Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO,
desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Sobre a infância, analise as afirmativas.
I. As crianças que frequentam a educação infantil estão em constante processo de socialização; essa interação constante e diária, as situações de aprendizagens vividas na escola, o conhecimento de mundo e do que nos cerca é fundamental para o desenvolvimento infantil.
II. Hoje, a concepção que se tem sobre a infância perpassa somente dois eixos: cuidar e educar, visando o desenvolvimento integral da criança.
III. Um olhar sobre a infância abrange considerar a importância dessa etapa para o desenvolvimento parcial da criança, suas possibilidades, aprendizagens e interações.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto Currículo e Avaliação, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.
II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.
III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.
Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.
Considerando a periodização das ideias pedagógicas no Brasil, enumere a segunda coluna pela primeira, associando cada período ao seu respectivo evento. Em seguida, marque a alternativa com a associação correta.
Quem não se lembra dos questionários, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: Não deixem de estudar o questionário que passei. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.
Este processo de memorização
Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Analise as afirmativas correlatas.
I. A criança se desenvolve e se socializa em diferentes espaços.
PORTANTO
II. Desenvolvimento e socialização definem o papel da educação infantil.
Assinale a alternativa correta.
Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão o que ensinar?, abrangendo também para quem, como, com quem e por que ensinar?.
Está correto o que se afirma em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...