Questões de Pedagogia

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A escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO,

  • A. valorizar não apenas a aprendizagem do saber acumulado, mas também se preocupar com a formação integral do indivíduo.
  • B. prescindir das disciplinas clássicas, procurando explorar às experiências e vivências individuais e coletivas.
  • C. ser democrática, ampla, flexível, aberta à cultura e às comunidades.
  • D. vincular a aprendizagem a um contexto que tenha significado para o aluno.
  • E. eliminar a evasão e a repetência e preocupar-se com a elevação da autoestima dos alunos.

desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.

  • A. discutir a formação humana por meio do trabalho pedagógico; e, sobretudo, evidenciar a qualidade dessa ação.
  • B. preparar o educador na organização de uma grade curricular que englobe conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia.
  • C. articular os conteúdos de estudo com a metodologia de ensino para se obter uma prática educativa qualificada.
  • D. ensinar o professor, num processo de formação continuada, a escolher criteriosamente os conteúdos relevantes a serem ensinados.
  • E. alterar a organização de conteúdos de forma a agrupá-los em eixos temáticos, possibilitando assim o aprofundamento de assuntos significativos.

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. No PPP, devem estar descritas todas as formas de avaliação utilizadas pelos professores em sala de aula.
  • B. A avaliação da aprendizagem é um processo diferente da avaliação do PPP, por isso não existe articulação entre as duas formas de avaliar.
  • C. A avaliação da aprendizagem visa à verificação do conhecimento adquirido pelo estudante durante o processo de ensino e aprendizagem.
  • D. Um dos princípios do PPP é a melhoria da qualidade do ensino, sendo que a avaliação da aprendizagem deve ser um dos instrumentos utilizados para identificar caminhos para que isso ocorra.
  • E. Uma das tarefas do professor é conhecer o PPP para que possa direcionar suas ações pedagógicas, o que não interfere na forma de avaliar seus alunos.

Sobre a infância, analise as afirmativas.

I. As crianças que frequentam a educação infantil estão em constante processo de socialização; essa interação constante e diária, as situações de aprendizagens vividas na escola, o conhecimento de mundo e do que nos cerca é fundamental para o desenvolvimento infantil.

II. Hoje, a concepção que se tem sobre a infância perpassa somente dois eixos: cuidar e educar, visando o desenvolvimento integral da criança.

III. Um olhar sobre a infância abrange considerar a importância dessa etapa para o desenvolvimento parcial da criança, suas possibilidades, aprendizagens e interações.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  • A. I e III, somente.
  • B. I e II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. II, somente.
  • E. I, somente.

Considerando a periodização das ideias pedagógicas no Brasil, enumere a segunda coluna pela primeira, associando cada período ao seu respectivo evento. Em seguida, marque a alternativa com a associação correta.

  • A. 3, 4, 2, 1, 8, 5, 6, 7.
  • B. 3, 4, 1, 2, 7, 5, 8, 6.
  • C. 3, 4, 1, 2, 8, 5, 7, 6.
  • D. 3, 4, 6, 2, 8, 1, 7, 5.
  • E. 4, 3, 1, 2, 8, 5, 7, 6.

Quem não se lembra dos “questionários”, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: “Não deixem de estudar o questionário que passei”. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

  • A. é uma forma eficiente do aluno aprender a aprender.
  • B. favorece o aluno adquirir disciplina em seu processo de estudo.
  • C. possibilita ampliar a compreensão dos conhecimentos transmitidos pelo professor.
  • D. desconsidera a escola como espaço de produção de conhecimento.
  • E. desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.

Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os métodos de ensino adotados em sala de aula independem dos objetivos gerais propostos pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
  • B. O método de ensino deve corresponder à necessária unidade: objetivos; conteúdos; métodos; e formas de organização do ensino.
  • C. Os métodos de ensino independem dos conteúdos e das disciplinas, por isso todos os métodos podem ser utilizados em qualquer conteúdo.
  • D. A escolha do método a ser utilizado para o ensino de um determinado conteúdo independe da idade e do nível de desenvolvimento dos alunos.
  • E. No PPP da escola, já estão definidos todos os métodos e todas as ações que o professor adotará em sala de aula.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A criança se desenvolve e se socializa em diferentes espaços.”

PORTANTO

II. “Desenvolvimento e socialização definem o papel da educação infantil.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.
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