Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao adotar um enfoque construtivista os professores devem:
1. Planejar suas aulas levando em conta como a criança aprende.
2. Planejar suas aulas de forma a garantir a memorização.
3. Utilizar os conhecimentos prévios de forma a facilitar a aprendizagem dos conceitos a serem estudados.
4. Gerar situações de conflito.
5. Preparar suas aulas partindo do zero, ou seja, considerando que os alunos nada sabem sobre o assunto a ser estudado.
6. Elaborar itens de testes objetivos para avaliar a aprendizagem.
Estão corretas:
1,2 e 6
1,3 e 4
2,3 e 5
3,4 e 5
2,4 e 6
O planejamento didático envolve três níveis de especificidade:
O plano de curso, o plano de unidade e o plano de aula.
Reuniões de pais e mestres, elaboração do currículo escolar e avaliação de alunos.
Plano de ensino, reunião da equipe pedagógica e capacitação de docentes
Transmissão/assimilação de matéria nova, planos de aula e disciplina de classe.
Plano decenal de educação, plano de ensino e conselho de classe.
A didática tem por objeto:
O planejamento curricular.
A avaliação escolar.
Os recursos materiais de ensino.
O processo de ensino/aprendizagem.
A interação professor-aluno.
A função social da escola é:
Fornecer aos alunos carentes merenda, uniforme e material escolar.
Diminuir as causas da repetência e evasão escolar.
Transmitir às novas gerações a herança cultural da humanidade.
Oferecer melhores condições de salário aos professores.
Integrar os alunos às respectivas comunidades, com vistas ao mercado de trabalho.
O professor de Educação Física define no seu plano de aula um ritmo de intensidade forte, e verificou que alguns alunos não conseguiram terminar a aula, devido ao cansaço. Que fenômeno explica esta situação?
Homeostase
Adaptação
Individualidade biológica
Assimilação compensatória
Stress
De acordo com as tendências da Educação Física brasileira dos anos 30 até os dias atuais, marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna
( ) Perda da sensibilidade em um dos lados do corpo sendo possível sua recuperação total ou parcial através da reabilitação.
( ) Perda dos movimentos dos membros inferiores e superiores sempre com o comprometimento das mãos.
( ) Perda dos movimentos em um dos lados do corpo podendo ocorrer sua recuperação momentânea com resgate parcial ou total.
( ) Perda dos movimentos dos membros inferiores.
( ) Perda dos movimentos de um membro superior e dois inferiores.
1. Educação Física Higienista
2. Educação Física Militarista
3. Educação Física Pedagogicista
4. Educação Física Competivista
5. Educação Física Popular
( ) Emerge da prática social dos trabalhadores.
( ) Ênfase às questões de saúde.
( ) Juventude capaz de suportar combate.
( ) Atividades educativas dentro do currículo escolar.
( ) Competição e superação individual.
A seqüência correta é:
5,1,2,3 e 4
1,3,5,2 e 4
1,2,3,4 e 5
2,3,4,1 e 5
3,4,5,1 e 2
Dentro das opções abaixo, e para maior compreensão dos vários aspectos históricos, demonstrados a interatuação da Educação Física, podemos dizer que a Educação Física é:
Atividade desportiva.
Valorização do profissional.
Manifestação da cultura humana.
Domínio de gesto técnico.
Aparecimento de novos técnicos.
Quando foi instituída e regulamentada pela primeira vez a prática da Educação Física para a juventude brasileira?
Após a 2ª guerra mundial.
Constituição de 1937.
Regulamentada pela Escola Militar de São Paulo.
Constituição de 1988.
Escola de Educação Física da Força Policial de São Paulo.
O diretor do colégio que você leciona, o encarrega da elaboração de um programa de aula. Com qual grupo abaixo estariam as valências físicas a serem desenvolvidas na execução do programa?
Velocidade, força de vontade, resistência e ritmo.
Resistência, flexibilidade, interesse e agilidade.
Força, coragem, velocidade e descontração.
Velocidade, coordenação, resistência e força .
Flexibilidade, Assimilação, força e velocidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...