Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sofistas são vistos por Platão como prejudiciais à tradição filosófica, pois defendiam aqueles que lhes pagavam melhor, colocando acima da busca da verdade os interesses particulares. Um deles afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas". Assinale a alternativa que indica o autor desta frase:
Zenão de Eléia
Górgias de Leontinos
Hípios de Élis
Anaxágoras de Clazômena
Protágoras de Abdera
Laurinda Ramalho de Almeida, em seu livro As relações interpessoais na formação de professores, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais:
Com os pré-socráticos já se inicia uma discussão levantado em praticamente toda a história da filosofia: a controvérsia entre monismo e mobilismo. Dois desses filósofos são tomados como pilares do início dessa divergência. Assinale a alternativa que se refere a esta questão:
Anaximandro e Anaxímenes
Heráclito e Parmênides
Demócrito e Empédocles
Demócrito e Parmênides
Empédocles e Heráclito
Sobre o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga, analise as proposições a seguir.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
Para que isso ocorra, é preciso
estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.
estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo
homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.
preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.
Além de constituir uma exigência formal, contida inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva, o projeto pedagógico caracteriza-se, essencialmente, como
um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
um plano didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regulador das atividades.
um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa.
um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.
um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.
Como responsável pelo processo de ensino, o professor exerce uma autoridade na sala de aula que deve ser fruto de qualidades que se manifestam no domínio da matéria que ensina, no senso de justiça e na capacidade pedagógico-didática, ou seja, em qualidades
profissionais, pedagógicas e motivacionais.
sociais, emocionais e disciplinares.
afetivas, políticas e sociais.
intelectuais, morais e técnicas.
intelectuais, sociais e afetivas.
Um professor, ao avaliar seus alunos, quer considerar o erro como algo construtivo. Deseja estimular o desenvolvimento de saberes e de autonomia para resolver situações- problema simples ou complexas. Assim, o procedimento inicial que pode levar o professor a atingir seus objetivos é
buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo, com ele, o caminho que o levou a dar tal resposta.
quantificar os erros cometidos, determinar os mais freqüentes e propor sobre estes, maior número de exercícios complementares.
repetir as mesmas tarefas e materiais usados, a fim de oferecer mais de uma oportunidade de revisão do erro.
discutir coletivamente os erros, para que aqueles que os cometeram comparem seu desempenho com o do restante da turma.
recolher e corrigir o material do aluno, com o intuito de que esta correção seja por ele posteriormente analisada.
Analise as concepções de avaliação a seguir:
Relacionando estas concepções de avaliação com as abordagens do processo de ensino, verifica-se que:a I corresponde à abordagem humanista, e a III, à abordagem cognitivista.
a I corresponde à abordagem comportamentalista, e a II, à abordagem tradicional.
a I corresponde à abordagem tradicional, e a III, à abordagem sócio-cultural.
a II corresponde à abordagem cognitivista, e a III, à abordagem comportamentalista.
a II corresponde à abordagem sócio-cultural, e a III, à abordagem tradicional.
Os procedimentos de ensino não são casuais, mas sim intencionalmente selecionados, de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se se deseja que o educando assimile um conhecimento existente, é preciso encontrar:
Relacionando estes tipos de procedimentos a passos didáticos, tem-se, respectivamente:inventividade, exposição, exercitação e aplicação.
aplicação, exercitação, exposição e inventividade.
exercitação, aplicação, exposição e inventividade.
exposição, exercitação, aplicação e inventividade.
exposição, aplicação, exercitação e inventividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...