Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define práticas de linguagem para aprendizagem da Língua Portuguesa. Nos Anos Iniciais, mais especificamente dois primeiros anos do Ensino Fundamental, acontece o processo de alfabetização. Com relação à alfabetização neste contexto podemos afirmar que:
I. Escrever é uma forma de agir sobre o mundo e responder às demandas sociais, questão que reforça a relação entre alfabetização e letramento. II. A alfabetização e letramento são termos distintos, mas interdependentes. III. A oralidade é uma prática de linguagem, entretanto, não é utilizada no processo específico de alfabetização em que o foco recai sobre a leitura e a escrita.

    A) As afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente a afirmativa II e III estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

    D) Somente a afirmativa I está correta.

Ao adotar um enfoque construtivista os professores devem:

1. Planejar suas aulas levando em conta como a criança aprende.

2. Planejar suas aulas de forma a garantir a memorização.

3. Utilizar os conhecimentos prévios de forma a facilitar a aprendizagem dos conceitos a serem estudados.

4. Gerar situações de conflito.

5. Preparar suas aulas partindo do zero, ou seja, considerando que os alunos nada sabem sobre o assunto a ser estudado.

6. Elaborar itens de testes objetivos para avaliar a aprendizagem.

Estão corretas:

  • A.

    1,2 e 6

  • B.

    1,3 e 4

  • C.

    2,3 e 5

  • D.

    3,4 e 5

  • E.

    2,4 e 6

O planejamento didático envolve três níveis de especificidade:

  • A.

    O plano de curso, o plano de unidade e o plano de aula.

  • B.

    Reuniões de pais e mestres, elaboração do currículo escolar e avaliação de alunos.

  • C.

    Plano de ensino, reunião da equipe pedagógica e capacitação de docentes

  • D.

    Transmissão/assimilação de matéria nova, planos de aula e disciplina de classe.

  • E.

    Plano decenal de educação, plano de ensino e conselho de classe.

A didática tem por objeto:

  • A.

    O planejamento curricular.

  • B.

    A avaliação escolar.

  • C.

    Os recursos materiais de ensino.

  • D.

    O processo de ensino/aprendizagem.

  • E.

    A interação professor-aluno.

A função social da escola é:

  • A.

    Fornecer aos alunos carentes merenda, uniforme e material escolar.

  • B.

    Diminuir as causas da repetência e evasão escolar.

  • C.

    Transmitir às novas gerações a herança cultural da humanidade.

  • D.

    Oferecer melhores condições de salário aos professores.

  • E.

    Integrar os alunos às respectivas comunidades, com vistas ao mercado de trabalho.

O professor de Educação Física define no seu plano de aula um ritmo de intensidade forte, e verificou que alguns alunos não conseguiram terminar a aula, devido ao cansaço. Que fenômeno explica esta situação?

  • A.

    Homeostase

  • B.

    Adaptação

  • C.

    Individualidade biológica

  • D.

    Assimilação compensatória

  • E.

    Stress

De acordo com as tendências da Educação Física brasileira dos anos 30 até os dias atuais, marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna

( ) Perda da sensibilidade em um dos lados do corpo sendo possível sua recuperação total ou parcial através da reabilitação.

( ) Perda dos movimentos dos membros inferiores e superiores sempre com o comprometimento das mãos.

( ) Perda dos movimentos em um dos lados do corpo podendo ocorrer sua recuperação momentânea com resgate parcial ou total.

( ) Perda dos movimentos dos membros inferiores.

( ) Perda dos movimentos de um membro superior e dois inferiores.

1. Educação Física Higienista

2. Educação Física Militarista

3. Educação Física Pedagogicista

4. Educação Física Competivista

5. Educação Física Popular

( ) Emerge da prática social dos trabalhadores.

( ) Ênfase às questões de saúde.

( ) Juventude capaz de suportar combate.

( ) Atividades educativas dentro do currículo escolar.

( ) Competição e superação individual.

A seqüência correta é:

  • A.

    5,1,2,3 e 4

  • B.

    1,3,5,2 e 4

  • C.

    1,2,3,4 e 5

  • D.

    2,3,4,1 e 5

  • E.

    3,4,5,1 e 2

Dentro das opções abaixo, e para maior compreensão dos vários aspectos históricos, demonstrados a interatuação da Educação Física, podemos dizer que a Educação Física é:

  • A.

    Atividade desportiva.

  • B.

    Valorização do profissional.

  • C.

    Manifestação da cultura humana.

  • D.

    Domínio de gesto técnico.

  • E.

    Aparecimento de novos técnicos.

Quando foi instituída e regulamentada pela primeira vez a prática da Educação Física para a juventude brasileira?

  • A.

    Após a 2ª guerra mundial.

  • B.

    Constituição de 1937.

  • C.

    Regulamentada pela Escola Militar de São Paulo.

  • D.

    Constituição de 1988.

  • E.

    Escola de Educação Física da Força Policial de São Paulo.

O diretor do colégio que você leciona, o encarrega da elaboração de um programa de aula. Com qual grupo abaixo estariam as valências físicas a serem desenvolvidas na execução do programa?

  • A.

    Velocidade, força de vontade, resistência e ritmo.

  • B.

    Resistência, flexibilidade, interesse e agilidade.

  • C.

    Força, coragem, velocidade e descontração.

  • D.

    Velocidade, coordenação, resistência e força .

  • E.

    Flexibilidade, Assimilação, força e velocidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...