preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.

  • E.

    criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.

Além de constituir uma exigência formal, contida inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva, o projeto pedagógico caracteriza-se, essencialmente, como

  • A.

    um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

  • B.

    um plano didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regulador das atividades.

  • C.

    um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa.

  • D.

    um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.

  • E.

    um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.

Como responsável pelo processo de ensino, o professor exerce uma autoridade na sala de aula que deve ser fruto de qualidades que se manifestam no domínio da matéria que ensina, no senso de justiça e na capacidade pedagógico-didática, ou seja, em qualidades

  • A.

    profissionais, pedagógicas e motivacionais.

  • B.

    sociais, emocionais e disciplinares.

  • C.

    afetivas, políticas e sociais.

  • D.

    intelectuais, morais e técnicas.

  • E.

    intelectuais, sociais e afetivas.

Um professor, ao avaliar seus alunos, quer considerar o erro como algo construtivo. Deseja estimular o desenvolvimento de saberes e de autonomia para resolver situações- problema simples ou complexas. Assim, o procedimento inicial que pode levar o professor a atingir seus objetivos é

  • A.

    buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo, com ele, o caminho que o levou a dar tal resposta.

  • B.

    quantificar os erros cometidos, determinar os mais freqüentes e propor sobre estes, maior número de exercícios complementares.

  • C.

    repetir as mesmas tarefas e materiais usados, a fim de oferecer mais de uma oportunidade de revisão do erro.

  • D.

    discutir coletivamente os erros, para que aqueles que os cometeram comparem seu desempenho com o do restante da turma.

  • E.

    recolher e corrigir o material do aluno, com o intuito de que esta correção seja por ele posteriormente analisada.

Analise as concepções de avaliação a seguir:

Relacionando estas concepções de avaliação com as abordagens do processo de ensino, verifica-se que:

  • A.

    a I corresponde à abordagem humanista, e a III, à abordagem cognitivista.

  • B.

    a I corresponde à abordagem comportamentalista, e a II, à abordagem tradicional.

  • C.

    a I corresponde à abordagem tradicional, e a III, à abordagem sócio-cultural.

  • D.

    a II corresponde à abordagem cognitivista, e a III, à abordagem comportamentalista.

  • E.

    a II corresponde à abordagem sócio-cultural, e a III, à abordagem tradicional.

Os procedimentos de ensino não são casuais, mas sim intencionalmente selecionados, de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se se deseja que o educando assimile um conhecimento existente, é preciso encontrar:

Relacionando estes tipos de procedimentos a passos didáticos, tem-se, respectivamente:

  • A.

    inventividade, exposição, exercitação e aplicação.

  • B.

    aplicação, exercitação, exposição e inventividade.

  • C.

    exercitação, aplicação, exposição e inventividade.

  • D.

    exposição, exercitação, aplicação e inventividade.

  • E.

    exposição, aplicação, exercitação e inventividade.

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