Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há consenso entre os estudiosos da educação brasileira de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si e com um mesmo objetivo em relação à configuração da sociedade.

Assinale a alternativa que registra corretamente essas três pedagogias.

  • A. Tradicional, renovada e libertadora.
  • B. Libertária, libertadora e renovada.
  • C. Tradicional, libertadora e libertária.
  • D. Tecnicista, escolanovista e libertadora.
  • E. Tradicional, renovada e tecnicista.

Com relação a organização do tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano escolar, é INCORRETO afirmar que

  • A. refletir sobre o tempo dos alunos revela a preocupação somente com o cumprimento do rol de conteúdos.
  • B. o ensino em ciclos concebe a escola como tempo/espaço de formação, em compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos.
  • C. o ensino organizado em ciclos pressupõe modificação no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças.
  • D. a organização do ensino em ciclos é uma proposta presente em muitos municípios brasileiros, que visa à reformulação dos programas escolares.

Analise os textos a seguir:

“A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência.” (Terezinha Azerêdo Rios) “(...) Se a ética tem a ver com a melhora das pessoas, também tem a ver com a melhora das instituições. Daí que devem ser institucionalmente muito valorados os mecanismos que ajudem aos administradores a comportar- se eticamente, tais como os códigos de comportamento, a aplicação das normas de controle e os conselhos cidadãos de vigilância. A liderança, para tanto, está indissoluvelmente unida ao comportamento ético. Daí a importância que os tomadores de decisões na gestão governamental possuam um sentido de serviço.” (Juan de Dios Pineda Guadarrama)

A partir dos textos apresentados, é correto afirmar que a perspectiva ética presente na competência profissional pode contribuir para uma melhoria na qualidade do trabalho na medida em que

  • A. exerce um juízo crítico, que quer compreender e buscar o sentido da ação.
  • B. estabelece regras comuns a serem cumpridas no ambiente de trabalho.
  • C. prescreve o comportamento profissional que deve ser considerado bom ou mau.
  • D. orienta o desempenho do profissional na direção de resultados pré-definidos.
  • E. é uma forma de convencer os trabalhadores a se dedicarem às suas atividades.

Analise as afirmativas sobre projetos e interdisciplinaridade, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sucesso de um trabalho interdisciplinar está contido apenas no processo de integração das disciplinas.

( ) A interdisciplinaridade necessariamente precisa estar ligada a um projeto.

( ) A interdisciplinaridade se manifesta no conhecimento ou áreas do saber, tendo, portanto, uma razão epistemológica.

( ) Na própria dimensão epistemológica da interdisciplinaridade está posta a sua dimensão antropológica – o sujeito.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V,F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.

Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).”

Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

  • A. o acesso das classes mais baixas à escola pública.
  • B. a queda na qualidade da formação dos professores.
  • C. a falta de recursos financeiros para a educação.
  • D. o crescente hedonismo dos adolescentes.
  • E. a falta de formação adequada nas séries anteriores.

Conceber a criança como o ser social que ela é significa, EXCETO:

  • A. Ocupar um espaço somente geográfico.
  • B. Pertencer a uma classe social determinada.
  • C. Considerar que a criança tem uma história.
  • D. Estabelecer relações definidas segundo seu contexto de origem.

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.

  • A. O currículo transmite uma visão de sociedade historicamente construída.
  • B. O currículo deve conter os conhecimentos não contestados da cultura corporal.
  • C. O currículo precisa ser transcendente e atemporal em relação à sociedade em que está inserido.
  • D. O currículo é um elemento neutro de transmissão de conhecimento social.
  • E. O currículo precisa ser técnico e não sociocultural.

A professora, segundo o personagem do quadrinho, entende avaliação como:

I. O erro na prática escolar, que serve para reforçar no aluno uma visão culposa da vida, pois além de ser castigado por outros ainda sofre uma autopunição.

II. Conhecimento dos erros de cada um de seus alunos ao utilizar a prática da observação e acompanhamento, para que possa adequar o ensino a cada um, como um processo individualizado.

III. Que comentários, tais como: “péssimo”, “muito ruim”, ou “precisa melhorar”, sobre as tarefas dos alunos, auxilia‐os a localizar as dificuldades, oferecendo‐lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções.

IV. Valorização apenas das respostas erradas dos alunos para dar continuidade à ação educativa, corrigindo e apontando o que julgam que seja o certo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

Analise a tira a seguir.

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.

  • A. Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • B. Os discursos ideológicos veiculados em nossa sociedade merecem uma reação crítica.
  • C. Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem ser reforçados na escola.
  • D. Os discursos neutros veiculados em nossa sociedade devem sofrer uma reação crítica
  • E. Os discursos ideológicos veiculados na sociedade em nada se relacionam com a prática docente.

Sobre as dimensões do educar e do cuidar, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar‐se, de viver e conviver no mundo
  • B. Apenas pelo cuidado não se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador
  • C. Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana.
  • D. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor pragmático e utilitário de educação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...