Questões de Pedagogia

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Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

Está correto o que afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar NÃO deve fundamentar‐se em:

  • A. Justiça social.
  • B. Singularidade.
  • C. Ética e nos valores da liberdade.
  • D. Solidariedade e sustentabilidade.

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

  • A. A aquisição desse conhecimento revela a totalidade do currículo escolar.
  • B. A natureza desse conhecimento deve estar modelada pelos códigos que estruturam o currículo.
  • C. A descoberta desse conhecimento amplo e irrestrito foi construída no ambiente escolar.
  • D. A aprendizagem sobre esse tema, dentro ou fora da escola, acontece da mesma forma.
  • E. O conhecimento de um novo tema deve ser valorizado pela escola.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada.”

PORQUE

II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura.

II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro.

III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Nas alternativas são apresentados trechos que evidenciam a importância da atividade lúdica no contexto da educação, EXCETO:

  • A. Por meio das atividades lúdicas, não somente se abre uma porta para o mundo social e para as culturas infantis, como se encontra uma rica possibilidade de incentivar seu desenvolvimento.
  • B. O educador pode, a partir da observação das atividades lúdicas, obter um diagnóstico do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos.
  • C. Por intermédio de atividades lúdicas, o educador pode descobrir em qual estágio de desenvolvimento se encontram as crianças; conhecer os valores, as ideias, os interesses e as necessidades de cada grupo, seus conflitos, problemas e potenciais.
  • D. O brincar espontâneo abre a possibilidade de observar e escutar as crianças nas suas linguagens expressivas mais autênticas.
  • E. Os educadores que dão destaque ao brincar controlado, submetido à regras e supervisão, no seu planejamento, consideram-no um facilitador da autonomia, da criatividade, da experimentação, da pesquisa e de aprendizagens significativas.

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um.

Assinale-o.

  • A. Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira.
  • B. Percepção de que cada pessoa tem um corpo com características fenotípicas diferentes.
  • C. Valorização da própria identidade étnica e cultural e fortalecimento da autoestima.
  • D. Identificação enquanto pessoa no grupo.
  • E. Interiorização de uma postura despreconceituada em relação às diferentes cosmovisões e etnias.

São princípios e orientações para o trabalho do professor com vistas à construção do conhecimento lógico-matemático, EXCETO:

  • A. A construção do número é concebida como o principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas de 4 a 6 anos, dentro do contexto da autonomia como finalidade ampla da educação.
  • B. As crianças constroem o número isoladamente, à parte do resto de seu conhecimento lógico-matemático. Contudo, existe bastante evidência teórica e empírica de que as raízes do número têm uma natureza muito particular.
  • C. A criança que já construiu o conhecimento lógico-matemático de sete ou oito, é capaz de representar esta ideia ou com símbolos ou com signos.
  • D. Uma vez que o conhecimento lógico-matemático é construído pelo fato das crianças colocarem as coisas em relação, não é surpreendente que aquelas que põem objetos numa espécie de relação também o façam em muitos outros tipos de relações.
  • E. A noção de número só pode emergir a partir da atividade de colocar todos os tipos de coisas em todos os tipos de relações. Daí decorre que o primeiro princípio de ensino é o de atribuir importância ao fato de encorajar as crianças a estarem alertas e colocarem todas as espécies de objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações.

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.

De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.

( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e V.
  • D. V, V e F.
  • E. F, V e F.

Na educação infantil, a interação entre a língua oral e a escrita pode desenvolver-se através do(a):

  • A. Processo de conceptualização da língua escrita.
  • B. Familiarização exclusiva com livros próprios da leitura do adulto.
  • C. Conversação e formulação de hipóteses sobre os conteúdos dos textos lidos.
  • D. Distanciamento da língua escrita, conteúdo próprio do ensino fundamental.
  • E. Desinteresse pelo sistema da escrita, efetuando tentativas desde quando começa a diferenciá-lo do desenho.
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