Questões de Pedagogia

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Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica.

1. Educação de Jovens e Adultos

2. Educação Especial

3. Educação Profissional e Tecnológica

4. Educação do Campo

( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.

( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região.

( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 3 – 1 – 2 – 4
  • B. 3 – 1 – 4 – 2
  • C. 2 – 1 – 4 – 3
  • D. 3 – 3 – 4 – 1
  • E. 4 – 1 – 3 – 2

Assinale a alternativa que completa coerentemente o sentido da formulação em destaque.

  • A. A valorização dos conhecimentos das ciências da educação, visando o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus métodos.
  • B. O desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.
  • C. A instrução que se refere ao processo e ao resultado do ensino, para um planejamento efetivo.
  • D. A valorização das técnicas, recursos e meios de ensino como complementos da metodologia.
  • E. A supremacia das técnicas de ensino diversificadas, desde os recursos da informática, até a instrução programada.

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  • A. resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade.
  • B. envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola.
  • C. conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar.
  • D. impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino.
  • E. propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista.

Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.

II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.

III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.

IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.

V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte princípio legal:

  • A. a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • B. a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • C. a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
  • D. a garantia de que o ensino será ministrado segundo padrões de qualidade.
  • E. a seleção de condições para o acesso e a permanência na escola.

As formulações que se seguem fazem referência à pedagogia liberal. Identifique as verdadeiras e as falsas e assinale a alternativa com a sequência de respostas corretas.

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, V, V, F, F.
  • C. V, V, F, V, F.
  • D. V, F, V, V, F.
  • E. V, F, V, F, F.

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. O Conselho Nacional de Educação escolhe os conteúdos de cada disciplina e explicita, por meio de resoluções e pareceres, como eles devem ser divididos.
  • B. Cabe à escola e ao corpo docente elaborar uma proposta de trabalho e eleger os conteúdos específicos para cada uma das disciplinas.
  • C. Os PCN determinam quais conteúdos devem ser ministrados em cada série/ano da educação básica.
  • D. Cada professor, independentemente da escola e da legislação vigente, deve escolher quais conteúdos devem ser ministrados na disciplina que está sob sua responsabilidade.
  • E. Os conteúdos são delimitados pelos livros didáticos adotados pela escola e, por isso, independem da vontade do professor.

Sobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante o estímulo da criança para o desenho.

II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam trabalhar com o imaginário.

III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.
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