Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto é afirmar:


  • A. reforça a hegemonia de um conhecimento em detrimento de outro e cria um imaginário que vê as culturas de forma hierarquizada e inferior.
  • B. apresenta uma situação típica do currículo monocultural.
  • C. comprova que o processo de hierarquização de conhecimentos foi superado.
  • D. ilustra e introduz uma nova disciplina nos currículos escolares.
  • E. ilustra a construção de um currículo intercultural, o lugar da diversidade nas práticas curriculares.

A escola da infância deve aceitar o modo de comunicar-se e de expressar-se de todas as crianças, programando e realizando uma múltipla variedade de situações de aprendizagem, ampliando progressivamente a competência da criança para o uso de outros códigos ligados aos diversos tipos de relação social e as formas de comunicação mais amplas e complexas dadas pela língua nacional. Identifique dentre as alternativas a que NÃO pertence ao elenco das principais habilidades a serem progressivamente adquiridas pelos alunos na educação infantil.

  • A. Prestar atenção aos discursos dos outros e procurar compreendê-los.
  • B. Fazer-se entender pelos outros, pronunciando corretamente as palavras, indicando apropriadamente objetos, pessoas, ações e eventos.
  • C. Usar parcialmente os tempos verbais, formulando frases mesmo com sentido incompleto.
  • D. Resumir um breve acontecimento apresentado na forma de leitura ou conto.
  • E. Dar conta de uma experiência própria e recordar um fato.

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação bancária”

  • A. estabelece a necessária intimidade entre os saberes curriculares e a experiência do social do educando.
  • B. pressupõe a construção coletiva do conhecimento, unindo o currículo à prática social do aluno.
  • C. compreende a aprendizagem como um processo de transmissão de conhecimentos.
  • D. considera os saberes acumulados pelo educando, unindo conhecimentos teóricos e práticos.
  • E. é realizada considerando uma relação circular entre professor-aluno-objeto de conhecimento.

Enumere a segunda coluna pela primeira, associando os três eixos de análise e formulação do projeto político pedagógico ao seu significado. Marque a alternativa com a associação correta.

  • A. 3, 3, 1, 2.
  • B. 3, 2, 3, 1.
  • C. 3, 2, 1, 2.
  • D. 1, 2, 3, 2.
  • E. 2, 3, 1, 3.

A respeito do documento

 “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições
  • B. vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa
  • C. práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa
  • D. vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa
  • E. interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições

A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo “direito à educação”. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,

  • A. a conservação de mecanismos includentes.
  • B. a situação de pobreza vivida por grandes contingentes da população.
  • C. o desenvolvimento fragmentado dos sistemas escolares.
  • D. os enormes diferenciais de oportunidades que as escolas oferecem.
  • E. o descompasso entre a promoção de uma cultura de direitos humanos e o predomínio de uma concepção privatista e economicista.

Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de currículo construída na Rede. A partir da análise desse esquema é possível identificar três conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

  • A. A seleção natural, as condições institucionais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções sociais.
  • B. A seleção cultural, as condições individuais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • C. A seleção cultural, as condições institucionais e os fatores de cunho filosófico teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • D. A seleção natural, as condições individuais e os fatores de cunho pedagógico-teórico, ou seja, as concepções curriculares.
  • E. A seleção social, as condições estruturais e os fatores de cunho filosófico, ou seja, a seleção de conteúdos.

Leia as formulações elencadas no quadro que se segue e identifique, com o numeral 1, as que se referem à corrente da Psicologia que apregoa o associacionismo do tipo S-R e, com o numeral 2, as que se referem às teorias cognitivas e de campo.

  • A. 1, 2, 2, 1.
  • B. 2, 1, 1, 2.
  • C. 2, 2, 1, 1.
  • D. 1, 2, 1, 2.
  • E. 1, 1, 2, 2.

Um plano de aula deve prever necessariamente

  • A. abordagens diferentes em relação a assuntos polêmicos.
  • B. realização de atividades lúdicas e propiciadoras de vínculos afetivos.
  • C. aprendizagem de conteúdos que possam ter aplicação prática.
  • D. continuidade das experiências de aprendizagem.
  • E. uniformização de metodologias entre professores do mesmo ano de ensino.

A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu com John Dewey e outros representantes da chamada pedagogia ativa. Já com este autor, a discussão estava embasada em uma concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os projetos devem partir, necessariamente, dos alunos para que não sejam uma imposição da escola.
  • B. O que caracteriza o trabalho com projetos é a origem do tema, e não o tratamento dado a ele.
  • C. É uma postura pedagógica, e não apenas uma técnica de ensino, mais atrativa para os alunos.
  • D. O método de resolução de problemas é impraticável na adoção da pedagogia de projetos.
  • E. A pedagogia de projetos está diretamente ligada à teoria da aprendizagem cognitivista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...