Questões de Pedagogia

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André era design instrucional e elaborou um projeto de solução educacional para atender a demanda de uma grande instituição bancária. O diagnóstico preliminar realizado pela área de educação corporativa do banco indicava que: (a) havia cerca de três mil empregados que precisavam desenvolver as competências de análise de crédito; (b) essas competências demandavam um expressivo número de horas de capacitação; e (c) os empregados alvo da solução educacional estavam dispersos por 170 municípios. Analisando detalhadamente a demanda, André propôs uma solução educacional de educação a distância com o conteúdo organizado em seis módulos, sendo prevista a realização de um módulo por mês. Na solução proposta por André, o curso seria totalmente on-line, com atividades individuais e em grupo, e também com fóruns de discussão. Haveria também a disponibilização de um tutor para cada 50 participantes. A diretoria do banco achou a solução educacional interessante, mas ficou preocupada com o alto custo da tutoria. André apresentou, então, a sua justificativa de manutenção dos tutores, explicando, de forma correta, que:

  • A. o curso proposto teria uma duração relativamente extensa e dependia da interação dos participantes, portanto, a figura do tutor seria importante para a mediação da aprendizagem;
  • B. o curso iria atender a um número bem alto de empregados, portanto, o custo do tutor, calculado per capita, seria um custo irrisório;
  • C. na modalidade de educação a distância, existem três elementos fundamentais em interação: aluno, material didático e tutor;
  • D. a experiência com educação a distância tem mostrado que, sem a devida orientação de um tutor, raramente se atingem condições para uma aprendizagem autônoma;
  • E. a estratégia educacional previa o gerenciamento dos conhecimentos de forma crítica, sendo por isso necessária a atuação de tutores que seriam os gestores da informação.

Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:

I. O modo como organiza materiais e móveis.

II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.

III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

A educação tradicional do início do Século XX era caracterizada pelo imobilismo, pela descontextualização escola e vida e pelo processo de ensino-aprendizagem centrado no professor. Tal realidade também estava presente nas ações educacionais no ambiente empresarial. Mas avanços na Educação trouxeram importantes mudanças, com uma educação voltada aos interesses dos participantes, com projetos integrados, aprendizagem ativa, valorização da experiência e do trabalho, atividades em grupo, cooperação e participação. Nesse novo contexto, as organizações passam a solicitar projetos educativos interdisciplinares que se caracterizam por:

  • A. informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, cada uma com seu foco e contribuição específicos;
  • B. uma solução de questões complexas em que cada matéria contribuiu com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento;
  • C. uma interação entre duas ou mais disciplinas, que amplie a visão sobre o objeto de estudo, sendo os conceitos organizados em torno de unidades mais globais;
  • D. estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias teorias de aprendizagem advindas de diferentes disciplinas;
  • E. uma cooperação entre as várias disciplinas de tal forma que não haja mais separação entre elas, surgindo uma nova "macrodisciplina".

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: − Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro".

 Assim ficara sabendo que não era ninguém... As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

  • A. identidade e diferença, muitas vezes, definem os que “ficam dentro” e os que “ficam fora”: os aceitos na escola e os discriminados por ela.
  • B. a escola é uma instituição neutra, onde brancos e negros, pobres e ricos têm oportunidades iguais desde que todos tenham compromisso em aprender.
  • C. reconhecer a pluralidade existente na sala de aula é papel de todo professor que aceita a diferença.
  • D. gestores e professores devem ser capazes de lidar com a diferença, promovendo um clima de harmonia na escola e recuperação paralela quando necessário.
  • E. direitos devem ser conquistados e não oferecidos por um Estado paternalista; direitos e deveres devem ser cumpridos.

A educação a distância é o aprendizado planejado que normalmente ocorre em diferentes locais por meio do ensino. Os resultados da educação a distância provêm de uma prática do design instrucional diferenciada em alguns aspectos em relação aos cursos presenciais. Tais práticas diferenciadas devem englobar:

  • A. organização administrativa especial e sincronicidade temporal;
  • B. técnicas instrucionais especiais e métodos de comunicação sem mediação;
  • C. técnicas especiais no design do curso e manutenção dos arranjos administrativos;
  • D. métodos especiais de comunicação e manutenção da organização administrativa;
  • E. técnicas especiais no design do curso e técnicas instrucionais especiais.

Uma grande instituição pública estava realizando um concurso que tinha prova prática para design instrucional. Na referida prova, era solicitado que os candidatos elaborassem um projeto de solução educacional em que as estratégias de aprendizagem e as atividades propostas estivessem embasadas nos princípios da Andragogia. Para obter nota máxima nessa questão, o candidato deveria propor estratégias de aprendizagem e atividades que tomassem por base os conceitos de:

  • A. indagação e aprendizagem significativa;
  • B. interação e codificação;
  • C. reflexão e estímulo-resposta;
  • D. construção do conhecimento e armazenamento;
  • E. motivação intrínseca e recompensa-punição.

Sobre a tendência renovada não diretiva, é INCORRETO afirmar que

  • A. o papel da escola está centralizado no indivíduo.
  • B. o pioneiro da pedagogia não diretiva foi Carl Rogers.
  • C. não existe nenhum tipo de intervenção do professor.
  • D. os conteúdos devem ser transmitidos aos alunos de acordo com as realidades sociais.

As concepções educacionais devem guardar relação com opções de práticas pedagógicas. No caso da Educação a Distância, por exemplo, o Conectivismo pode ser considerado como uma teoria pedagógica fundamental. Se um profissional de Design Instrucional estivesse trabalhando na Universidade Corporativa de uma importante empresa e lhe fosse solicitado um projeto para a educação a distância, para ser coerente com a teoria Conectivista, ele poderia sugerir práticas pedagógicas alinhadas aos seguintes princípios:

  • A. escola e professor como agentes do processo de ensino-aprendizagem / o professor ensina e o aluno aprende;
  • B. ensino organizado e previamente estruturado / o aluno aprende e o professor auxilia o aprendizado;
  • C. professor como interveniente e mediador do processo de aprendizagem do aluno / ênfase no talento e aptidão;
  • D. aluno valorizado pela atenção, esforço e memória / aluno com herança genética;
  • E. a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos / promover conexões contribui para a aprendizagem contínua.

O conhecimento humano, dependendo das diferentes referências, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade, educação etc. Dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. O conjunto das pedagogias, segundo Libâneo, divide‐se em dois grupos: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Acerca das tendências pedagógicas, analise.

I. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

II. A pedagogia progressista tem‐se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico‐social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

III.A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências progressistas nas suas formas ora conservadora, ora renovada. E se dividem em quatro abordagens: a tradicional, a renovada progressivista, a renovada não diretiva e a tecnicista.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.

As teorias da aprendizagem estão relacionadas a visões filosóficas distintas da educação e da forma pela qual se vê e se percebe o ser humano, em sua psique, sua mente e em seu próprio ser. Paulo acaba de ser nomeado para o cargo de design instrucional e em seguida solicitaram-lhe um projeto de curso ancorado na teoria humanista. Para estar adequado, o projeto de Paulo deve:

  • A. enfatizar comportamentos observáveis e priorizar estímulo, condicionamento em reforço positivo;
  • B. enfatizar as pessoas, priorizar o aprender a aprender, o crescimento pessoal e a consciência crítica;
  • C. enfatizar a cognição e priorizar o modelo mental, a aprendizagem significativa e o construto pessoal;
  • D. enfatizar comportamentos observáveis e priorizar signo, aprendizagem significativa e esquema de assimilação;
  • E. enfatizar a cognição e priorizar a construção do conhecimento, a autonomia e a liberdade para aprender.
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